fbpx

Varejo

Vale a pena criar uma área de prevenção de perdas na minha loja?

Vale a pena criar uma área de prevenção de perdas na minha loja?

Gestão, Varejo
As perdas que acontecem no dia a dia da operação do varejista podem representar mais de 2% do faturamento de uma loja. Como a margem no varejo é bem apertada, cada decimal é fundamental para conseguir fechar o mês no azul, por isso a prevenção de perdas é uma área que, cada vez mais, ganha mais destaque nos estabelecimentos. O investimento em prevenção de perdas deve fazer parte do dia a dia de todo gestor, pois é reduzindo esses desperdícios que será possível aumentar a lucratividade do negócio, aumentar as vendas e melhorar a produtividade da equipe. Por que criar uma área de prevenção de perdas em sua loja? Em uma pesquisa realizada pela ABRAS em 2016, ficou definido que mais de 60% das perdas em um supermercado acontece no setor de perecíveis. Portanto é preciso melhorar os proc...
Primeira edição do AMISTEC acontece em novembro

Primeira edição do AMISTEC acontece em novembro

Tecnologia, Varejo
No dia 8 de novembro de 2017 o Amadeus Business Tower receberá a primeira edição do AMISTEC (1º Fórum de Tecnologia da AMIS), evento de tecnologia realizado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS), voltado para varejistas e gestores que atuam nas áreas tecnológicas das empresas do varejo.     O evento que tem como tema “Tecnologia para a inovação” chega para ser um grande momento para o debate e o aprendizado sobre esse campo nas empresas, com abordagem sobre as atividades tecnológicas que podem e são usadas no dia a dia do mercado supermercadista. O varejo é afetado diretamente pelo uso da tecnologia, seja na produção, operação, gestão e vendas, há sempre uma solução tecnológica que pode contribuir com o varejista, por isso é importante esse gestor saber ...
NFe 4.0: o que muda com essa nova versão da nota?

NFe 4.0: o que muda com essa nova versão da nota?

Legislação, NF-e, Varejo
Você sabia que a Nota Fiscal Eletrônica vai sofrer novas alterações? A partir de novembro de 2017 passará a ser válido o modelo do leiaute da NFe 4.0. Sabe o que é nota fiscal eletrônica? Conhece suas particularidades? Baixe gratuitamente nosso material " Tudo que você precisa saber sobre NF-e" As alterações que, normalmente, acontecem no leiaute das notas fiscais eletrônicas têm como objetivo tornar esse processo mais padronizado, aumentando a segurança e o controle do fisco sobre a circulação de mercadorias. Além disso novos modelos, como a versão da NFe 4.0, pretendem favorecer a redução da manutenção nos sistemas de emissão de NFe para as empresas e para as SEFAZ. Essas modificações acontecem durante a revisão anual do modelo, ou a cada dois anos, e geralmente são inclusões de nov...

Como a automação comercial pode ajudar o varejo a fugir da crise

Softwares, Tecnologia, Varejo
Antes de entrarmos propriamente no tema da automação comercial, é preciso que façamos um rápido overview de como está hoje a situação do varejo no Brasil. Com a desaceleração acentuada da economia nacional nos últimos dois anos – tendo 2016 como o epicentro de uma das maiores crises dos últimos 50 anos – o comércio varejista viu um gráfico crescente cair em uma proporção preocupante. Portanto, hoje em dia fugir da crise é uma preocupação de todo varejista.   Mas de acordo com Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a “tímida” retomada deve começar a acontecer ainda em 2017. Isso devido aos esforços do setor, juntamente com iniciativas do governo (a distribuição dos valores das contas inativas do FGTS, por exemplo), que elevaram as intenções de compras...
Falta de produtos nos supermercados cai no primeiro semestre

Falta de produtos nos supermercados cai no primeiro semestre

Gestão, Varejo
Apesar das grandes variações ao longo dos primeiros meses do ano, a ruptura, indicador que mede a falta de produtos nos supermercados, fechou o primeiro semestre do ano com tendência de queda, de acordo com dados NeoGrid/Nielsen. O índice, que em janeiro foi de 11,68%, alcançou certa estabilidade nos meses de junho, julho e agosto, mantendo-se em cerca de 10%. As causas da queda do indicador de falta de produtos nos supermercados:  Robson Munhoz, vice-presidente de operações da NeoGrid, explica que a crise continua a influenciar os altos e baixos da ruptura em 2017. Segundo ele, a liberação do FGTS – que de certa forma aumentou o poder de compra da população e as vendas –, o alto índice de desemprego e a vagarosa recuperação da economia afetaram o comportamento do varejo e da indú...
Como aproveitar a crise para aumentar as vendas do seu supermercado

