O principal objetivo de qualquer varejista é vender os itens que estão em suas gôndolas, sendo assim, as perdas de estoque são prejudiciais ao resultado que é esperado de uma loja, pois são elas as responsáveis pelos desperdícios de produtos que deveriam ser vendidos.
Você sabe o que são as perdas? Criamos um artigo explicando com detalhes o que são e cada tipo desse problema que, infelizmente, afeta os estabelecimentos do varejo.
As perdas podem acontecer em diversos momentos da operação da loja, desde o momento do recebimento de mercadoria, até o instante que ela passa pelo PDV. Por isso a prevenção é a melhor forma de evitar que aconteça e que prejudique os resultados da empresa.
Vamos apresentar aqui algumas rotinas que devem ser implantadas pelo setor de prevenção, para evitar as perdas de estoque na loja.
A prevenção de perdas está ligada aos processos internos da operação do varejista, por isso grande parte das formas de combater tem relação com a melhoria e a criação de rotinas mais cuidadosas de operar a loja.
Hoje em dia pensar em uma gestão de processos sem contar com um sistema ERP integrado é impossível. As informações dos softwares de todos os setores precisam estar integradas em uma única plataforma, dessa forma será garantida a segurança dos dados e a possibilidade de relatórios confiáveis.
Além disso, o sistema de gestão é importante para o controle de estoque em geral, pois ele será responsável por fornecer dados para a compra, venda e movimentação em geral das mercadorias que a loja possui.
Grande parte das perdas de estoque de uma loja está ligada ao desperdício de produtos que são derivados da falta de procura por parte dos consumidores, ou seja, a demora para vender, que gera fim do prazo de validade e ações promocionais sem sucesso.
Dessa forma, o setor de compras deve ser um dos responsáveis por evitar as perdas, estabelecendo um processo de aquisição de mercadorias baseado na demanda do cliente.
O pedido de compra é um aliado do setor de compra, entenda o porquê.
O controle de estoque é um dos grandes desafios do varejista e é o principal responsável por garantir o sucesso de toda a operação. Com a prevenção de perdas não é diferente, é essa atividade que deve acompanhar toda a movimentação dos itens na loja.
Vencimento, transporte e exposição nas prateleiras, são algumas atividades que devem ser acompanhadas de perto pela equipe responsável por controlar o estoque da loja. Esses processos são grandes causadores de desperdícios e o acompanhamento de perto é fundamental para reduzi-los.
A prevenção contra perdas de estoque deve começar no momento em que os produtos chegam ao depósito da loja. Um processo de recebimento de mercadoria eficiente deve oferecer informações precisas e corretas sobre os itens, alimentando assim todo o processo de controle de estoque e de vendas desses itens.
Os dados sobre a validade, transporte e exposição serão fundamentais para que a equipe responsável pelo controle de estoque possa adotar as melhores práticas, tanto para manuseio, quanto para venda.
Um processo muito utilizado por vários varejistas é o confronto do pedido de compra, com a Nota Fiscal Eletrônica e o recebimento na loja. Nesse artigo explicamos esse processo!
Essa rotina deve ser adotada pela equipe de reposição de mercadorias, que é basicamente, dar atenção aos produtos que têm um vencimento próximo.
Muitas vezes, na correria do dia a dia, os repositores, com pressa, tendem a colocar os produtos sem prestar atenção na data de validade, isso pode ser a causa de grande parte das perdas desses itens. Sendo assim, aplicar um processo cuidadoso de reposição de mercadoria que tenha como fundamento deixar os produtos que vencem primeiro à frente, é uma boa estratégia para evitar perdas de estoque.
A operação do estoque deve ser baseada em uma estrutura fixa de controle e gestão. Essa estrutura deve ser baseada em regras e normas, dessa forma todos os processos que derivam do controle de estoque serão padronizados, evitando erros e divergências operacionais, que podem causar perdas.
É importante ressaltar que processos como rondas e auditorias fazem parte da rotina de prevenção de perdas e devem ser feitos para avaliar a efetividade das ações criadas para reduzir esses problemas.
Todos os processos do varejista devem ser avaliados e gerenciados por meio de indicadores de resultados. Esses dados serão importantes para avaliar a ocorrência de perdas de estoque, o aumento de produtos de alto risco e as causas que mais ocorrem na loja.
O planejamento de ações voltadas para o combate às perdas de estoque deve ser feito com base nesses indicadores, dessa forma, o gestor será amparado por dados precisos, o que evita investimento errado.
O inventário de estoque é a principal forma de conseguir dados sobre o estoque da sua loja. Por meio dessa atividade será possível fazer o alinhamento entre as informações do sistema de gestão (estoque virtual) e os dados coletados no estoque (estoque físico).
Além disso, por meio do inventário é possível contar todas as mercadorias da loja e estabelecer informações precisas para o setor de compras e acertar o controle de estoque, evitando perdas de estoque.
Em um mercado cada vez mais competitivo, a melhor forma do varejista garantir o aumento da lucratividade do seu negócio é reduzir as perdas e desperdícios que acontecem em sua loja.
Por isso, seguir as rotinas apresentadas aqui e estabelecer uma cultura de combate às perdas de estoque é um diferencial competitivo e pode garantir resultados melhores para o varejista no momento de fechar o faturamento da empresa.
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