fbpx
Software ERP

10 motivos para você utilizar um sistema para supermercado

Escrito por Gabriel Junqueira | 06/08/2024
  • 11956 visualizações
  • 1646 compartilhamentos
Tempo de leitura: 5 minutos

Hoje em dia já não é possível operar um supermercado sem um sistema de gestão. Da entrada da mercadoria à venda no caixa e o posterior recebimento, o sistema de gestão é protagonista no dia a dia da loja. 

sistema-para-supermercado

Se você já sabe que precisa de um novo sistema de gestão, esse artigo é para você: Como escolher um software de gestão (ERP) para supermercado?

Hoje em dia pensar em processos manuais está fora de cogitação para o supermercadista, pois as vantagens da implantação da automação comercial se transforma em um diferencial competitivo em relação aos concorrentes.

Veja a seguir, 10 motivos que farão você perceber a importância de contar com um sistema para supermercado:

1. Redução de erros

Ao contar com um sistema para supermercado, você ajudará seus funcionários a não cometerem erros de digitação ou operações incorretas.

No checkout, o caixa, é fácil de perceber. Imagine uma operadora de caixa passando cada item na calculadora, depois digitando esse total na maquininha de cartão.

Não é só no caixa que esses erros acontecem, a todo momento, seja no escritório ou no estoque do seu supermercado, você está sujeito a eles.

No escritório, por exemplo, no momento em que seus funcionários estão pagando boleto de fornecedores e outras contas, podem acontecer falhas ou equívocos. 

Com um sistema para supermercado, além de reduzir as chances de erros, aqueles que porventura ocorram serão mais fáceis de serem identificados e corrigidos.

2. Redução de fraudes

Um supermercado com mercadorias expostas atrai clientes, mas também indivíduos mal-intencionados. 

Uma forma de reduzir fraudes é automatizar seu PDV por meio de software e equipamentos de automação comercial.

Não só no ambiente de vendas ocorrem fraudes, infelizmente também existem funcionários e fornecedores mal-intencionados. 

Se você não tem uma conferência do pedido de compra com o pagamento realizado, o ambiente interno se transforma em uma torneira de prejuízos.

3. Produtividade

Uma forma de evitar retrabalhos e perda de tempo para a equipe de funcionários é fornecer ferramenta certa e informações centralizadas.

Quer ver um exemplo? Imagine o momento da apuração de impostos. 

Ao utilizar um sistema de gestão para supermercados, todas as notas são processadas automaticamente, já que as mesmas estão todas lançadas, bastando um clique. Entretanto, sem um sistema, é um parto, o processo é manual, complicado e passível de erros.

4. Segurança das informações

Com um sistema para supermercado é possível definir perfis de usuários e limite de acesso. Se um funcionário for ficar responsável pelo controle de estoque, por que ele precisa saber das contas a receber da empresa? 

Além da segurança relativa a usuários, a segurança de dados é tão importante quanto. Um sistema de gestão para supermercados precisa ser robusto e estável, uma vez que são milhares de itens com pequenas margens de lucro. Qualquer mudança por falha técnica pode demorar a ser percebida e acarretar prejuízos fatais.

Com o sistema para supermercado robusto, o empresário pode dormir tranquilo.

5. Integração de sistemas 

Todo ano surgem soluções inovadoras, muitas vezes desenvolvidas por startups. Mas para funcionar com produtividade e eficiência, essas inovações precisam se conectar com sua loja. Isso normalmente ocorre por meio de uma integração entre seu sistema de gestão e a solução “satélite”.

Enquanto o sistema de gestão se concentra primordialmente na operação cotidiana do negócio, como vendas, compras, gestão de estoque, finanças e o cumprimento de obrigações fiscais de maneira eficiente. Assim, soluções como sistemas de conciliação de pagamentos, programas de fidelidade, auditoria fiscal e plataformas de e-commerce precisam ser integradas ao software.

