Esteja você apenas abrindo um supermercado ou já estabilizado no mercado, adquirir novos clientes e manter os que você já possui e aumentar as vendas é fundamental. A boa notícia é que existem maneiras eficientes e mais fáceis do que você pensa para conseguir esses resultados.
Lembre-se que o marketing de varejo tem 4 componentes principais, um deles é o preço, que se refere à estratégia de precificação que o lojista utiliza para vender o item, mas como melhorar esse preço sem influenciar a margem?
Neste post, esclareceremos uma dessas formas, as promoções oferecidas pela indústria e como elas podem impulsionar suas vendas.
Descubra:
Promoções das indústrias são aquelas em que os próprios fornecedores (Pamper’s, Coca-Cola, Hellmann’s) ofertam produtos com descontos para o consumidor final.
As promoções das indústrias são vantajosas porque você, supermercadista, apenas repassará uma vantagem: desconto oferecido pela indústria (cashback), brinde ou sorteio de prêmios. Ou seja, você não terá trabalho com logística e não precisará abaixar a margem dos produtos.
Antes de olhar para táticas sofisticadas para atrair clientes, comece aproveitando ferramentas que já existem e que podem melhorar suas vendas.
Alguns sites, como o Portal da Promo divulgam, diariamente, várias dessas promoções. Ou seja, você pode abrir o site, analisar e definir quais são interessantes para o seu público. Depois é só divulgar!
Após definir quais serão as promoções interessantes para os seus clientes e para atrair novos consumidores, é hora de divulgar!
O trabalho que você terá na divulgação é mínimo, você só precisará divulgar nas redes sociais, por exemplo, ou nos canais que você utiliza. Para isso é importante você estar onde seus clientes estão. Os canais e as plataformas que você utiliza são muito importantes. Com mais de 800 milhões de usuários ativos mensais (mais da metade deles ativos diariamente), o Instagram é uma rede social obrigatória para os compradores e para os vendedores de hoje. Por isso, esteja presente nessa rede. Mas não se esqueça do boca a boca. Uma boa promoção é sempre repassada, no grupo da família ou do condomínio.
Quer saber como atrair mais clientes sem gastar nada? Veja aqui!
Seus clientes atuais são seu ativo mais importante! Pode custar 5 vezes mais para conseguir um novo cliente do que manter um existente. Além disso, seus clientes existentes têm maior probabilidade de comprar seus produtos. Eles também já são algumas de suas maiores ferramentas de divulgação.
Então, além de divulgar as promoções nas redes, lembre também de divulgá-las na loja. Às vezes o cliente está em uma compra e, ao escutar uma promoção no som, decide levar mais de um produto, ou até mesmo um que não estava na lista.
Uma das melhores maneiras de atrair, converter e fidelizar clientes é impressioná-los com uma boa promoção. Certifique-se de que você está divulgando os produtos e marcas certas nos lugares certos.
Gostou do artigo? Compartilhe com outros varejistas que fazem parte da sua rede de contatos.