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Congresso InfoVarejo

Veja tudo o que aconteceu na 5ª edição do Congresso InfoVarejo!

Escrito por Equipe InfoVarejo | 29/08/2023
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Tempo de leitura: 8 minutos

Na última quarta-feira (23 de agosto), aconteceu, em Belo Horizontes, a 5ª edição do Congresso InfoVarejo, o maior evento varejista de Minas Gerais. 

Veja tudo o que aconteceu no Congresso InfoVarejo 2023

O Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH foi o responsável pela abertura do evento, que na sua 5ª edição reuniu grandes nomes do setor, organizando mais de 6 palestras e painéis sobre o mercado varejista, visando transformar e fortalecer o setor.

Logo após, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, falou um pouco sobre o crescimento do mercado varejista no último ano e as perspectivas para 2023. 

Agora vamos apresentar um pouco sobre algumas palestras do Congresso InfoVarejo 2022.

Rebeldes tem asas

O primeiro palestrante do Congresso InfoVarejo 2023 foi o Rony Meisler, fundador e CEO da Reserva, que trouxe um pouco da sua experiência e aprendizados na palestra Rebeldes tem asas.

No universo da moda brasileira, o nome Rony Meisler ecoa como um símbolo de inovação e sucesso. Como CEO e fundador da Reserva, uma marca que rapidamente se tornou um fenômeno, e atualmente liderando a Ar&Co, Meisler é reconhecido como um ícone do setor. Sua jornada é inspiradora e marcada por visão empreendedora.

Tudo começou em 2004, quando Rony Meisler e seu amigo publicitário Fernando Sigal decidiram diversificar o guarda-roupa masculino. Com foco inicial em bermudas e camisetas, a marca produziu peças que capturaram a essência descontraída da praia e da academia. Após o sucesso inicial, a marca precisava de um nome, e assim nasceu a Reserva, em homenagem à praia da Reserva, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

A ousadia e a capacidade de transformar desafios em oportunidades eram evidentes na abordagem de Meisler, como quando uma campanha publicitária foi construída em torno de um assalto à loja.

Em 2020, um marco transformador surgiu na jornada de Rony Meisler: a fusão da Reserva com a Arezzo&Co deu origem à Ar&Co. Isso não apenas cimentou seu status como líder da moda, mas também impulsionou a empresa para novas alturas. As marcas sob o guarda-chuva da Ar&Co, incluindo Reserva, Reserva Mini, Eva, Oficina, Reserva Ink e Reserva Go, redefiniram os padrões da moda nacional.

A visão de Rony Meisler se estende para além da moda. Ele é um entusiasta do Capitalismo Consciente e desafia constantemente as convenções, buscando a execução ágil de ideias sobre a mera idealização. Com sua notável carreira no mundo da moda e seu impacto em iniciativas mais amplas, como o movimento de Capitalismo Consciente no Brasil, Meisler personifica não apenas a excelência empresarial, mas também a responsabilidade social, como a destinação de uma parte da venda de cada peça para projetos sociais. No Congresso InfoVarejo 2023 Rony mostrou que um varejo consciente é possível e vale a pena!

Alto Custo de Rotatividade e os impactos na geração de lucro das empresas. 

A segunda palestrante do evento foi a Mônica Hauck, que há 12 anos, junto do seu marido, Alessandro Garcia, deu início a uma jornada que transcendeu os limites da vida pessoal e se tornou uma história de sucesso no mundo dos negócios. 

A mistura das habilidades de Alessandro, que dominava a Estatística e a programação, com a paixão de Mônica pela análise do comportamento humano, foi o ponto de partida para uma colaboração frutífera. Eles fundaram a Procreare, inicialmente voltada para softwares de gestão agropecuária, e posteriormente deram vida à Sólides em 2010.

O embrião da Sólides foi um protótipo avaliado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com uma precisão notável de 97%. Desde então, a Sólides tem se destacado no cenário de Gestão de Pessoas no Brasil, oferecendo soluções inovadoras baseadas em tecnologia avançada, incluindo a plataforma de gestão de pessoas, o sistema Profiler e ferramentas de People Analytics e Gestão Comportamental.

A Sólides cresceu 40% ao ano entre 2010 e 2015, mas Mônica estava determinada a ir além. O compromisso com a excelência a levou a desenvolver produtos inovadores que receberam reconhecimento, como o sistema Profiler, que identifica perfis profissionais e comportamentais, sendo considerado inovador pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Hoje, a Sólides é uma força no mercado, com mais de 3 mil clientes no Brasil e no exterior. A trajetória de Mônica Hauck e Alessandro Garcia é uma prova concreta de que paixão, visão e determinação podem superar obstáculos e criar um impacto duradouro. Seu exemplo inspira empreendedores e indivíduos a seguirem suas paixões e acreditar que, com trabalho árduo e dedicação, é possível transformar sonhos em realidade. 

