fbpx

Gestão

Como reduzir os gastos com a conta de luz no varejo

Como reduzir os gastos com a conta de luz no varejo

Gestão, Gestão Financeira, InfoVarejo, Varejo
Já faz alguns anos que as despesas com a conta de luz se tornaram fortemente relevantes para o setor varejista. Em 2015, o aumento na conta de luz foi a segunda maior despesa operacional de algumas redes supermercadistas. Em especial as revisões tarifárias aprovadas em 2018 tornaram imprescindível que os empreendedores que atuam no varejo façam uma gestão ativa dos seus gastos com energia, sob pena de perder competitividade no mercado. Diante desse cenário, listamos nesse artigo algumas ações que podem reduzir significativamente suas despesas com a conta de luz. Esses procedimentos devem ser estudadas com atenção para garantir que não haja nenhum desperdício de recursos. Cada ação tem suas vantagens e desvantagens. Assim, vamos esclarecer suas peculiaridades para facilitar sua tomada ...
Aumento na conta de luz: entenda seu impacto nas despesas do varejista

Aumento na conta de luz: entenda seu impacto nas despesas do varejista

Gestão, Gestão Financeira, InfoVarejo, Varejo
Nos últimos meses, os consumidores de energia elétrica perceberam um considerável aumento na conta de luz. De fato, as revisões tarifárias ocorridas este ano resultaram em aumentos que devem impactar de forma expressiva as despesas. O alerta vermelho disparou, principalmente nas empresas em que o consumo de energia elétrica figura como uma despesa relevante perante a margem de lucro. Estas atuam em mercados competitivos, nos quais o preço tem grande influência na decisão dos consumidores, como o caso do setor varejista.   O valor do reajuste variou de uma distribuidora para outra, pois o processo de revisão considera características específicas de cada uma. Mas, em geral, o aumento na conta de luz foi expressivo. Alguns exemplos são os casos da Elektro (SP) que apresentou reajus...
Taxa dos cartões: tudo o que você precisa saber

Taxa dos cartões: tudo o que você precisa saber

Gestão, Gestão Financeira, Varejo
A taxa dos cartões de crédito assusta parte dos empresários varejistas. Você, por exemplo, já parou para avaliar o custo total de manter essa forma de pagamento em seu estabelecimento? Qual o impacto real da taxa dos cartões de crédito? A taxa dos cartões de crédito pode até parecer inofensiva, mas se calcularmos os custos e a incidência em produtos de baixa lucratividade, ela pode representar perdas consideráveis. Além da taxa e do custo do aluguel da máquina, você tem despesas adicionais de juros se precisar antecipar pagamentos. Se caso não o fizer, há uma diminuição do saldo disponível no seu caixa. O que as operadoras não informam, é que a taxa deve ser observada em relação a cada produto. Um item de alta lucratividade absorve melhor os custos, mas quando não é este o caso, o...
Aceitar cartão no seu empreendimento: 7 principais vantagens

Aceitar cartão no seu empreendimento: 7 principais vantagens

Gestão, Varejo, Vendas
É incontestável que as pessoas se sentem mais dispostas a gastar quando tem o poder da compra. E uma das principais formas de um estabelecimento incentivar esse poder, é aceitar cartão de crédito. Não está convencido do quanto isso traz benefícios à sua empresa? Então acompanhe esse post! Conheça as 7 vantagens em aceitar cartão de crédito no seu estabelecimento: 1. Maior segurança para o cliente Segurança é fundamental em qualquer transação comercial. E o uso dos cartões proporciona isso de forma satisfatória. Não apenas pelo fato de que para a realização da venda seja necessário o uso de uma senha. O que a princípio apenas o dono do cartão saberá. Também se mostra seguro devido à tecnologia disponível com o uso de cartões. Hoje, quando um pagamento é realizado com cartão, em ins...
Como vender fiado no varejo com segurança?

Como vender fiado no varejo com segurança?

Gestão, Varejo, Vendas
Vender fiado ainda é a realidade de muitos estabelecimentos do varejo, principalmente supermercados de bairros e de cidades pequenas. Entretanto, oferecer essa opção de venda é assumir um risco, de forma que muitos varejistas se perguntam: como vender fiado corretamente no varejo? Antes de esclarecermos como o varejista deve vender fiado, é preciso entender sobre esse tipo de venda. Vender fiado é bom? Em tempos onde as grandes redes de supermercados chegam em todos os locais, essa alternativa se transforma em um diferencial para os pequenos negócios, que devido à proximidade com o cliente conseguem vender dessa forma. Podemos dizer que o fiado está na cultura brasileira e, apesar da aparição de novas formas de pagamento, ainda é uma prática muito buscada por clientes. Dessa forma,...
Aprendizados do segundo Congresso Infovarejo

Aprendizados do segundo Congresso Infovarejo

Congresso InfoVarejo, Eventos, Gestão, Varejo
O segundo Congresso Infovarejo foi um sucesso. Ao final do evento, saímos com a convicção de que os participantes, tanto congressistas, quanto patrocinadores e organizadores, conseguiram extrair importantes conhecimentos sobre o cenário do varejo e encontraram práticas que podem mudar alguma rotina operacional ou gerencial de seus negócios.   3 principais aprendizados do segundo Congresso Infovarejo Se você não conseguiu ir ao segundo Congresso InfoVarejo não precisa se preocupar, ano que vem o evento acontecerá novamente. Dessa edição retiramos os três aprendizados que consideramos mais importantes e vamos fazer uma síntese do que foi apresentado. 1. Importância do Ponto de Venda Aqui no InfoVarejo, constantemente batemos na tecla da importância do PDV para a operação do v...
Cartão de Crédito: você sabe por onde anda as informações do cartão?

Cartão de Crédito: você sabe por onde anda as informações do cartão?

Gestão, Gestão Financeira, Softwares, Tecnologia, Varejo
Você já parou para pensar na velocidade que é realizada uma venda em cartão de crédito? Você sabe a quantidade de empresas envolvidas nessa operação? Quais tecnologias envolvidas? Até onde vai a responsabilidade das “bandeiras”? E dos bancos? Qual a função das adquirentes e subadquirentes? Como tudo isso “conversa” e responde o ponto de venda em poucos segundos? Esses são alguns questionamentos recorrentes de grande parte de gestores do varejo. Normalmente, os varejistas têm dificuldade de entender como funciona uma venda em cartão de crédito. Saber como funciona o fluxo de uma venda em cartão ou então como é direcionada e dividida a taxa do cartão cobrada do estabelecimento é sempre um desafio para o gestor de um negócio. Neste artigo explicaremos como funciona a venda com cartão de ...
Feedback às avessas: saiba o que sua equipe pensa de você

Feedback às avessas: saiba o que sua equipe pensa de você

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Chame os colaboradores para uma conversa franca, mas esteja preparado para o que vai ouvir. Nesse artigo você vai entender a importância do feedback às avessas nas empresas. Quantas vezes você parou para ouvir o que os funcionários de sua equipe têm a dizer sobre o seu jeito de liderar? Se a resposta for poucas vezes ou nenhuma, está na hora de rever seus conceitos e abrir seus ouvidos. Um estudo realizado por professores americanos e belgas – publicado recentemente no jornal acadêmico Journal of Organizational Behavior – aponta que o simples ato de pedir a opinião sobre o seu trabalho pode render resultados positivos no desempenho da equipe e da empresa. Quando os profissionais se sentem fazendo parte da equipe, a confiança aumenta e isso acaba gerando maior produtividade. Ou seja, to...
Vale a pena criar uma área de prevenção de perdas na minha loja?

Vale a pena criar uma área de prevenção de perdas na minha loja?

Gestão, Varejo
As perdas que acontecem no dia a dia da operação do varejista podem representar mais de 2% do faturamento de uma loja. Como a margem no varejo é bem apertada, cada decimal é fundamental para conseguir fechar o mês no azul, por isso a prevenção de perdas é uma área que, cada vez mais, ganha mais destaque nos estabelecimentos. O investimento em prevenção de perdas deve fazer parte do dia a dia de todo gestor, pois é reduzindo esses desperdícios que será possível aumentar a lucratividade do negócio, aumentar as vendas e melhorar a produtividade da equipe. Por que criar uma área de prevenção de perdas em sua loja? Em uma pesquisa realizada pela ABRAS em 2016, ficou definido que mais de 60% das perdas em um supermercado acontece no setor de perecíveis. Portanto é preciso melhorar os proc...
Falta de produtos nos supermercados cai no primeiro semestre

Falta de produtos nos supermercados cai no primeiro semestre

Gestão, Varejo
Apesar das grandes variações ao longo dos primeiros meses do ano, a ruptura, indicador que mede a falta de produtos nos supermercados, fechou o primeiro semestre do ano com tendência de queda, de acordo com dados NeoGrid/Nielsen. O índice, que em janeiro foi de 11,68%, alcançou certa estabilidade nos meses de junho, julho e agosto, mantendo-se em cerca de 10%. As causas da queda do indicador de falta de produtos nos supermercados:  Robson Munhoz, vice-presidente de operações da NeoGrid, explica que a crise continua a influenciar os altos e baixos da ruptura em 2017. Segundo ele, a liberação do FGTS – que de certa forma aumentou o poder de compra da população e as vendas –, o alto índice de desemprego e a vagarosa recuperação da economia afetaram o comportamento do varejo e da indú...