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Gestão

Como Capacitar seus Funcionários para Trabalhar no Supermercado?

Escrito por Bruno Vasconcelos | 04/01/2023
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Tempo de leitura: 5 minutos

A princípio, trabalhar no supermercado pode ser uma jornada muito desafiadora. Com o intuito de facilitar essa tarefa, falaremos sobre como capacitar seus funcionários para que esse trabalho seja feito da maneira mais adequada.

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É importante ressaltar que para ter o que se chama de sucesso no mercado corporativo, manter sempre seus funcionários treinados e capacitados é uma ação crucial.

Por que Devo Capacitar Minha Equipe?

Inicialmente, você pode estar se perguntando “por que devo capacitar minha equipe a todo momento?”

Bem, a resposta é muito simples! Na realidade, uma equipe bem capacitada e instruída pode atender os seus clientes com excelência e, com isso, fazer com que eles se tornem fiéis ao seu estabelecimento.

Entretanto, lembre-se, é importante capacitar não só os funcionários de piso da loja que fazem a presença externa do supermercado. Mas, também os do ambiente interno, como o setor administrativo. Afinal, todos fazem parte da empresa e precisam estar a par de tudo sobre ela.

Caso esteja se perguntando por qual parte da sua equipe você deve começar, abordaremos os detalhes no próximo tópico. 

Capacite seus Gestores

Normalmente, os gestores estão à frente de diversos setores da empresa, são eles que têm o controle e sabem de tudo o que acontece, até mesmo antes dos donos.

Em outras palavras, eles precisam estar mais presentes com a sua equipe no dia a dia, demonstrar força e confiança, além de serem capazes de possuir uma visão analítica e organizada. Além disso, também é necessário ter inteligência emocional, para resolver conflitos e passar por momentos de crise, sempre apoiando a sua equipe como um todo.

Nesse sentido, existem diversos cursos que podem ser utilizados para que eles aprendam como agir em determinado tipo de situação. Como, por exemplo:

Cursos de gestão e liderança; gestão de pessoas; gestão de conflitos; gestão financeira; planos de negócio; relações interpessoais no trabalho, entre outros. 

Esses são alguns exemplos de cursos que podem auxiliar no desenvolvimento de  um gestor e/ou gerente.

Lembre-se que ele, muitas vezes em conjunto com o responsável de recursos humanos, é quem seleciona futuros colaboradores que irão trabalhar no supermercado, fazendo parte do seu time. Sendo assim, os conhecimentos adquiridos ajudam-no nessa tomada de decisão.

 

Capacite o Atendimento

Da mesma forma que os gestores precisam estar atualizados, os colaboradores também possuem a necessidade de serem muito bem capacitados.

Nessa linha de raciocínio, o atendimento é a parte da empresa que tem um contato direto com o cliente, por isso, é o processo que mais impacta na experiência do cliente. Portanto, é ele o setor responsável por fidelizar seus clientes.

Ou seja, aplicar treinamentos como, por exemplo: técnicas de vendas com foco no cliente; atendimento ao cliente; excelência no atendimento; relacionamento com o cliente, entre outros. São de suma importância visando um bom atendimento.

Afinal, esses cursos apresentam técnicas de atendimento, postura e comunicação para que o colaborador entregue um atendimento de qualidade durante a sua jornada de trabalho no supermercado.

Ter um atendimento capacitado faz toda a diferença na hora que o seu cliente for avaliar seu estabelecimento. Até mesmo para que ele sinta satisfação e confiança, lembrando do seu estabelecimento ao precisar fazer indicações a familiares e amigos.

Treinamento para o Rh

A princípio, passar treinamento para esse setor é uma das boas práticas que uma empresa deve ter para se destacar da concorrência. Pois, com o setor de recursos humanos capacitado, ele consegue dar um maior suporte aos colaboradores com treinamentos personalizados, melhorando assim a produtividade como um todo, ajudando-os a ficarem mais engajados e felizes no dia-a-dia de trabalho.

Geralmente, o profissional de RH ou Gestor de Pessoas, como é chamado atualmente, entende de pessoas, sendo a sua principal qualificação de liderança e também sobre o trabalho em equipe. Mas, os seus conhecimentos técnicos devem estar em constante desenvolvimento com as suas habilidades inatas aprendidas no decorrer da vida.

Contudo, também deve-se atentar na diferença entre Treinamento e Desenvolvimento do seu RH. O treinamento serve para preparar o profissional para exercer uma atividade específica, já o desenvolvimento serve para medir a evolução do mesmo ao longo do tempo. É imprescindível que você se atente a essas duas maneiras de capacitação do seu profissional de RH, pois só assim ele estará preparado para instruir todos os colaboradores do seu supermercado.

Tipos de treinamentos para capacitar os seus funcionários

Até aqui você leu e conseguiu compreender o quão importante é preparar os seus colaboradores dos diversos níveis hierárquicos para a sua atual função. Porém, nessa altura do campeonato, já deve existir um mapa com as características de cada um, para que o treinamento seja efetivo e personalizado de acordo com as competências exigidas para o cargo.

Dessa forma, fique com os exemplos abaixo para se inspirar e escolher o melhor método para a sua equipe.

Treinamento presencial prático

O mais tradicional ainda é eficiente. Esse treinamento pode ser realizado por um profissional interno da empresa e/ou até mesmo por um especialista externo. O modelo lembra a metodologia de ensino de escolas e faculdades, onde precisa ter um tutor responsável quase 100% presente.

A sua desvantagem é essa, dependendo do tamanho da equipe e suas escalas, fica complicado de conseguir que todos estejam presentes no momento do treinamento.

Mas, as suas vantagens ultrapassam as expectativas. Tais como:

  • Aumenta a interação pessoal e aproxima as equipes;
  • Proporciona um momento de trocas e networking;
  • Cria uma confiança entre gestor e colaborador;
  • Transmite um sentimento de motivação no colaborador, por está sendo instruído e recebendo a devida atenção sobre o seu trabalho.

 

Coach corporativo

77% das empresas dizem já ter testado a implementação de um programa de coach em suas dependências. Nesse método, o coach treinará os colaboradores para trabalhar metas que vão além do seu desenvolvimento profissional, mas também no motivacional e humano.

Normalmente, são programas contínuos e individuais, indicado para empresas de todos os portes.

Gamificação

Por fim, a gamificação. Atualmente esse tipo de treinamento vem se tornando tendência em empresas modernas. O propósito da gamificação é trazer para os colaboradores assuntos relevantes da cultura organizacional em formato de jogos, fazendo com que o engajamento aumente e melhore o clima organizacional.

É preciso ter criatividade, mas o resultado final é o reforço das emoções positivas, competitividade saudável entre os colaboradores em busca de priorizar as metas e a criação de um senso de progressão no trabalho.

Caro empresário, chegamos ao fim deste artigo. Espero que o conteúdo lido até aqui tenha sido proveitoso e que você consiga aplicá-lo na sua empresa. 

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Qualquer dúvida, mande por e-mail no bruno@seuclienteoculto.com.br ou no LinkedIn.

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