Painel – Básico bem Feito

O primeiro painel da 5ª edição do Congresso InfoVarejo trouxe o Bruno Vasconcelos, da empresa Seu Cliente Oculto, a Ana Laura Souza, da Amigão Calçados e a Cláudia Fuzark, do Meu Bhar para discutirem sobre o básico bem feito no mercado varejista.

Avaliar e medir a satisfação do cliente é uma prática essencial para manter a qualidade dos serviços prestados por uma empresa. Atualmente, o Google desempenha um papel fundamental nesse processo, com dois impactos orgânicos significativos. Antigamente, o boca a boca era uma das principais formas de recomendação, mas hoje, as avaliações online desempenham esse papel de maneira amplificada.

Para garantir uma abordagem bem-sucedida, é crucial seguir três dicas básicas. Primeiramente, estabelecer processos corretos é fundamental para manter a consistência e qualidade dos serviços. Além disso, focar na margem de lucro e ter uma visão clara do fluxo de caixa é essencial para a saúde financeira da empresa. 

Erros como nome, endereço ou telefone incorretos no Google podem comprometer a experiência do cliente desde o início, enquanto funcionários descontentes podem prejudicar a imagem da empresa. Desarmar a agressividade do cliente e cultivar um ambiente transparente são estratégias essenciais para o sucesso.

Capacitar líderes e investir em consultoria também são passos valiosos para garantir a excelência operacional. Essas medidas ajudam a estabelecer uma visão unificada e a otimizar processos internos. Ao demonstrar um compromisso genuíno com a qualidade, a transparência e a satisfação do cliente, as empresas podem criar uma base sólida para o crescimento sustentável e a construção de uma reputação positiva.

Jornada do consumidor

Após almoço, a Bell Nacif, estrategista em vendas humanizadas, trouxe alguns aprendizados para o público sobre a jornada do consumidor. Segundo a Bell, vender vai muito além de uma simples transação comercial. É um ato de amor, um compromisso em servir aos clientes com excelência. E uma das chaves para o sucesso nessa jornada é a habilidade de ouvir. 

Quando olhamos para nossa equipe, precisamos nos assegurar de que eles estão sintonizados com as necessidades do cliente, prontos para transformá-las em soluções eficazes. Ouvir não apenas com a intenção de responder, mas com a vontade genuína de entender, é o que faz a diferença.

O poder das perguntas não deve ser subestimado. Conhecer profundamente o cliente é fundamental. Perguntar sobre suas preferências, gostos e necessidades traz clareza e certeza no processo de venda. Afinal, oferecer uma experiência satisfatória vai muito além do produto em si. Os clientes buscam experiências memoráveis e atendimento personalizado.

Porém, ser um vendedor eficaz vai além do produto ou da imagem. É sobre postura e compromisso. A liderança desempenha um papel crucial nesse aspecto. É importante lembrar as raízes e práticas que o trouxeram ao sucesso. A imagem pode abrir portas, mas é a postura e a ética que mantêm o negócio prosperando.

Uma das lições mais valiosas é que a satisfação do cliente não está na devolução do dinheiro ao receber um produto errado ou com defeito, mas sim na capacidade de resolver problemas e superar expectativas. Isso requer conhecimento e capacidade por parte da equipe. Investir em tecnologia é essencial, mas garantir que a equipe saiba utilizá-la é igualmente importante. Vender não se trata apenas de discurso, mas de entender e interpretar números, garantindo que cada decisão seja embasada e direcionada para o sucesso.

Painel – Diversidade

Tati Santarelli, da TeamHub, Raquel Ferreira, diretora de assistência social do Servas, e Kdu dos Anjos, do projeto La da Favelinha compuseram o segundo painel do dia para discutir sobre diversidade no varejo. A diversidade é um tema crucial no ambiente de trabalho, mas não é algo que acontece da noite para o dia, apenas com base em números. Mais do que isso, a diversidade envolve saber ouvir e ser ouvido, um passo fundamental para criar um ambiente onde cada indivíduo se sinta respeitado e valorizado.

Valorizar a diversidade significa reconhecer e celebrar as diferenças de cada profissional. É quando cada membro da equipe sente que suas características únicas são apreciadas e respeitadas, independentemente de sua origem, gênero, orientação sexual ou qualquer outra questão. Quando os profissionais percebem que suas diferenças são vistas como um ativo, o engajamento e a colaboração florescem.

A diversidade também engloba a capacidade de divergir de opiniões. Não é necessário concordar em tudo, mas é importante criar um ambiente onde as discordâncias sejam aceitas e onde o diálogo construtivo seja incentivado. O engajamento saudável leva ao crescimento e à inovação, ao invés de gerar conflitos destrutivos.

