fbpx
Software ERP

Como reduzir os custos no varejo utilizando software livre?

Escrito por Dênio Santos | 07/08/2024
  • 11997 visualizações
  • 1524 compartilhamentos
Tempo de leitura: 5 minutos

Todo varejista, independentemente de seu porte, sabe que a operação de sua loja depende de sistemas de informação, que como quaisquer outros aplicativos, exigem recursos de hardware, software e infraestrutura.

software-livre

Neste breve artigo, apresentaremos uma opção que visa reduzir o custo de software na operação da sua loja, por meio da utilização de Software Livre.

O que é Software Livre?

Segundo o site Wikipédia “… Assim, o software livre é uma questão de liberdade, não de preço (os usuários são livres – o que inclui a liberdade de redistribuir o software, que pode ser feito gratuitamente ou por uma taxa). Software livre garante as liberdades dos usuários: Estudar e modificar software, pela disponibilidade do código-fonte, bem como a liberdade de copiar e distribuir.”

Software livre no Desktop:

Até recentemente, a maioria dos computadores usava o Windows como o seu sistema operacional. Essa dependência tem diminuído graças ao sistema operacional Linux, que nos últimos anos evoluiu muito, apresentando agora uma interface amigável. Anteriormente utilizado apenas como servidor, o Linux conta agora com vários empacotadores de distribuições que criaram soluções alternativas e sem custo, tendo se tornado uma alternativa viável ao uso do Windows da Microsoft.

São muitas as distribuições Linux existentes hoje. Apresentaremos duas delas e suas principais funcionalidades, lembrando que os recursos têm o foco em um uso normal do dia a dia e suprem com muita eficiência e segurança essas necessidades.

O Varejo e o Software Livre

Você que é varejista e não trabalha diretamente com tecnologia, deve estar pensando que software livre não é para você. Que tal entender onde ele pode ser útil, como uma boa alternativa para redução de custos?

Quantos computadores têm na sua loja? Os checkouts dos supermercados e padarias contam com equipamentos utilizados exclusivamente para “rodar” o software de frente de caixa. Muitas vezes, os varejistas utilizam o Windows nessas máquinas sem uma licença original, o que por si só já representa um risco de autuação e consequentes prejuízos. Quando olhamos para os demais equipamentos da empresa, seja no escritório, no depósito e assim por diante, a história se repete.

Por isso, ao fazer as contas, você perceberá que utilizar o software Linux pode ser um grande negócio.

O termo “distribuição” se refere a uma determinada versão do Linux, distribuída por uma empresa específica. A título de exemplo trataremos de duas delas.

Distribuições: Ubuntu e Linux Mint

Ubuntu: Mantido pela fundação Ubuntu, criada pela Canonical Ltda. em 2005. A proposta é oferecer um sistema que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independente do país e de sua língua. O Ubuntu possui suporte, e lança novas versões em períodos de 9 meses.

Linux Mint: É uma distribuição Linux irlandesa, baseada no Ubuntu, com uma proposta de versões modernas, elegantes e confortáveis de usar. Diferencia-se por possuir drivers e codecs proprietários por padrão, melhorando bastante a experiência na utilização de recursos gráficos. A título de curiosidade, as versões lançadas pelo time irlandês do Linux Mint sempre utilizam o nome de mulheres para rotular os lançamentos, tais como: Sarah, Rosa, Rafaela e Rebecca, dentre outras.

Tanto o Ubuntu, quanto o Linux Mint, vêm nas versões 32 bits e 64 bits, com uma ferramenta de instalação bem amigável, facilitando a preparação do equipamento para a solução. Contam com opção de instalação, procura e remoção de softwares através de um repositório com uma gama muito extensa de softwares cobrindo a maioria das necessidades comuns de usuários de computador. Veja a seguir uma pequena amostra do que estamos dizendo:

Softwares Livres utilizando Ubuntu e Linux Mint

A sigla L/W na relação dos softwares abaixo indica a existência do aplicativo em duas versões: uma para o Linux e outra para o Windows. Ambas as versões são de software livre e podem ser utilizadas sem nenhum custo para o usuário.