Como aproveitar a crise para aumentar as vendas do seu supermercado

Gestão, Varejo
De acordo com o Fundo Monetário Internacional, o PIB brasileiro deve crescer apenas 1,5% até o final de 2017. Sim, estamos vivendo uma crise e ela chegou também aos supermercados, já que o poder de consumo das famílias caiu como há mais de uma década não acontecia. Diante disso, é natural que os gestores do segmento busquem alternativas para minimizar os impactos da recessão. A boa notícia é que existem algumas formas de driblar a crise e até aumentar as vendas nos supermercados. E é sobre isso que vamos conversar agora. 1. Melhore a área de vendas para estimular o consumo Uma pesquisa realizada pela POPAI, uma associação mundial sem fins lucrativos para melhorias do marketing no varejo, revelou que 76% das decisões de compra acontecem nos postos de vendas. Logo, se quase a totali...
Automação comercial no varejo: 20 anos de história no Brasil

Automação comercial no varejo: 20 anos de história no Brasil

Software ERP, Tecnologia, Varejo
No início dos anos 2000, um seleto grupo de empresas participava do processo de automação comercial no varejo. Era restrito o número de revendas credenciadas para realizar a intervenção nos equipamentos fiscais e balanças, principais produtos de automação comercial da época adquiridos pelos varejistas. Eram poucos equipamentos oferecidos, registradora e balança até aquela época eram líderes de mercado, não se falava de coletor de dados ou mobilidade. A automação comercial no varejo girava em torno da pesagem e da obrigação fiscal, lacrar e deslacrar as balanças e/ou os computadores que guardavam a memória fiscal e que aos poucos substituíam as registradoras. Tudo era novidade e a abertura do mercado propiciou a redução de custos com os equipamentos de informática e o crescimento na ado...
Aprendizados do 6º Encontro de Gestores Supermercadistas

Aprendizados do 6º Encontro de Gestores Supermercadistas

Encontro de Gestores, Eventos, Gestão, Varejo
O InfoVarejo esteve presente na sexta edição do Encontro de Gestores Supermercadistas, idealizado pela Avanço Informática, empresa mineira fornecedora de ERP para o segmento, que contou com apoio da SI Automação Comercial, Algar Telecom, Compex e a AMIS (Associação Mineira de Supermercados). O evento teve como tema: “Superando desafios”, e apresentou para os gestores supermercadistas como superar momentos de mercado recessivo e conseguir sempre bons resultados para seu negócio, assegurando a sobrevivência da empresa em um mercado tão competitivo que é o varejista. Ao final do evento, os participantes saíram com várias informações e conhecimentos importantes para aplicar no dia a dia da gestão e operação dos seus negócios. Para os gestores supermercadistas que não estiveram presentes n...
TEF: estruturas e serviços necessários para utilização

TEF: estruturas e serviços necessários para utilização

Softwares, Tecnologia, Varejo
Aqui no InfoVarejo já falamos sobre o que é um TEF, veja o artigo, e como essa ferramenta traz muitas vantagens para o seu dia a dia (conheça as vantagens desse sistema, nesse artigo), portanto chegou o momento de saber o que sua loja precisa para colocar esse serviço em prática. Para facilitar o entendimento, vamos dividir esse artigo em duas sessões: questões relacionadas à estrutura (enquanto ambiente físico do varejo) e as que estão relacionadas aos serviços. 1 - Estruturas (componentes físicos): Servidor: Sua loja precisará de um servidor para realizar as configurações do TEF e para armazenar os dados das transações. Atualmente, algumas empresas já disponibilizam recursos para que esse servidor não precise estar alocado fisicamente na loja, ou seja, seus dados ficam gravados ...
Prevenção de perdas é tema de curso oferecido pela AMIS

Prevenção de perdas é tema de curso oferecido pela AMIS

Gestão, Varejo
Sabemos que no comércio, principalmente no varejo, as perdas representam uma porcentagem significante do faturamento da loja. Então, um dos caminhos mais seguros para aumentar a lucratividade e a produtividade do negócio é investir em uma política de prevenção de perdas e redução de desperdícios.   Aqui no InfoVarejo, esse tema é tratado com muito cuidado, pois sabemos das dificuldades do setor e a influência que 0,1 % tem no momento de fechar o mês, portanto é fundamental controlar as perdas na loja. Fizemos um artigo explicando o que são as perdas e como evitá-las, você pode ver clicando aqui. Curso: Prevenção de perdas - Identificação e eliminação de desperdícios nas empresas Com o objetivo de qualificar os varejistas e fazer com que esses tenham conhecimento para pr...