Uma das maiores preocupações do varejista é o checkout. Sempre atento ao comportamento do consumidor, a palavra da vez é: experiência. Com os adventos da tecnologia, cada vez mais somos responsáveis por todos os processos de nossa rotina. Assim, que tal considerar a instalação de self-checkout na sua loja?
Neste artigo, explicaremos como o equipamento funciona e quais são os benefícios de implantar o self-checkout no seu negócio.
O self-checkout é um equipamento que funciona como caixa de autoatendimento. Assim como um checkout, ele consegue realizar o controle de vendas e o pagamento das compras dos seus clientes.
No entanto, como se trata de um autoatendimento, o self-checkout permite que o próprio consumidor conduza as operações e concretize suas compras.
Para perfeito funcionamento, o equipamento necessita de um erp de frente de loja.
Intuitivamente, o cliente deve:
Normalmente, é recomendável que as compras processadas no self-checkout sejam de até 15 produtos. Ou seja, ele é voltado para solucionar, principalmente, as compras rápidas.
Só o fato do self-checkout estar em sua loja chama atenção, certo?
Hoje em dia, não há quase nada que não possamos resolver sozinhos. Com a tecnologia, muitos dos processos da nossa rotina foram modernizados. Quase ninguém vai ao banco hoje sem ser para resolver tudo no caixa eletrônico.
Para o consumidor, controlar a compra de seus produtos está diretamente relacionado ao imaginário coletivo de que tudo hoje deve ser automatizado.
Quando o cliente entra na sua loja e se depara com o self-checkout é despertada certa curiosidade. A instalação do caixa de autoatendimento traz uma divulgação do seu negócio sem mais esforços. Além de tornar a vida do consumidor mais simples, o equipamento representa mídia espontânea para sua loja.
Inclusive, se sua loja for a primeira do município a investir em self-checkout, você será pioneiro no serviço do varejo local, contribuindo para chamar a atenção da mídia – TV, jornais, rádio.
Vamos priorizar o melhor aproveitamento do trabalho dos funcionários da sua loja?
Assim, pode haver um remanejamento da mão de obra dos operadores de caixa para outras atividades do seu negócio. Esse direcionamento contribui para a diminuição dos custos com as operações.
Além disso, voltando ao item anterior, a partir do momento que os clientes conhecem o self-checkout, além de divulgarem, eles tendem a voltar mais vezes à sua loja para consumir mais. Afinal, a praticidade e a privacidade envolvidas nesse processo de compra resulta na fidelização do seu cliente.
Há também uma grande diferença de espaço físico ocupado pelos checkouts e pelos self-checkouts, que ocupam menos espaço. Com a implantação desses caixas de autoatendimento, você poderá planejar melhor o layout da sua loja. E precisamos concordar que espaço para trânsito dos clientes ou para expor mais produtos pode resultar em um significativo aumento de vendas!
O self-checkout funciona como um caixa rápido. Não é que você vá abdicar dos caixas rápidos da sua loja, mas o self-checkout poderá dividir esse atendimento eficientemente. Basta observar como, em horário de pico, o autoatendimento contribui para desafogar a região de frente de loja.
O pouco espaço físico ocupado pelo self-checkout também contribui para a rapidez nas filas. Já que cada caixa rápido é substituído por quatro self-checkouts, os clientes aguardam muito menos tempo para atendimento e a evasão das filas é maior.
Tudo isso influenciará na diminuição de filas na sua frente de loja e em um atendimento mais rápido e eficaz.
Para atender o público da atualidade, o varejo precisa considerar as transformações do seu perfil de cliente. A experiência de compra do consumidor é uma variável muito importante. As pessoas procuram por praticidade e conectividade e essas características são contempladas pelo self-checkout.
Nesse sentido, o consumo não se resume mais somente à compra propriamente dita. Mas à maneira como ela acontece e à vivência que ela proporciona.
O self-checkout representa uma nova experiência para o consumidor. Seja por curiosidade ou pelo desejo por privacidade, por exemplo, o cliente pode escolher o autoatendimento na hora de finalizar sua compra.
Imagine um consumidor de produtos como fraldas geriátricas. Ainda que não haja nenhum problema com a compra, o self-checkout pode representar uma experiência sem constrangimento para o consumidor, já que ele fará todo o processo de sua compra sozinho. E é por isso que o consumidor sente que sua privacidade está sendo garantida.
Além disso, é estabelecida uma relação de confiança com o consumidor.
“Se o supermercado confia em mim, enquanto cliente, a ponto de eu passar e pagar as minhas próprias compras sozinho, por que não voltar sempre aqui?”
Ao experimentar o autoatendimento, o cliente percebe que o varejista está confiando nele e em seu cuidado ao passar as compras. Esse laço, além de ser significativo para o marketing e identidade da sua marca, cria um laço de segurança e credibilidade.
Contar com self-checkout em sua loja é uma decisão oportuna e muito condizente com o mercado consumidor atual. Cada vez mais seus clientes procuram por experiências únicas. Um caixa com autoatendimento proporciona comodismo e eficiência para seu negócio.
Além de gerar mídia espontânea para sua loja, já que ela será divulgada naturalmente por seus clientes, a implantação de self-checkouts pode trazer uma diminuição de filas e de despesas e um aumento de vendas.
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