Conciliação de cartões é o processo fundamental de conferência das vendas realizadas por esse meio de pagamento. Controle e segurança, esses são as principais características de uma ferramenta responsável por realizar, automaticamente essa atividade.
Algumas características são importantes para que um sistema de conciliação de cartões funcione de forma eficiente e consiga evitar fraudes, pagamento indevido de taxas e não recebimento de vendas. Você sabe quais são essas características?
Descubra:
Para que um sistema de conciliação de cartões consiga alcançar seu objetivo com eficiência ele precisa de uma integração com o software de gestão da empresa. Essa integração permite a troca de informações automaticamente, garantindo a veracidade dos dados e assegurando a certeza dos resultados.
Tudo que é vendido no ponto de venda, por meio do software de gestão, precisa passar para o sistema de conciliação. Como hoje em dia é possível encontrar vários softwares de gestão diferentes, um bom conciliador conta com uma maneira simples e rápida de integração
Hoje em dia existem 3 meios de captura de vendas de cartão: POS, TEF e web. O sistema de conciliação de cartão precisa ser compatível com os 3. Muitos estabelecimentos são compostos por 2 ou 3 meios diferentes, por isso o conciliador não pode realizar a conferência exclusiva de apenas um meio de captura.
Além disso, para os casos das lojas que utilizam o POS, o conciliador de cartões precisa ter a funcionalidade de conseguir completar os arquivos que chegam do software de gestão, realizando a conferência com exatidão.
A usabilidade é outra característica importante dessa ferramenta. Para avaliar basta questionar: como o sistema se apresenta para o usuário?
Com toda tecnologia disponível atualmente é preciso que esse sistema se apresente de 3 maneiras diferentes:
Aplicativo: um app para que o usuário consiga acessar as informações, conferências, relatórios e resultados. Esse formato é importante para aumentar a relação entre usuário e a ferramenta.
Portal: uma página na web reservada aos usuários, com as mesmas informações presentes no app, porém para usuários que não querem/podem contar com a tecnologia de um dispositivo instalado, ou que não podem acessar no momento.
E-mail: além desses formatos, é importante o sistema contar com uma ferramenta capaz de enviar e-mails automáticos aos usuários com as informações principais. Essa é funcionalidade é essencial para gestores de grandes empresas.
Quer entender como funciona uma venda em cartão. Veja este artigo.
Um bom sistema para conciliação de cartões deve contar com um servidor em nuvem, isso que dizer, para a utilização não é necessário a instalação de um servidor local. Essa vantagem é importante para agilizar o processo, evitar erros e permitir que toda a conferência seja realizada rapidamente.
Sistemas que envolvem muitos processos manuais e burocráticos são mais propensos a erros. Quanto mais simples for o processo de conferência, melhores serão os resultados. O sistema para conciliação de cartões deve simplificar a vida do varejista e automatizar o processo de controle das vendas, se ele criar complicações irá fazer com que seu uso seja reduzido, o que não faz sentido.
Normalmente uma empresa trabalha com várias adquirentes, o que nem sempre é o mais recomendado, porém é o mais usado. Independente disso, o conciliador de cartões precisa estar preparado para atender o maior número de adquirentes possível. Inclusive as adquirentes regionais merecem atenção por parte dessa ferramenta, que precisa conseguir se adaptar ao local onde a empresa está.
Por ser um sistema que verifica as vendas em cartões, você não pode contar com um sistema que esteja vinculado a alguma adquirente, é preciso que o sistema para conciliação de cartões seja imparcial e independente.
Além do sistema de conciliação de cartões, existem outras tecnologias que são importantes para o controle de vendas. Confira nesse post.
Um sistema de conciliação de cartões é importante para a gestão da empresa, tanto para garantir que o acordado será cumprindo, quanto para assegurar que você receba todas suas vendas, mas, além disso, essa ferramenta também ajuda o varejista em outros processos.
Um bom sistema oferece alguns serviços diferenciados ao varejista. Entre os mais importantes destacam-se as opções de conseguir negociar melhores taxas, oferecer consultoria explicativa sobre os seus pagamentos ou cobranças e ainda disponibilizar um serviço de suporte, para tirar todas suas dúvidas e auxiliar no controle financeiro do seu negócio.
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