A nuvem revolucionou a maneira como as empresas lidam com suas informações, análises e estrutura de dados. Sua principal função é integrar aplicativos hospedados em nuvem com aplicativos locais.
Em seu nível mais básico, a nuvem é uma rede de servidores conectados. Quando você salva arquivos na nuvem, eles podem ser acessados de qualquer computador conectado à rede dessa nuvem.
É um sistema composto por milhares de servidores normalmente armazenados em um depósito enorme, ou várias centenas de depósitos grandes. Esses depósitos são protegidos e gerenciados por empresas capazes de armazenar grandes cargas de dados, incluindo Google (Google Docs), Apple (iCloud) e Dropbox.
Ao salvar arquivos na nuvem, você pode acessá-los em qualquer computador, desde que ele esteja conectado à Internet e você esteja conectado à sua plataforma de serviços em nuvem.
Portanto, não é apenas um conceito nebuloso. É físico, tangível, real. E você já faz uso dele!
Como comerciante, você está sempre procurando expandir as vendas e utilizar as redes sociais para vender mais, por exemplo, é uma maneira de usar a nuvem.
É certo que você utiliza diversas ferramentas na nuvem, mas provavelmente não sabe. Você sabe quais são?
O Google Drive é um serviço de armazenamento em nuvem e, como todos os serviços em nuvem, sua função principal é tirar um pouco da carga do seu disco rígido.
O armazenamento em nuvem funciona enviando seus arquivos para seus próprios servidores remotos – ou a “nuvem” – liberando espaço em seu computador. Isso deixa mais espaço em seus dispositivos para coisas mais importantes.
Se você tem uma conta do Google, também já tem o Google Drive. O simples ato de cadastrar-se em uma conta dá a você 15 GB de armazenamento gratuito.
Vale ressaltar que todas as ferramentas Google – G-mail, Planilhas, Docs, Apresentações e todas as outras – utilizam o Drive e, assim, a nuvem.
Sua loja utiliza o WhatsApp para a comunicação em equipe ou para comunicação direta com o cliente?
Imagine se amanhã essa ferramenta não existisse mais, sua empresa perderia produtividade? Então, o WhatsApp só é possível por causa da nuvem.
O mesmo vale para Instagram, Facebook e Pinterest, ambas as ferramentas utilizam a nuvem para o armazenamento de dados.
“A nuvem nos permitiu ser mais eficientes, testar novos experimentos a um custo muito baixo e nos permitiu fazer o site crescer dramaticamente, mantendo uma equipe muito pequena”, Ryan Park, engenheiro de operações do Pinterest.
Seu ERP, mesmo que ainda esteja em um servidor, utiliza alguns recursos e funções na nuvem. Atualmente para emitir uma nota fiscal, seja NF-e ou NFC-e, muitos utilizam softwares em nuvem.
A própria secretaria da fazenda, utiliza nuvem, neste caso, uma nuvem privada, para receber os XML das notas e autorizá-los (ou rejeitá-los). Ou seja, para vender, sua loja utiliza recursos em nuvem.
O Pipedrive é uma solução de gerenciamento de vendas baseada na web que permite que uma empresa monitore sua atividade de vendas. O Pipedrive organiza oportunidades de negócios e é considerado direto e fácil de usar. A solução também permite que uma empresa ajuste seus fluxos de trabalho dinamicamente e apresenta um sistema API aberto para trabalhar de forma coesa com outros sistemas de negócios.
Segundo o site oficial, “Trello é uma ferramenta de colaboração em nuvem, que organiza seus projetos em painéis. Em um piscar de olhos, o Trello diz o que está sendo trabalhado, quem está trabalhando em quê e onde algo está em processo.”
Um quadro do Trello pode ser considerado um quadro de avisos portátil, cheio de post-its que incluem barras de progresso, anexos e muito mais.
É uma das várias ferramentas de gerenciamento de trabalho colaborativo que cresceu em popularidade nos últimos anos. É uma ótima ferramenta para organizar as tarefas da equipe e acompanhá-las com todos os colaboradores, experimente!
Os serviços baseados na nuvem surgiram em um período de tempo curto, mas as possibilidades para onde eles estão indo são aparentemente infinitas. Os fornecedores continuarão a melhorar a segurança de seus aplicativos em nuvem para garantir que as empresas de todos os setores se sintam confortáveis com seus dados na nuvem.
Esses aplicativos mais famosos não são os únicos a utilizarem a nuvem, várias empresas de integração no varejo, como ERP, CRM, conciliador de cartão e E-commerce, também já estão na nuvem. Aplicativos de colaboração em equipe, como o Slack, também devem ver sua popularidade crescer rapidamente à medida que mais e mais empresas recorrem a eles para aumentar a produtividade e agilizar a comunicação.
Com o aumento de serviços de soluções modernas para gerenciar seus processos de negócios, as organizações continuarão a se apoiar nos serviços baseados em nuvem para se adaptar, evoluir e expandir seus negócios. No varejo não será diferente, por isso, ao avaliar as ferramentas a serem utilizadas na sua loja, leve em consideração a nuvem para se manter atualizado no mercado!
Gostou do artigo? Compartilhe com seus contatos e ajude a levar informações para todos no varejo.
Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo!