Em poucos meses, a IA (Inteligência Artificial) deixou de ser um tópico futurístico falado em salões de feiras de tecnologia para e tornou-se em uma realidade. Isso pode ser atribuído principalmente ao modelo mais recente da OpenAI, ChatGPT.
A ferramenta de IA generativa, que escreve conteúdo com base nas perguntas dos usuários usando dados de um modelo de aprendizado de máquina, causou grande impacto com suas respostas semelhantes às humanas a solicitações simples, preocupando acadêmicos e redatores.
O sucesso do ChatGPT garantiu que os gigantes da tecnologia, do Vale do Silício a Xangai, se concentrassem na produção de suas próprias plataformas rivais.
No início do ano, em resposta ao investimento multibilionário da Microsoft na OpenAI, o Google lançou uma nova versão do chatbot de IA, Bard, alimentado por seu software LaMDA.
Descubra:
O ChatGPT é um chatbot com inteligência artificial que usa aprendizado de máquina para responder a perguntas em um diálogo de conversação. A OpenAI lançou o ChatGPT em 30 de novembro de 2022. Em cinco dias, o ChatGPT atingiu 1 milhão de usuários, de acordo com o CEO da OpenAI, Sam Altman.
GPT significa transformador pré-treinado generativo, que encontra padrões em sequências de dados. Atualmente, o ChatGPT usa o modelo de linguagem GPT-3.5, treinado a partir de texto criado por humanos na Internet. A versão paga, ChatGPT Plus, usa o modelo GPT-4 atualizado. O ChatGPT usa o modelo de linguagem AI para formular respostas às consultas do usuário.
O conteúdo popular gerado por IA para ChatGPT inclui o seguinte:
O Google Bard também é um chatbot com inteligência artificial que simula conversas humanas com processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina, obtendo respostas da Internet. Bard originalmente usou LaMDA para aplicativos de diálogo, mas atualizou para o modelo de linguagem de próxima geração do Google PaLM 2 (Pathways Language Model).
Esse modelo é melhor em raciocínio de senso comum, lógica e matemática em comparação com modelos anteriores, segundo a Google. A empresa também disse que este modelo é mais rápido que as versões anteriores. Bard fornece respostas mais detalhadas às perguntas feitas do que a pesquisa típica do Google por meio desse grande modelo de linguagem.
O principal objetivo da Bard é recuperar informações em uma resposta simples versus uma página de resultados de buscadores, como assistentes digitais, como Alexa e Siri, mas com links para os usuários coletarem mais informações.
Bard também trabalha como assistente pessoal e ajuda em tarefas como reservar férias, encontrar reservas existentes e ajudar no planejamento de refeições. A Bard usa mais consultas de linguagem natural ou coloquial para pesquisa do que palavras-chave usadas pelos mecanismos de pesquisa. Ela está disponível ao público e oferece conteúdo em três idiomas em 180 países.
Os serviços do ChatGPT e do Bard são semelhantes, usuários digitando perguntas para receber uma resposta “humana”.
Em fevereiro de 2023, a Microsoft anunciou que lançará tecnologia para grandes empresas criarem e personalizarem seus próprios chatbots usando a tecnologia ChatGPT. A Microsoft também incorporará funções de pesquisa com inteligência artificial em seu mecanismo de pesquisa Bing e no navegador Edge com uma experiência de bate-papo para ajudar na pesquisa do usuário. O Google não anunciou quando planeja adicionar a funcionalidade AI chatbot ao seu mecanismo de pesquisa, mas parece certo que isso aconteça.
A principal diferença entre ChatGPT e Bard é a fonte de dados. A Bard extrai continuamente informações da Internet, para ter as informações mais recentes. As fontes do ChatGPT terminam com dados de 2021, por isso são limitadas a pesquisas quando você precisa de informações mais recentes. A Bard tem mais dados para coletar informações em tempo real.
Apesar do surgimento de vários chatbots rivais, aqueles que provavelmente dominarão ainda são o ChatGPT e o Bard, apesar de seu erro de revelação.
Ambos parecem ser muito semelhantes, no entanto, existem diferenças sutis que podem colocar um na frente do outro em termos de liderança de mercado. Como o ChatGPT é limitado a informações até 2021, ele não é capaz de fornecer respostas a perguntas sobre eventos recentes, o que os analistas acreditam que poderia dar vantagem à Bard.
Além disso, os custos operacionais também podem ser menores para o Google e, com seu maior alcance (o ChatGPT tem mais de 100 milhões de usuários, o Google tem um bilhão de usuários ativos diariamente), pode escalar a Bard mais rapidamente.
Mas ainda é difícil julgar qual chatbot é melhor. Ambos estão sendo treinados à medida que os usuários enviam feedback, portanto, pode haver alterações.
Embora o Google tenha maior potencial para escalar seu chatbot, o apoio da Microsoft pode ajudar a OpenAI a impulsionar o ChatGPT.
A gigante da tecnologia certamente tem grandes planos para seu novo investimento e, em fevereiro, relançou seu navegador Bing com o ChatGPT incorporado.
A Microsoft também anunciou um novo nível premium do Microsoft Teams, apresentando uma versão do ChatGPT que será, capaz de gerar notas e destaques de reuniões, potencialmente economizando muito tempo do mundo corporativo.
Ambos os modelos e seus rivais a serem lançados em breve oferecerão grandes aplicações para varejistas e marcas em vários setores diferentes.
O ChatGPT, por exemplo, oferece uma solução abrangente de chatbot para marcas que buscam fornecer uma interação mais natural com os clientes. Ele foi projetado para criar conversas naturais com os clientes, pode responder às solicitações dos clientes e envolver os clientes em um diálogo potencialmente de longo prazo.
Por outro lado, a Bard permite a compreensão da intenção por meio de interações em tempo real de conversas faladas. Ela foi projetada para permitir que as conversas de usuário para usuário e de marca para usuário sejam facilmente compreendidas por meio de tecnologias de processamento de linguagem natural. A Bard também oferece uma compreensão aprimorada da intenção do cliente, permitindo que as marcas direcionem melhor os serviços e forneçam experiências personalizadas.
O futuro da IA no varejo continua a mudar e se adaptar tão rapidamente quanto começou, encontrando usos adicionais além do atendimento ao cliente, como criação de conteúdo, otimização de e-mail, recomendações de produtos e postagens em mídias sociais.
De qualquer forma, não tem volta, os chatbots de IA se tornaram populares e vieram para ficar e se entrelaçar com a vida cotidiana.
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