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Vendas

Como o Marketing de Relacionamento pode aumentar suas vendas

Como o Marketing de Relacionamento pode aumentar suas vendas

Gestão, Varejo, Vendas
O marketing de relacionamento é uma estratégia destinada a promover a fidelidade, a interação e o envolvimento a longo prazo do cliente. Ele é projetado para desenvolver conexões fortes com os clientes, fornecendo-lhes informações adequadas às suas necessidades e interesses, além de promover uma comunicação mais aberta. Mas primeiro, o que é o marketing de relacionamento? O Marketing de Relacionamento são ações que as empresas usam para se aproximar mais de seu público, para fortalecer a fidelização e a retenção, saber das necessidades que cada grupo de cliente tem, suas expectativas e o que eles esperam desde o momento que compram o primeiro produto em um estabelecimento. Essa estratégia de marketing faz com que as empresas tornem-se mais parceiras de seus públicos, com que o clien...
3 passos para implantar uma gestão de clientes no varejo

3 passos para implantar uma gestão de clientes no varejo

Gestão, Varejo, Vendas
Você conhece as vantagens da gestão de clientes no varejo? Sabe como começar com esse processo em sua loja? Nesse artigo vamos falar um pouco, dessa forma de construir um relacionamento de sucesso com a pessoa que consome os produtos na sua empresa. Qual a relação entre gestão de clientes e o churn de consumidores? A retenção de clientes é um processo fundamental para qualquer negócio, de forma que essa é a principal forma de reduzir o churn de clientes. O termo é usado em grande parte do mercado para caracterizar a perda de clientes, ou seja, quando um consumidor que já tinha o hábito de comprar em sua loja, passa a realizar as compras em outra empresa. Você já parou para pensar na quantidade de venda que sua loja perde por não investir em uma tática para reduzir o churn de client...
Rebaixamento de preço: importância para seu supermercado

Rebaixamento de preço: importância para seu supermercado

Gestão, Varejo, Vendas
O processo de rebaixamento de preço consiste em reduzir o preço de venda do produto, a partir de um acordo com o fornecedor, no qual o supermercado terá um crédito por mercadoria vendida. Na prática, o fornecedor está reduzindo o preço de um produto que já foi comprado pelo supermercado. Para o supermercadista, essa atividade é importante para evitar perdas de produtos e para acompanhar o movimento do mercado, sendo uma estratégia para combater promoções de concorrentes. No dia a dia da operação de um supermercado acontecem duas situações em que se torna necessário realizar o rebaixamento de preço. Quais são as principais situações em que acontece o rebaixamento de preço? 1. Rebaixamento de preço de produtos com vencimento próximo Nessa situação, ao perceber que um lote de mercador...
Guia essencial para precificar seu produto ou serviço

Guia essencial para precificar seu produto ou serviço

Gestão, Vendas
Seus preços podem ter um efeito dramático nas vendas e nos lucros. Os preços certos precisam ser baixos o suficiente para serem competitivos e ainda assim altos o suficiente para proteger suas margens de lucro. Embora seus custos sejam um fator, é importante focar no valor do que você oferece e como ele se compara à concorrência. 1. Estratégia de preços Antes de definir uma estratégia de preços para o seu negócio é importante considerar suas restrições. Qual é seu objetivo de curto prazo, atrair clientes ou aumentar a rentabilidade das vendas? Qual é seu objetivo de médio/longo prazo, criar uma imagem de baixo preço ou de produtos premium? Quais são seus recursos financeiros e sua capacidade de caixa?  Quais os seus custos com determinado produto? A estratégia mais ...
Invista no marketing em tempos de crise

Invista no marketing em tempos de crise

Gestão, Varejo, Vendas
Em tempos de recessão, grandes empresas têm reduzido seu faturamento e, consequentemente, seu quadro de funcionários. Os desafios da crise têm sido ainda maiores para o pequeno varejo, pois o empreendedor tem suas vendas concentradas em um curto perímetro, normalmente o bairro onde o estabelecimento se encontra. Parece uma peculiaridade simples, mas a limitação geográfica impede, muitas vezes, o comerciante de aumentar o número de clientes recorrentes em sua loja. A melhor opção é investir no marketing para aumento do ticket médio de venda. Para vencer a crise é necessário investir na qualificação de seus clientes, substituindo o simples ato de compra por boas experiências de compra e consumo. Nesses períodos os consumidores tendem a ser mais comedidos, ou seja, compram apenas o estrit...
Atacarejo, a tendência para os próximos anos

