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Software ERP

Sistema de automação comercial: passo a passo para sua loja

Escrito por Gabriel Junqueira | 07/11/2022
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Tempo de leitura: 4 minutos

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, as empresas estão ganhando destaque pela qualidade dos processos internos apresentados. Para varejistas a melhor forma de melhorar e otimizar os processos da loja é por meio de um sistema de automação comercial.

Sistema de automação comercial passo a passo para sua loja

Algumas atividades eram antigamente realizadas manualmente e demandavam esforços contínuos dos envolvidos, hoje em dia essas mesmas tarefas são feitas rapidamente e de forma mais eficiente, com a ajuda de ferramentas automatizadas.

Atualmente contando com um sistema de gestão e diversos equipamentos, o varejista consegue integrar seus processos, aumentando a produtividade da sua equipe e melhorando o resultado da empresa.

Um sistema de automação comercial deve ser planejado e executado com atenção pelo varejista, seguindo esse passo a passo, será possível estabelecer essa automação de forma segura em sua loja.

Mas como implantar um sistema de automação comercial?

1. Como tomar a decisão?

O primeiro passo para implantar um sistema de automação comercial é entender que existe a possibilidade de melhorar uma operação da loja. A melhoria da produtividade é um resultado natural dessa automação e os benefícios são significativos para o varejista.

Realmente tomar a decisão de implementar um software de gestão e automatizar seu ponto de venda é o primeiro passo.

Implantar um sistema de automação comercial, não envolve apenas o custo de contratação, que inclusive diminuiu bastante nos últimos anos. Envolve principalmente os custos de tempo da sua equipe e diretamente do proprietário. É preciso envolvimento para o processo ocorrer de maneira rápida e eficiente.

2. O que sua loja precisa?

Após constatada a necessidade da loja por melhoria operacional, é preciso entender sobre essa demanda.

Qual sua necessidade? O que você está buscando e qual é a prioridade? Sua prioridade é resolver qual problema da sua loja? Qual seu maior problema?

As respostas dessas perguntas serão a base para você começar a procurar os softwares e equipamentos para atender seu negócio. No mercado existem vários sistemas disponíveis, a escolha deve ser essencialmente baseada na solução do problema da sua empresa.

Quer saber como escolher o melhor sistema de gestão para sua loja? Veja esse artigo.

Você deve procurar um sistema que facilite o seu dia a dia, portanto saber o que sua loja precisa, é o segundo passo para buscar um sistema de automação comercial

3. Como avaliar os equipamentos do PDV que você vai precisar?

No momento de buscar um sistema de automação comercial é necessário que você pense no PDV, esse local é um dos mais importantes para o varejista e exige atenção especial. Por contar com uma legislação específica dos equipamentos e sistemas, é indicado que você procure uma empresa que esteja acostumada a entregar soluções para esse setor.

A automação comercial é caracterizada tanto pelo software quanto pelo hardware. Na parte de equipamentos você deve avaliar as necessidades do seu ponto de venda e definir quais ferramentas vão atender as necessidades da sua loja.

Por exemplo, se seu fluxo de venda é grande e todos os produtos da sua loja têm código de barras, adquirir um Scanner será uma boa escolha.

4. Comparar fornecedores e suas ofertas

No momento de escolher a empresa que será responsável por fornecer o software para sua loja é fundamental que você pesquise bem. A dica principal é: escolha uma empresa que tenha conhecimento das regras de negócios aplicadas no segmento em que sua empresa se enquadra.

Isso será importante para todos os momentos da relação entre sua loja e empresa fornecedora de software, durante o atendimento (suporte), é necessário que empresa conte com profissionais capacitados para solucionar as dúvidas da sua operação.

Vale a pena pedir indicações de outros varejistas, pesquisar em associações e olhar as premiações que a empresa recebe do mercado. Você não pode deixar que todas as informações da sua loja, estejam na mão de uma empresa que não seja competente e tenha seriedade com o serviço oferecido.

5. Contratar produtos e serviços

Após analisar as ofertas e escolher o software e equipamentos para sua operação e que vão ajudar com os problemas da sua loja, é hora de negociar a implantação e começar o planejamento para esse processo.

Quer saber mais sobre o assunto? Entenda a importância de um ERP para empresas do varejo nesse artigo.

6. Preparar para implantação

Realizar o planejamento da implantação será fundamental para que você possa acompanhar e garantir que tudo saia como pensado.

Normalmente, a implantação do software demanda mais atenção, pois se trata de treinamento da equipe e utilização em processos mais complexos, enquanto o equipamento, após instalado, o funcionamento é mais tranquilo.

O varejista precisa acompanhar de perto todo esse processo, de forma que o envolvimento seja ativo, afinal ele estará à frente de toda a operação.

7. Usufrua dos benefícios do sistema de automação comercial!

Missão cumprida! Agora é colher os benefícios do erp. Utilizando um software de gestão e equipamentos na sua loja você conseguirá mais qualidade nos processos que fazem parte do dia a dia. O resultado disso é uma melhoria no serviço oferecido e consequentemente o aumento da lucratividade do seu negócio.

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