Para promover a diversidade, é essencial abordar o letramento dos principais temas relacionados. Muitas vezes, o medo do desconhecido leva a uma resistência ao novo. Começando pelo desenvolvimento da alta liderança, a conscientização sobre a importância da diversidade deve se estender à estratégia do negócio, processos internos e tomadas de decisão. O compromisso com a diversidade deve estar enraizado em todos os aspectos da empresa para que se torne uma cultura genuína e enriquecedora.

Painel – Cases como vender mais 

Rafaela Kayser, do Super Nosso, Kênua Ferreira, da Vila de Papel, Carol Nascimento, da Laço de Menina Store, e Luan Mariano, da rede Bonzão Supermercados, debateram, sob a mediação do Fred Rocha, sobre estratégias para aumentar as vendas.

No universo do comércio, o segredo não reside apenas no que você oferece, mas no porquê você oferece. Os clientes não compram simplesmente produtos ou serviços, eles adquirem a missão e o propósito que estão por trás da sua marca. Valorizar o tempo e facilitar a vida dos consumidores são princípios que acrescentam um imenso valor à experiência de compra.

Quando estamos no processo de venda, o propósito desempenha um papel crucial. Ele não apenas nos conecta com o cliente, mas também nos aproxima da essência verdadeira da marca. Embora haja diversos mecanismos de venda eficazes, como promoções, é a conexão genuína que estabelecemos com o cliente que cria um vínculo profundo e duradouro.

Em um mundo onde a automação está se tornando cada vez mais presente, é importante lembrar que o toque humano é insubstituível. Nenhuma máquina pode substituir um abraço sincero ou um sorriso acolhedor. Isso ressalta a importância das interações autênticas no processo de vendas.

A venda não se resume apenas ao momento da compra. Ela começa já no fornecedor. Manter uma qualidade constante é fundamental para conquistar a confiança do cliente. Ter um propósito como norte em todas as etapas do processo é fundamental. 

Transformar cada ponto de contato com o cliente em uma oportunidade de reforçar esse propósito é uma estratégia poderosa para fortalecer os laços e criar uma experiência memorável. Além disso, a adaptação às inovações do varejo, o gerenciamento do tempo do cliente e a valorização do relacionamento humano com os fornecedores são aspectos que contribuem significativamente para vender bem e proporcionar uma experiência única aos clientes.

Cenários e Tendências Econômicas

Para finalizar a 5ª edição do Congresso InfoVarejo, Alexandre Schwartsman, apresentou as expectativas do cenário econômico atual, brasileiro e mundial. 

A dinâmica econômica mundial é complexa e, atualmente, passa por um cenário inflacionário em queda, porém ainda em patamares elevados. Desde a crise financeira da bolha imobiliária nos Estados Unidos, as taxas de juros permaneceram em níveis incomuns. Esse fato tem implicações diretas no panorama econômico atual. Nos EUA, por exemplo, o mercado de trabalho permanece apertado, o que contribui para uma inflação acelerada. Quanto mais restrito o mercado de trabalho, mais rápido a inflação se eleva, e para conter esse aumento, é essencial equilibrar a relação entre desemprego e número de vagas disponíveis.

Um conceito crucial é o de pouso suave da economia norte-americana, que visa ajustar a economia para evitar um aumento abrupto nas taxas de desemprego. Na China, um ator relevante na economia global e com impacto direto no Brasil, a inflação apresentou queda. Antes da pandemia, a economia chinesa crescia a taxas impressionantes de 10% a 12% ao ano. Porém, houve um aumento discreto na taxa de desemprego, especialmente entre os jovens, e uma mudança no polo dinâmico da economia, que passou da exportação para a construção.

No contexto brasileiro, a China desempenha um papel vital, absorvendo cerca de 30% das exportações totais do país e aproximadamente 50% das exportações do setor agrícola. O agronegócio tem sido um pilar fundamental para equilibrar a balança comercial do Brasil. Apesar de não indicar uma recessão iminente, a economia brasileira cresce de maneira mais moderada. A taxa de emprego e desemprego vem mostrando sinais de recuperação, porém, o ritmo ainda é lento.

Essas dinâmicas econômicas globais e seus reflexos no Brasil destacam a interconexão das economias e a importância de se manter uma compreensão abrangente dos fatores que moldam a trajetória econômica de diferentes países. O acompanhamento cuidadoso desses indicadores é essencial para se adaptar a um ambiente econômico em constante mudança.

Vem mais por aí…

O congresso InfoVarejo 2023 foi um sucesso e é só o ponto de partida para melhorarmos e otimizarmos mais e mais o varejo nacional. 

Em breve teremos mais eventos para o segmento, visando sempre oferecer a melhor experiência para o varejista. 

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