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InfoVarejo

O que você aprendeu com o InfoVarejo em 2019

Escrito por Gabriel Junqueira | 27/12/2019
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Tempo de leitura: 7 minutos

Em 2019 o InfoVarejo produziu 88 artigos, mais de 20 atualizações em posts e mais de 5 materiais ricos com os melhores conteúdos para ajudar você a ter melhores resultados na sua empresa.

Muita coisa importante aconteceu em 2019. Mudanças nas regras da NFC-e em Minas Gerais, a chegada de ferramentas para ajudar na segurança da sua loja e de tecnologias que melhoram a gestão do seu negócio. 

Enfim… Assuntos que ajudaram a cumprir o objetivo do InfoVarejo, trazer informações e explicações para te ajudar a ter avanços na sua empresa. 

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Talvez não tenha tido tempo de ler todos os nossos posts. 

Por isso, separamos os 9 assuntos mais relevantes que o InfoVarejo trouxe para você em 2019. 

1 – Online e Offline cada vez mais juntos.

Se você acompanha o varejo, deve ter escutado o termo “Novo Varejo”, trazido pela gigante Alibaba. 

Basicamente, o Novo Varejo é alicerçado em três conceitos:  a loja física como centro de distribuição, a fusão entre o online e o offline e a integração de um restaurante ao supermercado. 

O Omnichannel deixou de ser tendência e passou a ser realidade. Cada vez mais estamos observando varejistas praticando esse conceito com sucesso. 

Destaca-se a adoção do “Pick up in store”, que é a  na retirada do produto na loja física, por parte dos clientes que tenham comprado online. Vários varejistas brasileiros já estão com a modalidade em operação. 

E você, já está adotando sistemas que acompanhem as exigências do mercado?

Entenda mais sobre as tendências do varejo no artigo “NRF 2019: O futuro do supermercado”.

2 – Programa de fidelidade e Gestão de clientes no varejo vieram para ficar

Ao longo deste ano, observamos o advento das ferramentas de gestão que buscam a fidelização de clientes e, assim, o aumento de vendas. É o famoso CPF no momento da venda.

A deslealdade é uma tendência no varejo, muito por causa da concorrência, mas, principalmente, pelo advento da internet.

E-commerce, M-commerce, T-commerce, S-commerce, C-commerce estão brigando pelas vendas na sua loja. Por isso, você deve, cada vez mais, entender o comportamento dos seus clientes.

Um importante passo é focar na estratégia de lealdade dos clientes, não no programa de fidelidade. 

Leia o artigo Programa de fidelidade no varejo: insights da NRF 2019 e veja o que fazer para manter a lealdade dos seus clientes. 

3 – De volta ao básico bem feito

Em 2019 vimos, mais uma vez, uma série de novas ferramentas e conceitos no varejo. A tecnologia está evoluindo cada vez mais e com a adoção da internet pelos consumidores a mudança no comportamento é inevitável.

Por isso, se você não acompanhar essas mudanças, ficará para trás. 

É fato que a tecnologia é fundamental para o futuro do varejo. Contudo, você não pode atropelar etapas e processos. 

Para chegar lá, acreditamos que nos fundamentos e em uma base sólida, que suporte todo o crescimento da sua loja. Por isso, fazer o básico bem feito é o melhor caminho na busca de um crescimento sustentável e previsível para o seu negócio. 

Não adianta você investir em novos canais de venda, como site e app, se não há controle de estoque. Desse modo, não será possível confiar no estoque do sistema. 

Mesmo que você tenha um site perfeito, sem confiança no estoque sua empresa não conseguirá escalar a operação. Assim, você terá gargalos e atritos com os clientes caso venda sem ter estoque. 

Então, controlar bem o estoque, ter um processo definido de compras, ter um bom controle financeiro e fiscal e contar com uma equipe treinada e qualificada, é a base para que sua loja possa empreender esforços em novas frentes e buscar o crescimento de vendas e lucro.

Separamos 4 artigos que voltam aos fundamentos básicos do varejo, o que todo gestor deve saber.

“O que são perdas e como evitá-las em seu supermercado”

“O que é pedido de compra e porque todo supermercado deve usá-lo”

“Capital de giro, a importância para o varejo”

“Cadastro de produtos e sua influência no controle de estoque”

4 – Como a falta de troco prejudica a sua loja?

Em 2019 nós também te mostramos que a falta de moedas no mercado tem solução. 

Você pode implementar equipamentos, fazer ações com clientes e até sair em busca de moedas para troco. 

Mas se você leu o artigo 5 maneiras de conseguir moedas para troco viu que nenhuma dessas soluções é tão eficaz quanto o Sled.

O Sled é um aplicativo que armazena o troco em um cofrinho digital. 

Dessa forma, você consegue viabilizar o troco para o seu cliente e, o melhor, não se preocupa com a falta de moedas. 

Com o aplicativo, o cliente acumula o troco de forma segura. Por meio do CPF do consumidor, e integrado a um sistema de frente de caixa, o valor de troco se torna um crédito virtual.

5 – Por que é importante proteger a sua loja dos roubos e furtos?

É fato que ter dinheiro em caixa é um risco grande.

Mas o que você faz para proteger o dinheiro da sua empresa?

Uma ferramenta que pode te ajudar a não perder seu dinheiro é o cofre inteligente. 

