fbpx
Softwares

Automação para supermercado: passo a passo para sua loja

Escrito por Gabriel Junqueira | 22/06/2022
  • 8291 visualizações
  • 1394 compartilhamentos
Tempo de leitura: 4 minutos

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, as empresas estão ganhando destaque pela qualidade dos processos internos apresentados. Para supermercadistas a melhor forma de melhorar e otimizar os processos da loja é por meio de automação para supermercado.

Automação para supermercado passo a passo para sua loja

Antigamente algumas atividades eram realizadas manualmente e demandavam esforços contínuos dos envolvidos, hoje em dia essas mesmas tarefas são feitas rapidamente e de forma mais eficiente, com a ajuda de ferramentas automatizadas.

Atualmente contando com um sistema de gestão, o supermercadista consegue integrar seus processos, aumentando a produtividade da sua equipe e melhorando o resultado da empresa.

Um processo de automação para supermercado deve ser planejado e executado com atenção pelo supermercadista, seguindo esse passo a passo, será possível estabelecer essa automação de forma segura em seu negócio.

Vamos ao passo a passo da automação para supermercado:

1. Tomar a decisão

O primeiro passo para implantar um processo de automação para supermercado é entender que existe a possibilidade de melhorar uma operação da loja. A melhoria da produtividade é um resultado natural dessa automação e os benefícios são significativos para o supermercadista.

Realmente tomar a decisão de implementar um software de gestão e automatizar sua loja é o primeiro passo.

Implantar uma automação para supermercado, não envolve apenas o custo de contratação, que inclusive diminuiu bastante nos últimos anos. Envolve principalmente os custos de tempo da sua equipe e diretamente do proprietário. É preciso envolvimento para o processo ocorrer de maneira rápida e eficiente.

2. Entender o que sua loja precisa

Após constatada a necessidade do seu supermercado por melhoria operacional, é preciso entender sobre essa demanda.

Qual sua necessidade? O que você está buscando e qual é a prioridade? Sua prioridade é resolver qual problema da sua loja? Qual seu maior problema?

As respostas dessas perguntas serão a base para você começar a procurar os softwares e equipamentos para atender seu negócio. No mercado existem vários sistemas disponíveis, a escolha deve ser essencialmente baseada na solução do problema da sua empresa.

Para supermercados é indispensável que o erp, por exemplo, ofereça a opção de integrar ferramentas, como existem vários sistemas responsáveis por setores diversos, é preciso que todos sejam integrados por meio de um sistema de gestão, para que as informações estejam sempre corretas e atualizadas.

Quer saber como escolher o melhor sistema de gestão para seu supermercado? Veja esse artigo.

Você deve procurar um sistema que facilite o seu dia a dia, portanto entender o que sua loja precisa, é o segundo passo para buscar uma automação para supermercado.

3. Comparar fornecedores e suas ofertas

No momento de escolher a empresa que será responsável por fornecer o software para sua loja é fundamental que você pesquise bem. A dica principal é: escolha uma empresa que tenha conhecimento das regras de negócios do segmento supermercadista.

Isso será importante para todos os momentos da relação entre sua loja e empresa fornecedora de software, durante o atendimento (suporte), é necessário que a empresa conte com profissionais capacitados para solucionar as dúvidas da sua operação.

Vale a pena pedir indicações de outros supermercadistas, pesquisar em associações e olhar as premiações que a empresa recebe do mercado. Você não pode deixar que todas as informações da sua loja, estejam na mão de uma empresa que não seja competente e tenha seriedade com o serviço oferecido.

4. Avaliar os equipamentos do PDV que você vai precisar

No momento de buscar uma automação para supermercado é necessário que você pense no PDV, esse local é um dos mais importantes para o supermercadista e exige atenção especial. Por contar com uma legislação específica dos equipamentos e sistemas é indicado que você procure uma empresa que esteja acostumada a entregar soluções para esse setor.

A automação comercial é caracterizada tanto pelo software quanto pelo hardware. Na parte de equipamentos você deve avaliar as necessidades do seu ponto de venda e definir quais ferramentas vão atender as necessidades da sua loja.

Veja esse artigo sobre equipamentos do ponto de venda.

Por exemplo, se seu fluxo de venda é grande e todos os produtos da sua loja têm código de barras, adquirir um scanner será uma boa escolha. Outro equipamento fundamental para o dia a dia do supermercadista é a balança, que é usado no setor de açougue, hortifrúti e padaria, portanto o software precisa ter essa funcionalidade.

5. Contratar produtos e serviços

Depois de analisar as ofertas e escolher o software e equipamentos para sua operação e que vão ajudar com os problemas do seu supermercado, é hora de negociar a implantação e começar o planejamento para esse processo.

6. Preparar para implantação

Realizar o planejamento da implantação será fundamental para você acompanhar e garantir que tudo saia como pensado.

Normalmente, a implantação do software demanda mais atenção, pois se trata de treinamento da equipe e utilização em processos mais complexos, enquanto o equipamento, depois de instalado o funcionamento é mais tranquilo.

O supermercadista precisa acompanhar de perto todo esse processo, de forma que o envolvimento seja ativo, afinal ele estará à frente de toda a operação.

7. Usufruir os benefícios da automação para supermercados

Missão cumprida! Agora é colher os benefícios da automação para supermercado. Utilizando um software de gestão e outros sistemas na sua loja você conseguirá mais qualidade nos processos que fazem parte do dia a dia. O resultado disso é uma melhoria no serviço oferecido e consequentemente o aumento da lucratividade do seu negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Entenda a importância de um ERP para empresas do varejo nesse artigo.

Agora queremos saber sua opinião, deixe nos comentários sua experiência.

Publicidade