Diante da situação econômica atual, os consumidores mudaram seus hábitos, aumentaram o controle sobre os gastos e diminuíram a quantidade de visitas às lojas. Neste cenário recessivo é importante que o varejista utilize o máximo da tecnologia a seu favor para aumentar o fluxo de pessoas na loja. Conquistar novos clientes e reter os atuais é o desafio! Assim, oferecer serviços aos clientes é um bom caminho.
Faça da prestação de serviços aos seus clientes um diferencial, um atrativo extra para a vizinhança visitar, conhecer e, principalmente, comprar na sua loja. Veja algumas opções que a tecnologia propicia para atração de consumidores à sua loja:
Descubra:
Uma oferta rentável é a Recarga de Celular.
Segundo a Anatel, até maio de 2016 o Brasil contava com mais de 190 milhões de celulares pré-pagos de forma crescente, enquanto o número de linhas de celular pós-pago diminuiu mais de 22 milhões de usuários. Estes dados reforçam a tendência de comportamento do consumidor, que gera uma oportunidade para o varejista. Oferecer o serviço de recarga no ponto de venda (PDV), por si só, já traz o cliente para dentro da loja.
Outro serviço similar à recarga de celular é receber contas no PDV. Mais do que diferenciar a loja, ajuda a atrair novos clientes em função do serviço ofertado, com oportunidade de ganhos. É interessante frisar que o varejista pode criar normas para o recebimento de contas, dentre elas receber somente contas públicas, limitar a quantidade de contas a serem pagas ou definir um horário para recebimentos.
Com algumas regras seu estabelecimento não prejudicará o fluxo de pessoas no caixa, atrairá novos clientes e rentabilizará a loja em momentos com pequeno fluxo de clientes.
Para quem tem interesse em se tornar um Correspondente Bancário, deve-se verificar primeiramente a adequação às exigências do banco, como a estrutura, a documentação necessária e até a região que se planeja abrir o correspondente. Lembre-se ainda de negociar a comissão a ser recebida pela sua loja, ou seja, como será estabelecido o valor para essa prestação de serviço.
Mais uma vez a tecnologia se transforma em atrativo: o Banco 24 Horas. Na sua região é fácil sacar dinheiro? Levar essa opção ao seu público é, de fato, uma boa prestação de serviços. Uma oportunidade que, com certeza, atrai muitos clientes para dentro da sua loja.
Além de permitir a realização de transferências, o Pix também possibilita que você saque dinheiro em espécie em estabelecimentos próximos. Veja como isso funciona:
O Pix Saque funciona como um caixa eletrônico, mas ao invés de retirar o dinheiro de um caixa, o valor é entregue pelo estabelecimento comercial.
Exemplo: o cliente precisa de R$ 50 em espécie, mas não há um banco nas redondezas. Com o Pix Saque, ele sacará o valor desejado em um estabelecimento credenciado. O atendente irá gerar um QR Code Pix a ser escaneado e, após a confirmação do pagamento, entregará o dinheiro.
O Pix Troco, por sua vez, permite que você devolva uma parte do troco para o cliente em espécie e outra parte digitalmente.
Exemplo: Com o Pix Troco, ao passar as compras no caixa, o cliente informa que deseja receber R$ 50 de troco em dinheiro. Se suas compras totalizarem R$ 100, o atendente gerará um QR Code Pix no valor de R$ 150. Assim, R$ 100 serão usados para pagar as compras, e os outros R$ 50 serão entregues ao cliente em espécie, como troco.
Atenção! É fundamental o gerenciamento desses serviços, ou seja, o estabelecimento precisa ter formas de controlar o recebimento das comissões bem como o acompanhamento das vendas. Também é importante verificar a compatibilidade do seu erp de gestão e de frente de loja (PDV) com o novo serviço a ser implantado.
Tanto a Recarga de Celular quanto o Correspondente Bancário podem ser realizados de forma online através do TEF – Transferência Eletrônica de Fundos gerando agilidade e segurança na operação.
São em momentos como os atuais que exigem do empresário um movimento de superação e criatividade. Os ganhos auferidos passam a compor um conjunto de benefícios oferecidos ao cliente, resultando em:
Sabemos que um cliente ao entrar na loja para pagar uma conta, adquirir créditos para o celular ou sacar dinheiro pode se render às ofertas anunciadas. Alavanque as “vendas por impulso” na sua loja, agregue valor ao seu negócio!
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