Para tornar a operação do PDV rápida e eficiente, é fundamental contar com um bom sistema de Frente de Caixa. O PDV (Ponto de Venda) é um dos ambientes mais importantes para a sua loja.
Esse espaço pode e deve ser usado para impulsionar as vendas. Um erro grave do varejista é pensar que esse local serve apenas para o pagamento e embalagem das mercadorias.
Atenção, esse erro pode custar caro!
Veja alguns pontos importantes sobre o ponto de venda e um sistema frente de caixa:
Descubra:
Como já dito, o checkout, ou também conhecido como PDV, é um dos pontos de maior importância em um supermercado. Nesse espaço, você pode, por exemplo, divulgar produtos, dado que os clientes ficam algum tempo nessa área, esperando o atendimento.
É muito importante que esse espaço tenha um visual agradável ao cliente, que não seja poluído visualmente ou até mesmo que atrapalhe a circulação dos mesmos. O posicionamento e o espaço utilizado pelos produtos precisam ser analisados, de forma a atender as necessidades da sua empresa.
Outro ponto importante ao se analisar no PDV é a experiência do cliente. Essa experiência é fluida?
Uma das tendências atuais no mercado é o Frictionless Retail, Varejo sem Atrito. Mas o que isso significa?
É bem simples, são ações que visam eliminar as barreiras e os atritos da jornada de compra do cliente. A escolha do sistema Frente de Caixa é muito importante nessa busca, pois o PDV é onde os clientes ficam mais estressados.
Um sistema Frente de Caixa lento gera demora na fila e até desistência das compras pelos clientes.
Os furtos nessa área são comuns, aumentando, assim, o número das perdas da empresa. Por isso, é necessário que a equipe responsável por gerenciar o Frente de Caixa receba um treinamento diferenciado.
No varejo, muito se fala na experiência do cliente, que deve ser fluida e agradável. O checkout desempenha uma função de extrema importância nessa jornada, por ser a última etapa da compra.
O atendimento dos funcionários nesse local é algo que influencia na satisfação do cliente. Portanto, é preciso treiná-los para conseguirem criar a melhor experiência para o cliente.
Assim, o objetivo é que o cliente saia com a sensação de ter realizado uma boa compra e que volte ao estabelecimento.
Não adianta nada você investir nesse espaço para expor os produtos e não se preocupar com a operação do caixa.
Controlar os produtos vendidos, a forma de pagamentos e estabelecer um controle financeiro são características que tornam um sistema frente de caixa (ou software de PDV) essencial para esse local.
Como já dito, a experiência do cliente é um dos principais fatores para o sucesso de uma loja.
Assim, é importante que na hora de efetuar o pagamento das compras, ele não espere muito ou passe por situações desagradáveis. Um bom sistema de Frente de Caixa coopera para a satisfação do cliente.
Mas o que é um Frente de Caixa bom? Bem, um bom sistema de Frente de Caixa precisa ser simples e deve atender a legislação do estado, mas isso é o básico. Dessa forma, o que diferenciará um bom Frente de Caixa é uma operação rápida e que não trave, ou seja, robustez.
Esse sistema faz com que o processo seja ágil e aconteça de uma forma que não deixe o cliente insatisfeito. Afinal, esse deve ser um dos principais objetivos da sua empresa.
É importante que o seu sistema de Frente de Caixa esteja integrado com os outros sistemas da loja, como o ERP, o TEF, CRM, Cupom Verde, recarga de celular, etc.
Um software de gestão é importante para o seu frente de caixa, pois ele será a ligação entre todos os processos da sua empresa. O bônus, é que será mais rápida a operação de venda de um produto se o PDV estiver ligado ao sistema de controle de estoque e ao controle fiscal, por exemplo.
Para aumentar as vendas no seu ponto de venda é importante que todas as atividades estejam bem orientadas e definidas. Processos automatizados, como um sistema frente de caixa, agilizam o funcionamento e influenciam na criação de um ambiente favorável para o consumidor comprar mais na loja.
Bem, o objetivo de todo varejista é aumentar as vendas e, além disso, fidelizar a clientela. Atualmente, existem muitas formas de se chegar a esse objetivo.
O Frente de Caixa é uma parte muito importante e uma das principais na busca desses dois objetivos.
Por isso, não deixe de dar a devida atenção a essa parte. Pesquise bem um sistema de PDV que melhor atenda a demanda da sua empresa e que forneça uma boa experiência para o operador de caixa e, consequentemente, para o cliente.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos varejistas.