O varejo de alimentos é caracterizado por uma grande variedade de produtos, já que um pequeno supermercado conta facilmente com mais de 4.000 produtos diferentes.
Essa realidade tem uma implicação na operação do dia a dia: a dificuldade no cadastro de produtos de forma correta com todas as suas informações.
Quem trabalha no comércio sabe da complexidade em cadastrar a variedade de informações de um único produto. Diante desse cenário, é de se pensar que o cadastro de produtos é um vilão, afinal de contas o processo é burocrático, gasta tempo e recursos da loja, além de exigir pessoal qualificado.
No entanto, essa é uma visão superficial, basta observar que no varejo uma das principais fontes de dados é justamente o cadastro de produtos. Para uma boa gestão e organização da loja é fundamental que as informações estejam corretas.
Às vezes, o cadastro de produtos pode parecer jogar “contra”, mas na realidade ele é um grande aliado do varejista. O cadastro correto e regularmente auditado traz segurança, controle e eficiência para a operação da sua loja.
Para os varejistas mais experientes, que fazem análise de dados de compras dos seus consumidores ou implementam a gestão por categorias, o cadastro de produtos é a base para que a empresa realize esses procedimentos.
O nosso objetivo agora é chamar a atenção para a importância deste assunto. Nos posts seguintes falaremos mais sobre como manter cadastrados corretamente os produtos na loja.
Para isso, mostraremos que basicamente os colaboradores da loja devem estar bem orientados em três áreas distintas: informações mercadológicas, informações fiscais e contar com processos bem definidos de como cadastrar o produto no erp de gestão.
Em um ponto todos concordam, um cadastro correto e atualizado é sem dúvida um desafio. Para isso existem ferramentas que podem te ajudar, confira esse artigo falando sobre a validação tributária dos produtos.
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