fbpx

Varejo

Ecommerce para pequenos supermercados: entenda porque dá certo

Ecommerce para pequenos supermercados: entenda porque dá certo

E-commerce, Tecnologia, Transformação Digital, Varejo
Você é varejista e pensa que as vendas online são apenas para grandes franquias? Neste artigo vamos mostrar as razões pela quais o e-commerce para pequenos supermercados funciona. O varejo é um dos setores que têm apresentado mais mudanças com as novas tecnologias nos últimos anos, a crescente participação do ecommerce e o impacto das mídias sociais nas lojas assustam os empresários. As razões para essas mudanças não estão apenas na evolução e maturidade das tecnologias, dos sites de e-commerce em todos os aspectos, desde a navegação ao pagamento, e da penetração de dispositivos móveis conectados a grande parte da população brasileira. A principal razão, com a qual o varejista deve se preocupar, está na mudança do hábito de consumo. Uma nova geração, os Millennials, que já nas...
Porque o varejo de alimentos é diferente

Porque o varejo de alimentos é diferente

Gestão, Transformação Digital, Varejo
O varejo de alimentos está presente em todo o mundo, desde pequenas mercearias de bairro até hipermercados. Há alguns anos trabalhando com o pequeno e médio varejo, percebi algumas características que o tornam um negócio diferenciado, pois ele acontece sob a influência direta do empreendedor, sempre à frente do negócio, tomando todas as decisões. O que torna esse varejo e seu empreendedor diferente?   Mas por que o varejo de alimentos é diferente? Vamos apresentar os 3 pontos principais que são características desse tipo de comércio. 1. Alto Giro Mesmo em uma mercearia ou pequeno supermercado, sempre há um cliente passando pelo caixa. Independente dos volumes, a mercadoria gira rápido. O que o alto giro influencia? Ele faz com que a operação exija diligência e controle ...
Tecnologia ainda mais presente no mundo pós pandemia

Tecnologia ainda mais presente no mundo pós pandemia

E-commerce, Tecnologia, Varejo
A pandemia da Covid-19 certamente chegará ao fim em algum momento, porém o mundo de 2019 não será vivenciado novamente. Engana-se quem acredita que apenas as relações pessoais serão alteradas. O mundo empresarial também sofrerá mutações que serão permanentes no cotidiano das empresas.   Talvez a mais notória mudança que o mundo pós pandemia irá se defrontar é com a tecnologia ocupando um protagonismo ainda maior. Não apenas por conta da reabertura de serviços que será realizada em etapas espaçadas, mas principalmente pela exigência de um mundo ainda mais conectado em que os espaços físicos das empresas serão substituídos por ambientes digitais. Para se ter uma ideia da mudança que já estava em curso até 2019, e que a Covid irá acelerar, segundo o IBGE, em 2018, cerca de 5...
Conheça as 4 dicas para reduzir custos no varejo

Conheça as 4 dicas para reduzir custos no varejo

Gestão, Gestão Financeira, Varejo
O comércio varejista está entre os principais setores da economia nacional, movimentando bilhões de reais. Contudo, vem sendo diretamente impactado pelos efeitos da crise e da pandemia do Covid-19.    Algumas empresas foram fechadas, colaboradores demitidos, a produtividade reduzida, entre tantos outros sinais que reforçam a ideia de que o momento não é dos melhores e que é hora de reduzir custos no varejo. Por outro lado, pode ser na turbulência que excelentes oportunidades de negócio surgem ou que seja possível se manter competitivo no mercado pela adoção de soluções que possam reduzir custos no varejo (de produção e operação) — considerados os gargalos dentro de uma empresa. Mas como manter a eficiência produtiva e mesmo assim reduzir custos no varejo?  Neste pos...
5 desafios ao montar um supermercado online

5 desafios ao montar um supermercado online

E-commerce, Tecnologia, Varejo
Montar um supermercado online é uma forma de aumentar as vendas da sua loja.  O mundo está cada vez mais tecnológico e as compras pela internet já fazem parte do dia a dia de grande parte da população, que superou a insegurança nas transações online e agora percebe as vantagens em utilizar essas ferramentas. Vender online com consistência e lucratividade depende de uma série de processos desconhecidos para o varejista tradicional. Por isso, ingressar nesse negócio é um grande desafio para quem está acostumado ao formato de venda físico.  Veja, no artigo, os principais desafios nesse caminho. 1. Sincronia dos processos Ao comprar  pela internet, o consumidor terceiriza uma série de tarefas que ele faria se fosse à loja física. Uma vez que a compra é realizada virtualmente, de...
Qual a importância de ter uma relação próxima com o seu cliente?

