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Software ERP

PDV no supermercado: tudo o que você precisa saber

Escrito por Gabriel Junqueira | 27/08/2024
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Tempo de leitura: 5 minutos

O PDV (Ponto de Venda) talvez seja o lugar mais importante em um supermercado. Afinal, o grande objetivo do varejo é vender. Sendo assim, os processos essenciais deste local nunca podem parar. 

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No artigo, nos referiremos a PDV como o checkout da loja. Emissão de cupons fiscais, recebimento de pagamentos e o software do seu ponto de venda, são processos que, caso parem, o prejuízo é certeiro.

Importância de um Sistema de PDV

Quando olhamos para o ponto de venda, este é o sistema que controla as transações entre o varejista e o cliente. Isso inclui o hardware e o software usado. 

Hoje, muito se fala em “frictionless”, ou seja, o cliente ter uma experiência fluida, sem atrito. O consumidor pode demorar o tempo que for na loja, mas na hora de pagar, é essencial que esse processo seja rápido. O que o cliente quer é pagar rápido e ir embora. 

Assim, é essencial que o sistema de PDV (Ponto de Venda) coopere com esse objetivo. 

O primeiro passo é escolher um software que atenda às necessidades da sua loja.

Escrevemos um artigo tratando especialmente os principais atributos necessários para um bom software de PDV. Resumidamente são eles:

1 – Legislação: o FISCO é rigoroso na legislação do ponto de venda, por isso, utilizar um software que não esteja adequado ao seu estado pode ocasionar em autuações e multas para o estabelecimento.

2 – Segurança e estabilidade: segurança no software do ponto de venda significa disponibilidade e precisão.

3 – Velocidade: é importante por definir a experiência do cliente na loja, principalmente na hora de pagar, e pela redução de custos.

4 – Simplicidade: normalmente, o operador de caixa tem baixa especialização, o que faz com que o ideal seja um software intuitivo e fácil de usar.

5 – Funcionamento offline: um software de ponto de venda deve funcionar ininterruptamente, livre de erros, com ou sem internet. 

6 – Homologação com equipamentos: um sistema homologado com os demais equipamentos  coopera para a maior lucratividade e segurança do seu supermercado.

7 – Integrações: um software de PDV integrado com outras soluções é de grande importância, principalmente quando falamos em fidelização de clientes.

A ideia é que, em vez de ter sistemas separados para caixas registradoras, o lado online da empresa e todas as outras conexões com o sistema se reúnam para serem controladas por um sistema, conhecido como o software de gestão, o ERP.

O que também inclui o controle de níveis de estoque, recebimentos e contabilidade. Ter tudo em um sistema central significa que tudo se torna mais fácil de manusear e, o mais importante, erros são reduzidos ao mínimo.

Por que a integração entre o PDV e os outros processos da loja é importante?

A integração do sistema do ponto de venda está se tornando cada vez mais importante na empresa. 

Os sistemas de PDV permitem que supermercadistas, mercados e outras organizações similares gerenciem efetivamente tarefas operacionais, como vendas e compras na loja – desde a digitalização de dados do produto e impressão de recibos até passando um cartão de crédito / débito e inserindo dados do cliente em um pinpad. 

Para serem eficazes, os sistemas de PDV devem ser integrados a outros aplicativos utilizados no supermercado. 

A falha na integração do sistema de PDV com o sistema de gestão, ERP, pode levar a processos ineficientes e demorados, além de criar resultados imprecisos devido a entradas manuais propensas a erros. 

Se o sistema do PDV mantiver dados das vendas recentes no supermercado, para transferir esses dados para o ERP, o funcionário precisará conferir essas informações continuamente no sistema de ERP para garantir uma contabilidade adequada do fluxo de caixa do supermercado. 

A integração aumenta a eficiência das operações. Ao integrar totalmente o sistema PDV ao sistema ERP, este supermercado pode garantir relatórios precisos e sem erros de seus dados. 

Uma boa integração entre o PDV e o sistema de gestão economizará tempo, eliminando a necessidade de inserir dados manualmente, uma vez que integração exibirá os dados automaticamente em tempo real nos dois sistemas. 

Não é apenas dados de vendas que o ERP que o PDV trocam informações, existem outros dados que precisam ser trocados com o PDV e é importante que o empresário fique atento antes de implantar um sistema PDV em sua loja. Principais exemplos de integração entre o ERP e o PDV:

  • Promoções;
  • Venda a prazo;
  • Preço diferenciado para clientes cadastrados;
  • Devolução de mercadoria de clientes e utilização de vale no PDV;
  • Correspondente bancário;
  • Recarga de celular;
  • Controle de vasilhame.


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O PDV precisa atender à legislação fiscal?

O sistema de caixa da loja deve atender à legislação do seu estado. O FISCO é bem rigoroso quanto a legislação do ponto de venda. 

Assim, utilizar um software que não seja robusto no seu estado pode ocasionar multas e autuações para a empresa.

A principal exigência fiscal é a emissão da NFC-e e seus tratamentos. A NFC-e impõe diversas mudanças nas notas emitidas ao consumidor e, assim, alterações no cadastro dos produtos no seu sistema. 

Nestes artigos você encontrará mais informações sobre a NFC-e:

NF-e e NFC-e: qual a diferença entre esses documentos?

O que é NFC-e e como funciona essa nota?

7 cuidados ao adotar a NFC-e

Investimento no PDV, mais agilidade e eficiência 

Ao olhar para o fluxo do varejo, a automatização do PDV é fundamental para a transação de mercadorias. 

Por ser um processo extremamente importante são necessários investimentos. Dessa forma, um bom software e o treinamento dos funcionários responsáveis pelo setor são processos essenciais.

A escolha de equipamentos do PDV é também um ponto importante. Uma boa impressora fiscal, um bom computador e uma internet que não trave são fundamentais para um bom funcionamento do PDV. 

Essas tecnologias garantirão o funcionamento do seu frente de caixa e a satisfação dos seus clientes. 

Sempre procure os melhores equipamentos para que você possa conseguir o melhor resultado do seu sistema de PDV e de gestão. O investimento será recuperado por meio da eficiência e será reconhecida no aumento das vendas.

Além da impressora fiscal, existem outros equipamentos importantes para o PDV. Baixe gratuitamente este material sobre equipamentos no PDV. 

O PDV é o centro dos processos de um supermercado

O PDV é o ponto de contato mais sensível da loja, é a última impressão, e a que o consumidor levará para a casa, e uma ótima oportunidade de comunicação.

Pense bem! Necessariamente, haverá o contato pessoal (com exceção de um self-checkout). Ou seja, se o cliente não conversou com ninguém da loja, no PDV ele conversará. 

Por isso, entender o PDV como estratégico é fundamental para sua loja, é o momento importante, de você passar a mensagem que quiser. 

Além disso, no ponto de venda haverá a comunicação que você quer fazer com o cliente, seja sobre alguma novidade da loja, como o clube de descontos da empresa, o lançamento do site da empresa, ou um novo serviço que está disponível.

A simplicidade do PDV é um fator que também otimiza processos da sua empresa. Um software que exige muitos “cliques” por parte do operador de caixa, demanda um maior tempo no atendimento ao cliente e acaba, assim, gerando o descontentamento dos clientes. Dado que a fila aumenta, assim como o tempo gasto no processo de pagamento das compras. 

Transformar digitalmente é entender novas formas de relacionamento e ativar novos canais de comunicação. Por isso, atenção ao PDV.

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