Muito parecido com um cofre comum, a diferença é que essa ferramenta é muito mais segura e otimiza muitos processos gerenciais, como o fechamento de caixa. 

Além disso, o cofre inteligente traz inúmeros benefícios para o gestor, dado que é possível acompanhar as movimentações 24h por dia. 

6 – O que é a Carta de Correção Eletrônica e quando você precisa emiti-la?

A Carta de Correção eletrônica deve ser utilizada caso sejam identificadas irregularidades na sua emissão da NF-e. Ela serve para corrigir erros em campos específicos da nota. 

Você deve utilizar a carta de correção eletrônica somente em último caso. 

7 – Quais os principais problemas no seu estoque?

Você enfrenta problemas com o estoque da sua loja? Em 2019 percebemos que essa é uma dificuldade de grande parte dos varejistas. 

Por isso, fizemos o artigo 10 causas de problemas no seu controle de estoque. Onde você verá, o que precisa melhorar no estoque da sua loja. 

Pode ser que você esteja comprando mais que o necessário ou até sofrendo com furtos internos. 

Leia o artigo e entenda como solucionar de vez esse problema. 

8 – O que você precisa aprender com a China para melhorar seus números

Por fim, no mês de novembro, nós te mostramos como a China revolucionou o varejo e porque o futuro do varejo é chinês.

Novembro é um mês repleto de oportunidades para os varejistas. Datas como a Black Friday e a Cyber Monday muitas vezes significam o suspiro de alívio dos lojistas. 

Nesse ano, a Black Friday bateu um recorde de $7,4 bilhões em vendas. Só nos Estados Unidos as vendas da Cyber Monday chegaram a $9,4 bilhões.

Mas nada supera os números do Singles Day, comemorado na China. Só a Alibaba faturou $38 bilhões em um dia. Impressionante, não é mesmo?

Entenda mais sobre esses dados e como a China revolucionou o comércio, neste artigo. 

9 – O que é a NFC-e e como ela vai mudar o seu negócio

Se você é varejista, precisa saber o que é NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica). 

Um ambiente digital é o caminho natural para os processos de gestão. E esse foi um dos motivos para a implementação da NFC-e em MG.

A nota surgiu como uma possibilidade de maior automatização na emissão de notas e um maior controle do FISCO sobre os estabelecimentos comerciais. 

São necessários alguns requisitos para a emissão do NFC-e:

  • Credenciamento na SEFAZ (permissão para emissão);
  • Acesso à internet;
  • Obter o certificado digital no ICP;
  • Ter o Código de Segurança do Contribuinte;
  • Desenvolver ou adquirir um programa emissor de NFC-e; 
  • Inscrição estadual da empresa em dia.

Durante o processo é importante que você verifique o seu cadastro com o estado, os sistemas e a infraestrutura da sua loja, tenha um bom cadastro de produtos e treine os operadores de caixa e a sua equipe de escritório. 

Mesmo sendo um modelo simplificado, você ainda precisa ter alguns cuidados com a emissão da NFC-e. 

Você sabe o que é Rejeição e Contingência? Essas duas situações podem gerar alguns problemas, inclusive fiscais, para sua empresa. 

Neste artigo, você encontrará tudo que precisa saber para não ter problemas na hora de implementar a NFC-e!

Você perdeu as novas datas da NFC-e?

Foi no começo de 2018 que a movimentação da NFC-e começou a tomar força em Minas Gerais. Desde então, algumas mudanças ocorreram nas regras de implementação da nota. 

No dia 14 de dezembro de 2018 foi publicado o Decreto Nº 47.562, que alterou o regulamento do ICMS em MG. No dia  6 de fevereiro de 2019 foi publicada a Resolução Nº 5.234, que estabeleceu a obrigatoriedade da NFC-e no estado.

Mas no dia 1º de novembro de 2019 foi publicada a Resolução Nº 5.313, na qual foram feitas mudanças nas datas estabelecidas pela legislação. 

As novas datas afetaram todos os contribuintes obrigados a emitir NFC-e. 

Por isso, não deixe de ler o artigo NFC-e em MG: entenda as novas datas, nele você encontrará todas as mudanças e as datas definitivas para a implantação da nota.

Quais equipamentos você precisa para emitir a NFC-e?

Com a implementação da NFC-e em MG muita coisa precisará mudar na sua loja, inclusive o equipamento de impressão. A nota precisa ser emitida por uma impressora térmica. 

Assim, a partir do momento em que a nova lei entrar em vigor, não será mais obrigatório o uso do ECF no PDV.

Não se esqueça que caso o consumidor exija a entrega da nota se torna obrigatória. 

Além disso, em alguns setores, como supermercados, a entrega do cupom é uma tradição. 

Quer saber quais características a impressora não fiscal precisa ter? Clique aqui!

Conclusão

Muita coisa aconteceu em 2019 e o InfoVarejo levou a você as informações e os conhecimentos mais importantes, que vão impulsionar o crescimento da sua loja.

E em 2020 traremos ainda mais dicas e notícias sobre as mudanças do mercado varejista. 

Sentiu falta de algum conteúdo na lista? Comente aqui embaixo e nos conte o que achou. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus contatos e ajude a levar informações para todos no varejo.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo!

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