O PDV (Ponto de Venda) talvez seja o lugar mais importante em um supermercado. Afinal, o grande objetivo do varejo é vender. Sendo assim, os processos essenciais deste local nunca podem parar.
No artigo, nos referiremos a PDV como o checkout da loja. Emissão de cupons fiscais, recebimento de pagamentos e o software do seu ponto de venda, são processos que, caso parem, o prejuízo é certeiro.
Descubra:
Quando olhamos para o ponto de venda, este é o sistema que controla as transações entre o varejista e o cliente. Isso inclui o hardware e o software usado.
Hoje, muito se fala em “frictionless”, ou seja, o cliente ter uma experiência fluida, sem atrito. O consumidor pode demorar o tempo que for na loja, mas na hora de pagar, é essencial que esse processo seja rápido. O que o cliente quer é pagar rápido e ir embora.
Assim, é essencial que o sistema de PDV (Ponto de Venda) coopere com esse objetivo.
O primeiro passo é escolher um software que atenda às necessidades da sua loja.
Escrevemos um artigo tratando especialmente os principais atributos necessários para um bom software de PDV. Resumidamente são eles:
1 – Legislação: o FISCO é rigoroso na legislação do ponto de venda, por isso, utilizar um software que não esteja adequado ao seu estado pode ocasionar em autuações e multas para o estabelecimento.
2 – Segurança e estabilidade: segurança no software do ponto de venda significa disponibilidade e precisão.
3 – Velocidade: é importante por definir a experiência do cliente na loja, principalmente na hora de pagar, e pela redução de custos.
4 – Simplicidade: normalmente, o operador de caixa tem baixa especialização, o que faz com que o ideal seja um software intuitivo e fácil de usar.
5 – Funcionamento offline: um software de ponto de venda deve funcionar ininterruptamente, livre de erros, com ou sem internet.
6 – Homologação com equipamentos: um sistema homologado com os demais equipamentos coopera para a maior lucratividade e segurança do seu supermercado.
7 – Integrações: um software de PDV integrado com outras soluções é de grande importância, principalmente quando falamos em fidelização de clientes.
A ideia é que, em vez de ter sistemas separados para caixas registradoras, o lado online da empresa e todas as outras conexões com o sistema se reúnam para serem controladas por um sistema, conhecido como o software de gestão, o ERP.
O que também inclui o controle de níveis de estoque, recebimentos e contabilidade. Ter tudo em um sistema central significa que tudo se torna mais fácil de manusear e, o mais importante, erros são reduzidos ao mínimo.
A integração do sistema do ponto de venda está se tornando cada vez mais importante na empresa.
Os sistemas de PDV permitem que supermercadistas, mercados e outras organizações similares gerenciem efetivamente tarefas operacionais, como vendas e compras na loja – desde a digitalização de dados do produto e impressão de recibos até passando um cartão de crédito / débito e inserindo dados do cliente em um pinpad.
Para serem eficazes, os sistemas de PDV devem ser integrados a outros aplicativos utilizados no supermercado.
A falha na integração do sistema de PDV com o sistema de gestão, ERP, pode levar a processos ineficientes e demorados, além de criar resultados imprecisos devido a entradas manuais propensas a erros.
Se o sistema do PDV mantiver dados das vendas recentes no supermercado, para transferir esses dados para o ERP, o funcionário precisará conferir essas informações continuamente no sistema de ERP para garantir uma contabilidade adequada do fluxo de caixa do supermercado.
A integração aumenta a eficiência das operações. Ao integrar totalmente o sistema PDV ao sistema ERP, este supermercado pode garantir relatórios precisos e sem erros de seus dados.
Uma boa integração entre o PDV e o sistema de gestão economizará tempo, eliminando a necessidade de inserir dados manualmente, uma vez que integração exibirá os dados automaticamente em tempo real nos dois sistemas.
Não é apenas dados de vendas que o ERP que o PDV trocam informações, existem outros dados que precisam ser trocados com o PDV e é importante que o empresário fique atento antes de implantar um sistema PDV em sua loja. Principais exemplos de integração entre o ERP e o PDV:
O sistema de caixa da loja deve atender à legislação do seu estado. O FISCO é bem rigoroso quanto a legislação do ponto de venda.
Assim, utilizar um software que não seja robusto no seu estado pode ocasionar multas e autuações para a empresa.
A principal exigência fiscal é a emissão da NFC-e e seus tratamentos. A NFC-e impõe diversas mudanças nas notas emitidas ao consumidor e, assim, alterações no cadastro dos produtos no seu sistema.
Nestes artigos você encontrará mais informações sobre a NFC-e:
NF-e e NFC-e: qual a diferença entre esses documentos?
O que é NFC-e e como funciona essa nota?
Ao olhar para o fluxo do varejo, a automatização do PDV é fundamental para a transação de mercadorias.
Por ser um processo extremamente importante são necessários investimentos. Dessa forma, um bom software e o treinamento dos funcionários responsáveis pelo setor são processos essenciais.
A escolha de equipamentos do PDV é também um ponto importante. Uma boa impressora fiscal, um bom computador e uma internet que não trave são fundamentais para um bom funcionamento do PDV.
Essas tecnologias garantirão o funcionamento do seu frente de caixa e a satisfação dos seus clientes.
Sempre procure os melhores equipamentos para que você possa conseguir o melhor resultado do seu sistema de PDV e de gestão. O investimento será recuperado por meio da eficiência e será reconhecida no aumento das vendas.
Além da impressora fiscal, existem outros equipamentos importantes para o PDV. Baixe gratuitamente este material sobre equipamentos no PDV.
O PDV é o ponto de contato mais sensível da loja, é a última impressão, e a que o consumidor levará para a casa, e uma ótima oportunidade de comunicação.
Pense bem! Necessariamente, haverá o contato pessoal (com exceção de um self-checkout). Ou seja, se o cliente não conversou com ninguém da loja, no PDV ele conversará.
Por isso, entender o PDV como estratégico é fundamental para sua loja, é o momento importante, de você passar a mensagem que quiser.
Além disso, no ponto de venda haverá a comunicação que você quer fazer com o cliente, seja sobre alguma novidade da loja, como o clube de descontos da empresa, o lançamento do site da empresa, ou um novo serviço que está disponível.
A simplicidade do PDV é um fator que também otimiza processos da sua empresa. Um software que exige muitos “cliques” por parte do operador de caixa, demanda um maior tempo no atendimento ao cliente e acaba, assim, gerando o descontentamento dos clientes. Dado que a fila aumenta, assim como o tempo gasto no processo de pagamento das compras.
Transformar digitalmente é entender novas formas de relacionamento e ativar novos canais de comunicação. Por isso, atenção ao PDV.
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