Atacarejo, a tendência para os próximos anos

Gestão, Varejo, Vendas
No início da pandemia, com o aumento das compras online, maior receio em sair de casa para lugares com concentração de pessoas e a preferência por lojas perto de casa, a procura pelo atacarejo diminuiu.   Mas, com o passar do tempo, com mais pessoas vacinadas, a pressão inflacionária do país e, consequentemente, a perda do poder de compra dos brasileiros, potencializado pelo aumento do desemprego, a procura pelo atacarejo aumentou e a tendência é que cresça cada vez mais.  Em pesquisa realizada pelo Radar Scanntech em agosto desse ano, o atacarejo regional foi o que mais cresceu em São Paulo e nas regiões Sul e Norte do país, com avanço de 9% em relação a 2020. O que é o atacarejo? Basicamente, para o formato de atacarejo dar certo, você precisa aumentar o volume das vendas e r...
Como a pandemia da Covid-19 afetou sua padaria?

Como a pandemia da Covid-19 afetou sua padaria?

Gestão, Software ERP, Varejo, Vendas
A pandemia da Covid-19 fez com que o mercado varejista, inclusive as padarias, experienciasse o que muitos estudiosos da área chamam de 5 anos em 5 meses.  Praticamente do dia para a noite, o mundo teve que se habituar a uma nova realidade que, inicialmente pensamos que duraria 15 dias, mas que já dura quase 2 anos.  Com isso, algumas tendências de mercado agora são realidade e não o deixarão de ser em um futuro a médio prazo.  Saúde, higiene, praticidade, comodidade e custo-benefício são algumas das tendências que a pandemia do coronavírus e o consequente bloqueio deixará no mercado de panificação. Higiene é regra Não é novidade que a higiene está no topo da lista de preocupações dos clientes como resultado do coronavírus. Assim, as padarias devem garantir aos clientes q...
Onde estão os lucros e os prejuízos da sua padaria?

Onde estão os lucros e os prejuízos da sua padaria?

Gestão, Software ERP, Tecnologia, Varejo, Vendas
Sua padaria não dá o retorno que você espera? Você sente que por mais que sua venda aumente o seu lucro não segue o mesmo crescimento? Muitos panificadores, principalmente do pequeno varejo, tem essa sensação e não sabem como aumentar a margem de lucro do seu negócio.  Antes de qualquer coisa você precisa entender o que é lucro. Lucro é o que resta depois que você deduz as despesas gerais e administrativas da margem bruta.  Para saber onde estão os lucros e os prejuízos da sua padaria você precisa ter alguns pontos claros. Conhecimento exige análise Muitas vezes, o departamento que mais vende é o que menos te dá lucro. Se isso está acontecendo no seu negócio, algo está errado. O primeiro ponto para saber onde estão os lucros da sua padaria é refletir se você conhece o seu...
Por que não conseguimos melhorar a margem de contribuição em uma padaria?

Por que não conseguimos melhorar a margem de contribuição em uma padaria?

Gestão, Gestão Financeira, Vendas
A resposta é simples, é porque olhamos os resultados da padaria de forma genérica. Buscamos um resultado total, mas não entendemos como que este resultado é formado. Para conseguir aumentar a Margem de Contribuição - MC, ou reduzir o CMV total da padaria, precisamos analisar o resultado que cada setor entrega. O ponto de partida para conseguir reduzir seus custos e potencializar seus lucros é entender como o resultado é constituído, conhecer o seu perfil de venda e o peso que cada categoria tem no seu resultado, acompanhando e criando estratégias particulares para cada resultado específico. A divisão dos grupos e o nível de aprofundamento das análises é particular de cada padaria, deve-se buscar uma divisão que faça sentido em busca de simplificar a análise e alavancar os resu...
Três tendências que chegaram para ficar no varejo

Três tendências que chegaram para ficar no varejo

Gestão, Varejo, Vendas
Várias empresas já passavam por um ciclo de digitalização nos últimos anos, mesmo aquelas que só contavam com uma única unidade física, atuando de forma familiar. Seja para atender clientes no WhatsApp ou para ter um pequeno perfil no Facebook/ Instagram, elas entraram no mundo digital de forma sutil, mas agora estão envolvidas em vários novos procedimentos, alguns surgidos em meio a pandemia da Covid-19. Neste contexto, o processo de digitalização do comércio, de uma forma geral, trouxe três novas tendências que devem permanecer após o reaquecimento da economia e o fim do isolamento social: Descentralização de estoques; Expansão das ofertas Take-away / take-out; Uso de lojas físicas como ponto de retirada de vendas online. Cada uma destas tendências vem para atender u...