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Gestão

7 passos para lidar com o cliente insatisfeito

7 passos para lidar com o cliente insatisfeito

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Os clientes podem ser rudes por uma variedade de razões, alguns por motivos plenamente justificáveis e outros não. Mas podemos concordar que se você está em um negócio, lidando com todos os tipos de pessoas, você deve estar disposto a enfrentar – de maneira cordial – todos os tipos de problemas que aparecer, isso inclui lidar com um cliente insatisfeito. Como você reage a diferentes tipos de situações pode fazer a diferença entre um cliente satisfeito com o problema que você conseguiu resolver e aquele outro que disse que nunca mais voltará no seu negócio novamente. A menos que você tenha a alternativa de oferecer um produto ou serviço de alta qualidade em que não exista possibilidade (ou exista pouca) de seu cliente ficar insatisfeito, você sempre terá que lidar com esse tipo de situa...
5 coisas que você não sabia sobre o papel do cupom fiscal

5 coisas que você não sabia sobre o papel do cupom fiscal

Gestão, Softwares, Sustentabilidade, Varejo
Um hábito comum entre os brasileiros é guardar o papel do cupom fiscal, a famosa “notinha”.  Porém, esse papel, que inicialmente parece ser inofensivo, possui algumas características que o diferenciam de um papel normal.  Papel térmico O papel do cupom fiscal não é como o papel normal, aquele que você usa para escrever ou imprimir algo. O cupom fiscal utiliza o papel térmico, um papel que não precisa de tinta.  O papel térmico possui um revestimento que muda de cor para preto quando exposto ao calor. Nenhuma fita de tinta, toner ou cartucho de tinta é necessário para registrar informações no papel térmico.  Mas você sabe qual componente é esse? BPA O componente utilizado para que esse processo aconteça é o BPA (Bisfenol A). É um componente extremamente tóxico para a saúde ...
Papel térmico, tudo o que você precisa saber 

Papel térmico, tudo o que você precisa saber 

Gestão, Tecnologia, Varejo
O papel térmico está presente no dia a dia de quase toda a população mundial. Papel térmico é o papel utilizado na impressão dos comprovantes de compras e pagamentos. Ele foi desenvolvido há mais de 40 anos nos Estados Unidos e no Japão. Os benefícios eram o menor custo na produção e o maior detalhamento das compras, como a hora e a data. No Brasil, o papel térmico só se popularizou na década de 80. Os cupons fiscais utilizados atualmente não utilizam tinta na impressão. O processo de composição desse papel é bem simples. Basicamente, o papel é revestido por uma substância química que muda de cor quando exposta ao calor. A substância mais utilizada no desenvolvimento do papel térmico é o bisfenol A (BPA), por ser o mais barato do mercado. Parece algo comum e inofensivo. O gran...
8 rotinas para evitar as perdas de estoque

8 rotinas para evitar as perdas de estoque

Estoque, Gestão, Varejo
O principal objetivo de qualquer varejista é vender os itens que estão em suas gôndolas, sendo assim, as perdas de estoque são prejudiciais ao resultado que é esperado de uma loja, por serem elas as responsáveis pelos desperdícios de produtos que deveriam ser vendidos. Você sabe o que são as perdas? Criamos um artigo explicando com detalhes o que são e cada tipo desse problema que, infelizmente, afeta os estabelecimentos do varejo. As perdas podem acontecer em diversos momentos da operação da loja, desde o momento do recebimento de mercadoria, até o instante que ela passa pelo PDV. Por isso a prevenção é a melhor forma de evitar que aconteça e que prejudique os resultados da empresa. Apresentaremos aqui algumas rotinas que devem ser implantadas pelo setor de prevenção, para evitar as ...
Inventário rotativo de estoque em supermercados. Como e por que fazer?

Inventário rotativo de estoque em supermercados. Como e por que fazer?

Estoque, Gestão, Softwares, Tecnologia, Varejo
O controle de estoque é a chave para o sucesso de todo varejo, principalmente supermercados, que devido ao alto giro e a grande quantidade de mercadorias em seu MIX precisam manter atualizado e correto o controle dos produtos em estoque e nas gôndolas. Um dos processos básicos que garante o controle é o inventário rotativo. Para um bom controle de estoque é necessário que aconteça, regularmente, um inventário do estoque em sua loja. Alguns varejos fazem esse inventário uma vez por ano e outros a cada três meses. Mas afinal o que é inventário de estoque? Inventário de estoque pode ser resumido como a contagem, identificação e classificação de todos os produtos que sua loja possui. Normalmente, também é chamado de balanço do estoque. A partir do inventário é possível encontrar e ana...
Entesouramento e as consequências para o varejo