Conseguir orquestrar essas integrações com velocidade e segurança é um grande diferencial competitivo do seu supermercado.

E acaba sendo também um dos principais motivos de se implantar um sistema de gestão moderno. Para entender melhor sobre integrações de software e a importância da nuvem nesse contexto, leia o artigo “Integrações e Software de Gestão para o Varejo”.

6. Atendimento ao cliente

O cliente deseja ter uma experiência agradável e se sentir especial, nesses dois pontos um software de gestão no supermercado pode ajudar. 

Com a automação comercial você evita filas, fazendo um atendimento rápido e sem atritos para o seu consumidor.

Por meio de um sistema que conta com cadastro de clientes, é possível realizar vendas a prazo para o consumidor e ainda ter um controle simples e seguro.

Vários softwares oferecem também opção para definir descontos, limites de crédito por cliente e muitas outras facilidades no momento da venda.

7. Controle de estoque

Principalmente no varejo de alimentos, como supermercados, padarias e mercearias, é impossível realizar o controle de estoque manualmente ou por meio de planilhas. 

É fundamental contar com automação comercial no checkout.

Na entrada da mercadoria também é possível automatizar o processo. Atualmente, o processo de conferência da Nota Fiscal com o pedido de compra do fornecedor traz ganhos relevantes para a produtividade e segurança do patrimônio da loja. 

Dessa forma, todas as vendas serão registradas e as informações dessas transações alimentarão todo o sistema do supermercadista.

8. Controle financeiro

Quais foram suas despesas que mais aumentaram nos últimos 3 meses? 

Em relação aos seus colegas de setor, como está seu nível de gastos no escritório? 

Qual é a previsão de contas a pagar para a próxima semana?

Não sabe responder? Utilizando o módulo financeiro do sistema de gestão, boa parte do contas a pagar já é lançado automaticamente a partir dos movimentos de mercadorias. Em seguida, basta lançar as demais contas e conciliar as contas bancárias com as apropriações corretas. O plano de contas gerencial é uma ferramenta muito poderosa para o supermercadista.

O supermercado necessita de uma gestão financeira profissional, uma vez que trabalha com grandes fluxos financeiros e baixa margem. 

Uma boa gestão de capital de giro pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. 

9. Segurança fiscal

No Brasil a legislação é complexa e onerosa. O problema é que não a seguir coloca sua empresa em risco. A notícia boa é que com um sistema para supermercado você ganha uma grande ajuda nessa tarefa.

Os sistemas já vêm com a legislação no software. Isso facilita e traz segurança para sua loja. 

Gerar o arquivo SPED fica muito mais fácil quando você utiliza um sistema para supermercado.

Principalmente com a NFC-e, o atendimento às regras fiscais passaram a ter um papel relevante não só na administração do supermercado, mas também no processo de venda no PDV. 

Sem um sistema seguro, rejeições trazem caixas parados e significam prejuízo!

10. Melhores decisões

Com informações precisas e atualizadas você conseguirá tomar decisões baseadas em dados e fatos e não apenas no “achismo”. Isso fará com que você tenha certeza sobre investimentos e consiga criar ações eficientes para impedir prejuízos para seu negócio.

Um sistema para supermercado fornece informações que vão desde dados específicos, como o resultado da venda de determinado produto, que serão importantes para você decidir se vale a pena continuar vendendo essa mercadoria, até informações operacionais, como a margem de perda de determinados itens. A partir dos números, você consegue criar ações para reduzir a situação adversa.

Quais são os principais relatórios que todo supermercadista deveria acompanhar? Fizemos um artigo explicando cada um deles, confira! 

Sistema para supermercado: braço direito do supermercadista

Supermercadistas que já utilizam um sistema de gestão em suas empresas colhem os resultados de uma operação automatizada, integrada e eficiente. 

Próximo passo: Como escolher um software de gestão (ERP) para supermercado?

Gostou do artigo? Deixe sua opinião nos comentários.

Publicidade