LibreOffice – L/W:

Pacote de aplicações para escritório baseado em software livre, inspirado e compatível com o Microsoft Office. Possui ferramentas para edição de texto, planilha eletrônica, apresentação de slides e gerenciador de bases de dados. É muito rápido quando instalado no Linux.

Navegadores de internet – L/W:

Google Chrome, líder mundial em utilização, tem atualizações constantes de falhas e segurança pela gigante Google. Já o Mozilla Firefox, terceiro colocado em utilização mundial, é muito rápido e também considerado por muitos especialistas da área como o navegador de internet mais seguro que existe.

Foxit Reader – L/W:

Ferramenta gratuita para leitura de arquivos PDF, indispensável nos dias atuais.

ThunderBird – L/W:

Programa cliente para leitura, controle e arquivamento de e-mail, que possui as mesmas funcionalidades das melhores opções pagas do mercado e com o diferencial de ser suportada e desenvolvida pelo mesmo fabricante do navegador de internet Mozilla Firefox. Possui muitos complementos e plugins que tornam o seu uso ainda mais eficiente e prático.

Skype – L/W:

Ferramenta adquirida pela Microsoft, que manteve a opção de software sem custo em parte de suas funcionalidades. O Skype é muito utilizado para comunicação pela internet, através de chats, voz e imagem.

Gimp – L/W:

Editor gráfico muito poderoso inspirado no software Photoshop, que atende muito bem as necessidades de edição de imagens e pode ser utilizado por experts em edição de textos.

AnyDesk – L/W:

Aplicativo gratuito desenvolvido na Alemanha, que fornece a possibilidade de acesso remoto entre computadores. Com ele você assume o controle de outro computador através da internet, podendo resolver situações a distância sem precisar da sua presença física.

Putty – L/W:

Emulador de terminal para aplicações que rodam em servidores remotos. Extremamente rápido e simples, o Putty é um dos emuladores de terminal mais usados no mundo e possui versões para sistemas operacionais muito específicos, como o Windows CE, por exemplo. Curiosamente, não possui versão para o Android.

Clamav – L/W:

Apesar de no Linux não haver muitas ameaças com relação a vírus, existem soluções de antivírus. Uma alternativa gratuita é o Clamav, solução que pode ser aplicada na sua estação Linux ou até mesmo em um servidor. Também possui versões para os sistemas Windows, MAC, FreeBSD e Solaris.

Pinta – L/W:

Para quem não sabe utilizar softwares de edição de imagem sofisticados e não vive sem o velho Paint, que vem com o Windows, essa é a solução perfeita para suprir essa necessidade.

Brasero:

Você pode gravar seus CD/DVD de maneira fácil e rápida com este software em vários formatos e velocidades. Ele é compatível com todos os drivers de DVD existentes no mercado.

Wine:

O Wine emula um ambiente Windows dentro do Linux, possibilitando assim rodar muitas aplicações desenvolvidas apenas para o software da Microsoft.

Além das soluções acima, existem muitas outras que devem ser avaliadas e podem atender a necessidades mais sofisticadas. Contemplamos, neste artigo, as aplicações que suprem o básico para o dia a dia em um ambiente de trabalho, promovendo a redução de custos.

Nota:

Este artigo foi escrito em uma estação de trabalho da Avanço Informática em LibreOffice 5, que roda em um Linux Mint (Rafaela). Todas as versões desses softwares estão traduzidas para o idioma Português do Brasil e em plena produção!

Links para os softwares:

UBUNTU

LINUX

LIBREOFFICE

MOZILLA

GOOGLE

THUNDERBIRD

GIMP

SKYPE

BRASERO

CLAMAV

ANYDESK

Gostou desse artigo, compartilhe nas redes sociais!

Patrocinado: