fbpx
Softwares

Controle de vendas com cartões: tecnologias disponíveis para ajudar o varejista

Escrito por Marcos Tadeu | 27/04/2022
  • 5505 visualizações
  • 1409 compartilhamentos
Tempo de leitura: 4 minutos

O controle de vendas com cartões é fundamental para que o varejista consiga administrar os valores que deve receber por essas transações.

Controle de vendas com cartões tecnologias disponíveis para ajudar o varejista

Hoje em dia, sabemos que algumas fraudes podem acontecer, dessa forma algumas tecnologias são essenciais para as empresas garantirem o sucesso em toda a operação de venda.

Por que fazer o controle de vendas com cartões?

Há muito tempo, o pagamento em cartão se tornou uma realidade no varejo, os consumidores adotaram esse meio justamente por sua segurança, praticidade e múltiplas opções, como parcelamentos.

Para os varejistas, receber esse tipo de pagamento, além de ser importante para acompanhar o movimento dos clientes, é uma oportunidade, pois há uma série de benefícios derivados desse processo. Podemos usar o exemplo da segurança que é contar com menos dinheiro em caixa, evitando prejuízos em casos de roubo ou furto.

Entretanto, enquanto o recebimento de cartões trouxe benefícios, trouxe também algumas atividades que devem ser executadas para nada sair do caminho normal, ou seja, a venda realizada e o valor chegando à conta da empresa.

O controle de vendas com cartões é o principal desafio para o varejista, pois é sempre necessário melhorar algum processo. Porém, não dá para fazer esse controle na mão, com planilhas ou cadernos, é preciso de uma ajuda da tecnologia.

Vamos apresentar quais ferramentas você pode usar para conseguir essa gestão e garantir que receba tudo que vende no caixa da sua loja.

Qual tecnologia usar para fazer o controle de vendas com cartões?

Sistema de gestão:

Essa ferramenta é importante para auxiliar em todo o departamento financeiro da sua loja. Por meio desse software é possível realizar um controle financeiro das transações da sua loja, inclusive as vendas realizadas por meio de cartões.

O sistema de gestão permite a automatização do processo de vendas, possibilitando que o PDV da sua empresa consiga processar dados e realizar as integrações, com outras ferramentas como TEF e Conciliador.

Por ser uma ferramenta centralizadora de informações, o software de gestão é importante para a transmissão de dados das vendas para que o varejista consiga realizar o controle de vendas com cartões. Dessa forma, contar com um software de gestão que tenha a funcionalidade de transmitir dados é um diferencial.

TEF:

Os dois tipos de equipamentos mais utilizados para receber vendas em cartão são o POS (maquininha) e o TEF (Transferência Eletrônica de Fundos). A segurança que a segunda opção oferece deve ser evidenciada, muitas fraudes podem ser evitadas pelo uso do equipamento que integra ao PDV.

O TEF é um sistema que faz a integração entre as vendas de cartões e a automação comercial do PDV da sua empresa. Ele também é responsável por realizar a comunicação entre o estabelecimento comercial e a operadora de cartão.

Basicamente o TEF é a ferramenta que possibilita que você tenha uma máquina de cartão ligada ao seu programa de vendas do PDV. Ou seja, isso significa que o valor do cartão de crédito será inserido pelo software do PDV – não há digitação da operadora de caixa.

Conciliador de cartão:

O conciliador de cartões é a tecnologia específica para realizar o controle de vendas com cartões. Esse software é responsável confrontar todas as vendas realizadas e recebidas, analisar as taxas cobradas pela adquirente e validar as operações.

Veja os 3 motivos para conciliar suas vendas de cartão.

Esse sistema funciona em conjunto com o software de gestão, utilizando os dados recebidos para confrontar as informações repassadas pela adquirente. Contar com essa ferramenta faz com que o controle seja mais rápido, eficaz, seguro e mais barato, pois por ser uma ferramenta automatizada, realiza a conferência automaticamente, encontrando os erros.

Em sua empresa, as vendas em cartão são conciliadas manualmente? O InfoVarejo preparou uma planilha para você simular quais são os reais custos dessa operação em sua empresa!

Controle de vendas com cartões: tecnologias disponíveis para ajudar o varejista

Tecnologias são a solução para o controle de vendas com cartões

Na hora de realizar esse tipo de controle é importante que você pense no resultado da ação, ou seja, encontrar os erros que estão prejudicando o faturamento da sua empresa. Sendo assim é importante que você procure ferramentas que apresentam três características essenciais:

  • Independência: a ferramenta precisa funcionar sem nenhum vínculo à empresa ou ao processo de recebimento de cartões, afinal, se o objetivo é descobrir erros não adianta colocar responsáveis pelos erros para encontrá-los.
  • Automática: nenhuma manipulação pode ser permitida no controle de vendas em cartões, uma ferramenta automática garante que os dados serão transmitidos automaticamente sem a possibilidade de uma alteração.
  • Conferência diária: a última característica que deve aparecer em uma ferramenta que faça o controle de vendas com cartões é a periodicidade. Não adianta realizar a conferência apenas no final do mês, é preciso fazê-la diariamente.

Usando as tecnologias corretas você conseguirá implantar um processo seguro de recebimento de vendas em cartões. Realizando esse controle de forma independente, automática e diariamente será possível ficar tranquilo quanto ao recebimento de todas as transações que acontecem no seu negócio.

Gostou desse artigo? Compartilhe com os responsáveis pelo setor financeiro da sua empresa e não sofra com prejuízos.