De acordo com o Fundo Monetário Internacional, o PIB brasileiro deve crescer apenas 1,5% até o final de 2017. Sim, estamos vivendo uma crise e ela chegou também aos supermercados, já que o poder de consumo das famílias caiu como há mais de uma década não acontecia.
Diante disso, é natural que os gestores do segmento busquem alternativas para minimizar os impactos da recessão.
A boa notícia é que existem algumas formas de driblar a crise e até aumentar as vendas nos supermercados. E é sobre isso que vamos conversar agora.
Descubra:
Uma pesquisa realizada pela POPAI, uma associação mundial sem fins lucrativos para melhorias do marketing no varejo, revelou que 76% das decisões de compra acontecem nos postos de vendas.
Logo, se quase a totalidade dos consumidores decidem o que e como comprar quando estão no supermercado, é muito importante trabalhar o visual merchandising, as ações promocionais, o layout, enfim, ter uma loja que estimule o consumo e aproveite este comportamento dos consumidores.
Veja esse artigo e entenda o motivo do ponto de venda ser o local sagrado de um supermercado.
Por incrível que pareça, os cartazes em papel já tradicionais nos supermercados são apontados pelos consumidores como mídias que os estimulam a comprar.
Isso significa que por mais que uma dona de casa já vá à loja com alguns itens em mente, ela se sentirá tentada a comprar produtos que são anunciados nos cartazes com preços extraordinários.
A dica é: inove nos cartazes; tente fazê-los mais chamativos e atraentes, pois assim os consumidores serão ainda mais estimulados a levar os itens anunciados.
A internet assumiu uma importância gigante no mundo do marketing e da propaganda. As pessoas estão consumindo cada vez mais conteúdo na web.
Logo, é fundamental que o seu supermercado tenha uma boa presença digital (site, blog, redes sociais, etc.). Isso ajuda também a reduzir custos, já que é possível anunciar no ambiente digital direcionando as mensagens para um público selecionado, em horários e em locais apropriados.
E mais: na web é possível fazer testes e medir a eficiência dos anúncios em tempo real, por meio de ferramentas como Google Analytics e outras.
Saiba como a tecnologia pode ajudar o varejista. Veja esse artigo.
Com a concorrência acirrada, supermercados com atendimento acima da média podem se destacar. Isso porque nunca foi tão importante trabalhar a experiência do consumidor.
Então estimule sua equipe a tratar o cliente com ainda mais cordialidade, a se colocar em prontidão para ajudar e a encantá-lo desde o momento em que ele entra na loja até a finalização da venda.
Trabalhe um atendimento ainda mais personalizado e crie canais para relacionamento também com aqueles clientes que não estão na loja (SAC, chat online, telefone, aplicativo de mensagem instantânea etc.).
Invista em soluções tecnológicas que ajudem a gerir o supermercado de uma forma mais inteligente. Trabalhe com soluções administrativas, mas também para o ponto de venda (leitores de códigos de barras ágeis para os Caixas e impressoras térmicas portáteis para inserção e troca de preços nas gôndolas), terminais para consulta de preços, além de sistemas para gerenciar estoques e fazer inventários (coletores de dados, por exemplo) com mais facilidade e eficiência.
Ao equipar seu supermercado com recursos tecnológicos avançados, você poderá ajustar os processos, assim como diminuir erros e retrabalhos. Enfim, com as ferramentas certas você consegue tornar sua gestão mais inteligente – o que certamente será percebido pelos clientes.
O que você tem feito para aumentar as vendas do seu supermercado? O que achou dessas dicas para driblar a crise? Deixe seu comentário e vamos continuar essa conversa sobre como driblar a crise.
Link do Texto original publicado no blog da Compex.
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