De acordo com vários estudos, o bisfenol A (BPA) e seu substituto químico bisfenol S (BPS) foram confirmados como prejudiciais à sua saúde.
O BPA é um desregulador endócrino. O sistema endócrino produz e secreta hormônios que regulam a atividade das células e organismos do corpo, e o BPA/BPS podem interferir nessas células e organismos, causando tumores cancerígenos, defeitos congênitos e outros distúrbios do desenvolvimento.
Por mais que algumas empresas não se importem com isso, essas pesquisas já comprovaram que os riscos à saúde do uso de BPA e BPS superam em muito os benefícios para a economia das empresas.
Mas você sabe onde o BPA está presente na sua loja?
Você já viu o termo BPA Free em alguma embalagem na sua loja? Em utensílios para crianças é mais comum, nas mamadeiras por exemplo.
Não é incomum empresas colocarem essa sigla nos seus produtos. Isso porque muitos consumidores já sabem dos perigos causados pelo composto e evitam comprar itens que utilizem BPA na sua fabricação.
Sua loja ainda trabalha com fornecedores que vendem produtos com BPA? Você tem alternativas para os clientes que buscam BPA Free?
O papel térmico, aquele utilizado na impressão do cupom fiscal, também utiliza BPA na sua composição e não se engane, empresas que oferecem papel térmico sem BPA, usa o BPS como alternativa, que é um componente igualmente tóxico para a saúde humana e para o meio ambiente.
Os clientes têm um contato pequeno com esses cupons, mas imagine os seus operadores de caixa, que ficam o dia inteiro em contato com esse composto. Isso é uma grande preocupação para os trabalhadores do varejo, devido ao alto número de recibos que os caixas manipulam diariamente.
Dados mais recentes relatam que a dose máxima segura temporária de ingestão diária tolerável de BPA, segundo Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, é de 4 µg/kg de peso corporal/dia.
As concentrações dos agentes químicos utilizados como reveladores no papel térmico podem chegar até 42.600 µg/g, o que representa aproximadamente 35 mg de BPA em um recibo com dimensão de 7,5×20 cm2 e peso 0,8 g.
Diversos estudos avaliam a exposição constante ao papel térmico pelos profissionais que trabalham como operadores de caixa e estima-se a absorção/ingestão diária de BPA variando entre 1,3 a 218,3 µg/dia, devido à exposição constante ao papel.
Hoje em dia já existem alternativas que solucionam esse problema, como o Cupom Verde, um cupom digital que não gera custo algum para sua loja!
Quer saber qual o real custo em imprimir Cupom Fiscal na sua loja? Veja aqui!
Os especialistas concordam que não há quantidade segura de qualquer desregulador endócrino para o corpo humano absorver, e é por isso que remover a exposição do trabalhador e do consumidor aos recibos de papel térmico BPA e BPS é de suma importância.
As alternativas para a impressão de papel térmico já existem. O Cupom Verde disponibiliza o cupom fiscal via aplicativo no celular e, além de prezar pela saúde dos seus funcionários e clientes, você estará contribuindo com o meio ambiente.
Com o Cupom Verde, os cupons fiscais ficam arquivados e podem ser acessados sempre que o consumidor precisar.
Quer tornar sua loja mais sustentável? Veja como!
Gostou do artigo? Deixe um comentário com sua opinião.
Tem dúvidas ou sugestões? Fale conosco pelo Fórum InfoVarejo!