Entesouramento e as consequências para o varejo

Gestão, Gestão Financeira, InfoVarejo, Softwares, Tecnologia, Varejo
Sabe aquela tradição de guardar moedas em cofrinho? Muitas famílias guardam moedas durante o ano inteiro e no final do ano trocam esse dinheiro. Às vezes visando fazer uma viagem em família ou comprar os presentes de Natal. Essa prática, também conhecida como entesouramento, parece não gerar prejuízo a ninguém, não é mesmo? As moedas menores, de 5 e 10 centavos, muitas vezes, são esquecidas no fundo da bolsa. Isso quando não são jogadas nos armários ou em algum potinho na cozinha, afinal, “Por que andar carregando esse peso?”. O que não pensamos é que essas duas atitudes, que parecem tão ingênuas, podem trazer consequências em larga escala para o comércio, afetando diretamente a economia nacional. Ou seja, essa prática, de guardar moedas, tem nome e tem sido um problema em vários países...
Confronto entre pedido de compra e NFe (XML). O que é e como usar?

Confronto entre pedido de compra e NFe (XML). O que é e como usar?

Compras, Gestão, Varejo
Está com problemas no processo de recebimento de produtos em sua loja? Chega uma entrega e é aquela correria para encontrar a nota e colocar no sistema? Não sente segurança nas quantidades recebidas? E os preços? Tem certeza que o fornecedor enviou na nota o preço acordado? Já percebeu que qualquer erro pode transformar esse processo em uma grande dor de cabeça? Veja como o confronto entre pedido de compra e NFe ajuda sua loja. O confronto entre pedido de compra e NFe existe para que esses problemas não aconteçam. Realizar uma comparação entre o que foi pedido e o que está sendo entregue, por meio desse arquivo, agilizará, e muito, o processo de recebimento de mercadoria e de entrada de nota. O que é o confronto entre pedido de compra e NFe? Quando um fornecedor emite uma NF-e contr...
Reposição de estoque, qual a importância da velocidade dessa operação?

Reposição de estoque, qual a importância da velocidade dessa operação?

Estoque, Gestão, Varejo
No varejo, uma das principais sabedorias compartilhadas é que se o produto não está disponível, ele não será vendido. Por essa frase podemos perceber a influência e a importância da reposição de estoque para manter as prateleiras sempre abastecidas. Reposição de estoque: gerando receita para o negócio Muitos varejistas entendem o estoque como sinônimo de gastos e perda de tempo para os processos realmente importantes para a empresa, esse entendimento está completamente errado. Na verdade, o estoque faz parte do processo de venda de um produto, então se controlado e bem gerenciado, o estoque pode auxiliar a empresa a gerar receitas e a cortar custos desnecessários. Podemos usar como exemplo o controle de perdas. Evitar esses problemas é o caminho mais fácil para o gestor melhorar os ...
Como realizar o processo de devolução de venda na sua loja?

Como realizar o processo de devolução de venda na sua loja?

Gestão, Varejo, Vendas
Durante o funcionamento da loja, um processo de devolução de venda de mercadorias é comum, por isso o varejista precisa treinar sua equipe para realizar essa atividade de forma correta e eficiente, evitando problemas fiscais e problemas nos processos internos da loja, como o controle de estoque e a gestão financeira. Como é realizada a devolução de venda na loja? Normalmente, quando o cliente chega ao supermercado com a intenção de devolver um produto comprado, ele é direcionado ao balcão de apoio, onde normalmente fica o guarda-volume da loja. Neste local são realizados todos os procedimentos necessários, como a apresentação do produto, a conferência do estado do produto que será devolvido, o preenchimento dos dados completos do cliente e o fornecimento de uma nota (contra vale), ou ...
O que é a manifestação do destinatário de uma NF-e?

O que é a manifestação do destinatário de uma NF-e?

Gestão, Legislação, NF-e, Varejo
A manifestação é um procedimento que visa trazer maior segurança às operações mercantis, já que ela valida fiscalmente a transação, evitando o uso indevido do CNPJ e IE (Inscrição Estadual) do destinatário, aquele a quem a nota está destinada, ou seja, o cliente. O processo é composto por 4 eventos, que informam ao fisco que o destinatário da NF-e confirma ou não as informações prestadas pelo emissor da NF-e, ou seja, o fornecedor: Ciência da Emissão; Confirmação da Operação; Registro de Operação não Realizada; Desconhecimento da Operação. 1. O evento Ciência da Emissão A "Ciência da Emissão" tem o objetivo de solicitar a obtenção do arquivo XML referente a uma NF-e. Somente após o registro desse evento é que o destinatário da NF-e pode efetuar o download do XML. Es...