Qual a importância de ter uma relação próxima com o seu cliente?

Varejo, Vendas
Em momentos de crises, como esse que estamos passando com a Covid-19, muitas empresas suspendem os investimentos no marketing e observam uma redução forte no volume de novos pedidos. Isso acontece em parte por redução do poder financeiro dos consumidores, mas também por falta de uma gestão baseada em dados.   Como exemplo, vemos os casos da Magazine Luiza que, mesmo com as diversas lojas físicas fechadas, teve uma grande participação online e melhorou sua imagem para o consumidor final. Outro grande case foi a Via Varejo, dona das lojas Casas Bahia e Ponto Frio e também administradora do Extra.com.br. Com grande parte do seu faturamento no universo físico, a rede foi forçada a digitalizar toda a sua operação em um prazo extremamente curto. A eficiência nessa migração viro...
Como fazer um inventário de estoque confiável na sua loja

Como fazer um inventário de estoque confiável na sua loja

Estoque, Gestão, Varejo
O varejista precisa ter conhecimento sobre a situação do estoque da sua loja, isso fará com ele possa tomar melhores decisões e consiga reduzir perdas que comprometem a lucratividade do seu negócio.  Não tem outra escolha, a única forma de ter a certeza que o estoque virtual esteja igual ao estoque físico é por meio da contagem de produtos. Por isso vamos passar todas as informações para você saber como fazer um inventário de estoque na sua empresa. Já apresentamos aqui, algumas dicas para colocar em prática antes de realizar um inventário na sua loja.  Agora vamos aos passos! 1. Metodologia de contagem O primeiro ponto para saber como fazer um inventário de estoque é definir a metodologia.  Antes de começar o processo de contagem dos produtos que a sua loja tem, é fundam...
Amazon, a gigante do varejo online e físico

Amazon, a gigante do varejo online e físico

E-commerce, Tecnologia, Varejo
Há 25 anos, a Amazon.com entrou no ar e mudou a maneira como o mundo comprava livros. Hoje, a Amazon  vende de tudo, livros, música, roupas, utensílios domésticos e pisos.    Seu fundador, Jeff Bezos, escreveu o famoso plano de negócios da Amazon durante uma viagem com sua esposa. Após isso lançou a Amazon na garagem da sua casa, em 1994. Hoje, Bezos é o homem mais rico do mundo, com uma fortuna pessoal de mais de US $140 bilhões. Ele, pelo menos indiretamente, mudou completamente a maneira como compramos, lemos e consumimos entretenimento. A Amazon responde por cerca de metade de cada dólar gasto on-line nos EUA. Além disso, vende mais de 500 milhões de produtos em todo o mundo.  Mas a Amazon é maior do que você pensa.  A empresa é conhecida como a maior loja on...
O que é NFe (Nota Fiscal Eletrônica)?

O que é NFe (Nota Fiscal Eletrônica)?

Legislação, NF-e, Varejo
Você sabe o que é NF-e? Sabe quais são os procedimentos para a sua emissão e armazenamento? Com a crescente utilização de tecnologia pelo FISCO, a NF-e é a versão totalmente eletrônica da antiga nota fiscal, outrora emitida em formulários contínuos. Ela registra a operação mercantil e envia em tempo real todas as informações à Secretaria de Fazenda. Ao longo desse artigo vamos esclarecer o que é NF-e e apresentar algumas informações importantes sobre a emissão de documentos fiscais em um estabelecimento comercial do varejo. Mas afinal, o que é NFe? A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento gerado digitalmente pela empresa que está realizando a transação comercial, por exemplo, a venda de um produto.  Além de documentar fiscalmente as operações de venda, a NF-e também é ...
Como fidelizar clientes de delivery de comida?

Como fidelizar clientes de delivery de comida?

E-commerce, Tecnologia, Varejo
Nessa época de pandemia e afastamento social, muitas operações estão migrando para o serviço digital e isso é ainda mais intenso nos bares e restaurantes.  De certa forma, a digitalização já acontecia em um ritmo mais acelerado desde o surgimento de aplicativos como o iFood e o Rappi.  Ao atuar nesse formato de atendimento, é importante aprender como fidelizar clientes de delivery de comida para aumentar a lucratividade do seu negócio. O desafio de manter o cliente satisfeito deve ser um dos objetivos de cada empresário, já que o custo de aquisição de um novo consumidor pode ser até 6x mais caro, deixando a operação sempre no prejuízo. Veja aqui seis dicas para conseguir mais clientes Para ter sucesso no objetivo de fidelizar os clientes, é muito importante consolidar to...