Quando falamos em atração de clientes para o varejo, sabemos que são necessárias, em média, oito compras para que um cliente seja considerado “regular” em uma empresa. Porém, ao contrário do que parece, a retenção de clientes envolve muito mais do que apenas a volta do consumidor à loja.
Por isso, é importante que o varejista esteja constantemente pensando em ações para otimizar a experiência do cliente e ouvir suas necessidades para, assim, conquistar clientes fiéis por toda a vida.
Outro dado interessante sobre a atração e retenção de varejo, demonstra que, atrair um novo cliente custa cinco vezes mais do que manter um existente e, dependendo do setor em que você está, promover ações de marketing para um novo cliente pode custar cinco vezes mais do que apenas manter um existente.
No entanto, aumentar as taxas de retenção de clientes em apenas 5% pode aumentar seus lucros em 25% a 95%.
Assim, ao fidelizar clientes você obtém 4 benefícios:
Mas, afinal, quais são as estratégias para atrair clientes?
Descubra:
Devido ao crescimento do comércio eletrônico, as linhas entre as lojas físicas e digitais se tornaram confusas. As opções aumentaram para os clientes e, mesmo que comprem um produto na loja, primeiro eles verificam seus recursos e preços online. Quase 90% dos clientes começam suas pesquisas de produtos online.
Isso significa muito trabalho para um varejista como você, já que não é mais suficiente apenas oferecer produtos de qualidade, você também precisa de uma forte presença online para atrair clientes.
Uma estratégia de marketing digital de varejo bem planejada ajudará você a comercializar seus produtos online e se conectar com mais clientes, o que também vai melhorar a visibilidade da sua empresa, mesmo se você já tiver uma loja de comércio eletrônico. Você poderá oferecer uma experiência de compra omnichannel, por exemplo, o que ajudará a aumentar o envolvimento do cliente e a fidelidade à marca.
Ter uma presença no varejo online é essencial.
Atualmente, muito mais pessoas dependem da Internet para obter informações do que há algumas décadas, o que tornou comum a expressão: “As pessoas não estão mais online. Elas vivem online.”
Porém, mesmo que a internet tenha dominado a comunicação em todo o mundo, isso não significa que a publicidade tradicional não será mais adequada. Anúncios em mídias como rádios e jornais locais podem alcançar clientes mais próximos ao seu negócio.
Assim como os itens grátis, promoções e sorteios também funcionam bem. Eles são outra forma atraente de chamar a atenção do consumidor.
As pessoas costumam ver descontos e ofertas como uma oportunidade de economizar dinheiro e desfrutar de um produto ou serviço. Com ótimos programas de fidelidade, você também pode reter clientes!
Descontos e vendas afetam as pessoas a comprar mais produtos ou serviços do que o planejado inicialmente. Eles adoram aproveitar a oportunidade porque os mesmos produtos podem não ser tão baratos amanhã.
Os programas de fidelidade permitem que os clientes construam fidelidade à sua marca e não apenas a promoção mais recente. E com um programa de fidelidade você consegue clientes fiéis.
Hoje, os consumidores querem que o varejo seja mais que um ambiente de compra e venda, mas também um lugar de soluções.
Peguemos como exemplo a pandemia, onde as pessoas evitam sair de casa e fazer compras em vários lugares, dando preferência para apenas um local que atenda todas as necessidades.
Assim, uma solução para a fidelização desse consumidor seria oferecer o saque no caixa do seu negócio, a solução Sled Saque. Ou seja, o seu PDV assume papel de caixa eletrônico e resolve um problema a mais do seu cliente, além de atrair novos consumidores. Outra grande vantagem da solução de saque no PDV é o diminuir os custos com sangrias de caixa e oferecer mais segurança para o varejista.
Quer saber mais sobre essa solução? Veja aqui!
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