Como um varejista de sucesso, é provável que você já esteja executando algumas de suas funções de TI na nuvem. Isso é inteligente. A próxima etapa lógica é o seu sistema para um software de gestão em nuvem.
Mas mesmo que você saiba que a nuvem não é mais tendência, mas sim a regra, e que, em algum momento, acompanhará esse salto, pode estar hesitante em fazê-lo agora. Talvez você esteja com medo de não estar pronto para a mudança. Talvez você tenha preocupações com a segurança. Talvez você não consiga identificar claramente quais benefícios práticos e diários obteria com a mudança para a nuvem.
Quaisquer que sejam seus motivos, você deseja o melhor para sua empresa e se preocupa em permanecer competitivo. Você deseja tomar a decisão certa e empregar tecnologia que o impulsionará para o futuro hoje e amanhã.
Descubra:
A computação em nuvem, em inglês cloud computing, se refere a utilização de softwares diretamente pela internet, ou seja, sem a necessidade de instalação no computador local.
Em vez de possuir sua própria infraestrutura de computação ou data centers, as empresas podem alugar acesso, desde aplicativos a armazenamento de um provedor de serviços em nuvem.
Ou seja, um software de gestão em nuvem é construído na web, acessado pela internet. Então é um sistema mais moderno.
Para prosperar no varejo e em um cenário de mudança rápida, como a Transformação Digital, você precisa de uma arquitetura de sistemas de informação preparada para os desafios da década de 2020. Informações centralizadas e disponíveis online, com softwares integrados realizando o controle e gestão das operações, são fundamentais para a perenidade da loja. Migrar para a nuvem é imperativo nesse cenário.
Não só isso, aqui estão 4 razões pelas quais você deve considerar a migração para um software de gestão em nuvem:
Como o software de gestão em nuvem não é um sistema local, o seu negócio perde uma série de tarefas e atividades relativas ao servidor local e a instalação de programas, que gastam tempo e energia da empresa, muitas vezes para fazer apenas o básico.
Dessa forma, você não precisará se preocupar em ligar e desligar o servidor, ter um plano de contingência no caso de falta de energia, nem manutenções periódicas, como formatação, upgrades de memória e até limpeza do próprio equipamento.
Portanto, com um software de gestão em nuvem, as operações da sua loja ficam mais inteligentes e enxutas. Na prática, seus colaboradores mais capacitados utilizarão seu tempo para as questões mais relevantes do negócio, gerando valor para a empresa ao invés de ficar cuidando de equipamentos.
Você pode não perceber, mas provavelmente já utiliza a nuvem diariamente. Aplicativos como WhatsApp, Google Drive, iCloud da Apple, Dropbox e Spotify são só alguns exemplos de tecnologia de nuvem. Agora pare para pensar, qual o maior benefício em ter todos os seus documentos no Google Drive?
A resposta é simples, acesso fácil e instantâneo de qualquer dispositivo que utilizar e em qualquer lugar que você estiver, independente da sua localização.
Um software de gestão em nuvem é ideal para o seu negócio porque oferece os mesmos benefícios de mobilidade para sua gestão:
Acesso em qualquer lugar: às vezes você está em um fornecedor e precisa acessar uma informação, do último preço de compra e estoque de um produto, por exemplo. Ou você está de férias, mas acontece um imprevisto e você precisa saber o que está acontecendo na loja.
Acesso por qualquer dispositivo: o uso de aplicativos e dispositivos móveis evoluiu muito e agora permite o acesso a aplicativos de negócios e desktops corporativos no seu dispositivo pessoal. Então, desde que tenha acesso à internet, você consegue qualquer informação, de qualquer lugar.
Além disso, a equipe pode colaborar em tempo real, mesmo que esteja a milhares de quilômetros de distância. Esse recurso permite que, na pandemia, por exemplo, o seu funcionário do escritório consiga trabalhar de casa, com a mesma facilidade e velocidade da loja física.
Muitas pessoas costumam achar que a violação de dados é maior ao adotar a computação em nuvem. No entanto, isso é um equívoco. A segurança na nuvem é um dos principais motivos pelos quais as empresas estão migrando para a nuvem.
Você pode aproveitar as vantagens da nuvem enquanto reduz os custos de segurança e conformidade com uma variedade de serviços de segurança integrados fornecidos por um provedor de nuvem:
Identidade e acesso: o gerenciamento de identidade em nuvem de nível empresarial permite que você gerencie o acesso para seus usuários finais, ou seja, autenticação multifatorial e acesso de logon único.
Segurança de rede: suas máquinas virtuais e dados são isolados de tráfego e usuários indesejáveis. Você só pode acessar por meio de conexões criptografadas ou privadas.
Proteção de dados: a criptografia é usada para proteger os dados em trânsito entre os data centers e você. A destruição de dados requer padrões da indústria que exigem a substituição dos recursos de armazenamento antes da reutilização, bem como o descarte físico do hardware desativado.
Defesa contra ameaças: O monitoramento contínuo e a análise do tráfego revelam anomalias e ameaças. Você também pode realizar testes de penetração de aplicativos executados na nuvem, evitando, assim, ataque de hackers e sequestro de dados. Além disso, com o backup automático, você sempre consegue recuperar os dados.
Programas e certificações de conformidade: provedores de nuvem, como o Amazon Web Services, ajudam a otimizar a conformidade para a infraestrutura e os aplicativos executados. Você receberá relatórios de auditoria e pacotes de conformidade para obter uma visão sobre como os padrões regulatórios específicos são atendidos.
As ferramentas de integração em nuvem abriram um mundo de novas oportunidades para as empresas que desejam conectar sistemas distintos.
A integração em nuvem foi criada para quebrar os silos de dados, melhorar a conectividade e a visibilidade e, por fim, otimizar os processos de negócios. É uma resposta à necessidade de compartilhar dados entre aplicativos baseados em nuvem e de unificar os componentes de informação. Mas quais os benefícios para o seu negócio?
Um sistema de gestão é o cérebro da organização da sua empresa, é onde toda a informação está armazenada e é onde ocorre o processamento de uma série de cálculos, desde impostos até sugestão de compra e rentabilidade.
Faz muito sentido na hora de mudar de sistema em pleno 2021 você já mudar para um software de gestão em nuvem que esteja preparado para os desafios da transformação digital.