Toda loja tem capacidade ociosa. Esse fato é de conhecimento de todos supermercadistas, que sabem que no dia a dia da loja, infelizmente, não existe demanda de vendas em todos os horários de funcionamento.
A operação do supermercado não é barata, manter uma loja em funcionamento gera custos e constantes investimentos.
Descubra:
A demanda dos clientes não acontece de uma forma simétrica, ou seja, as suas vendas não acontecem de uma forma bem distribuída durante todo o dia. Há picos de rotatividade dos clientes em qualquer supermercado.
Normalmente, a população economicamente ativa trabalha durante a maior parte do dia útil, isso reflete em uma baixa no movimento das compras em determinados horários e um pico de vendas em outros horários – geralmente no horário que antecede do almoço e no início da noite, no turno da manhã este pico é por volta de 10h/11h.
Porém, diferente da rotatividade dos clientes, a operação da sua loja não para. Por exemplo, não tem como contratar operadores de caixa apenas para o início da noite, pois o pico da noite costuma ser mais significativo.
Portanto, controlar essa capacidade ociosa da loja é um desafio diário de todos os varejistas. Mas mostraremos que também pode ser uma oportunidade, confira abaixo.
A capacidade ociosa no varejo pode ser definida como a diferença entre a capacidade máxima de produção e o volume final efetivamente produzido. Produção no varejo é venda realizada.
Ou seja, no varejo a ociosidade acontece em momentos em que não há fluxo relevante de clientes na loja.
Por exemplo, em um supermercado a capacidade ociosa pode ser vista como a inércia de um operador de caixa ou um atendente. Ou até mesmo, como o consumo de energia dos corredores vazios pela falta de cliente.
A principal forma de acabar a ociosidade da sua loja é investir em multiformatos de venda, gerando vendas em momentos que a rotatividade de clientes for baixa no seu supermercado.
As vendas on-line (e-commerce) ajudam a reduzir com a capacidade ociosa no seu negócio.
Ao possuir um sistema de vendas on-line você conseguirá dimensionar a produção da sua loja para atender as necessidades do e-commerce no momento em que as demandas da loja física estiverem baixas.
Dessa forma você conseguirá fazer com que seu supermercado venda e seja lucrativo em outros horários do dia.
O e-commerce aproveitará a estrutura da loja física e a ociosidade dos funcionários e equipamentos. Portanto, para o supermercadista que já opera uma loja, o investimento de se implementar um e-commerce é baixo. Aumentando a produtividade sobre a capacidade de produção do seu supermercado você estará aumentando a melhorando a eficiência dos seus processos.
Com a mesma despesa operacional, mas agora com mais vendas decorrentes do e-commerce, a capacidade ociosa da sua loja dará lugar ao aumento da produtividade, tornando sua operação mais eficiente, aumentando a lucratividade do seu negócio.
Para um supermercadista é sempre bom quando acontece um aumento nas vendas. Saiba como aumentar as vendas nesse artigo.
A capacidade ociosa natural à loja física do varejo é um desafio para todo supermercadista. Mas é também nela que reside uma grande oportunidade para aumentar suas vendas, conquistar novos clientes e melhorar seu resultado.
As experiências mostram que vendas on-line podem alavancar o aumento do faturamento de uma loja em até 30%. Isso sem um aumento relevante nas despesas, aproveitando parte da capacidade ociosidade da loja!
Para obter segurança durante a movimentação on-line é fundamental contar com um certificado digital.
Saiba tudo sobre certificado digital nesse material gratuito.
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