A palavra do momento no Brasil: crise. A população vem sentindo o impacto da instabilidade econômica e política no bolso.
A perda de credibilidade no cenário exterior, a desvalorização do Real e a inflação fazem com que as pessoas pisem no freio e reduzam gastos com itens de consumo rotineiros. A insegurança determina mudança de comportamento nas famílias brasileiras. É hora de equilibrar o orçamento e garantir o básico!
Pesquisar preços, optar por produtos de marcas desconhecidas e mais baratas são alternativas que o consumidor vem desenvolvendo para sobreviver à crise.
Se a rotina das pessoas mudou e a relação com as gôndolas dos supermercados estão mais objetivas e racionais do lado de cá, o que você tem feito para minimizar os impactos do lado de trás do balcão?
De fato, o conhecimento do mercado e as fórmulas do sucesso estão acessíveis para quase todos, incluindo a concorrência.
Decidir o que fazer não é mais segredo nem o foco da situação. Alguns investem em planos estratégicos, mudanças estruturais, ações de marketing e propaganda. Um rol de ações que, para fazer valer de verdade, dependem de um vetor fundamental: o direcionamento das lideranças e o alinhamento de todo o time que faz funcionar a sua empresa.
Diferenciar-se competitivamente neste contexto vai além do ânimo de abrir diariamente as portas de seu comércio. É necessário motivar e engajar cada um dos seus colaboradores!
Encontramos no líder o poder de dar conta deste malabarismo! Para obter resultados é necessário o envolvimento das pessoas da organização, principalmente daquelas que vivenciam o dia a dia com o cliente e que efetivamente tornam o plano administrativo uma realidade.
Enfrentar momentos como esse tem a ver com Gestão, que por sua vez tem a ver com planejar, controlar, treinar, integrar, entusiasmar. O protagonista dessa história é aquele que coloca seu olhar frente ao olhar dos outros, que é capaz de influenciar positivamente pela via do exemplo. O desempenho das pessoas e o resultado final do supermercado, mercearia ou padaria, estão relacionados a tudo isso.
O desafio é fazer com que a equipe de funcionários também se sinta dona do negócio e esteja empenhada em trazer para a empresa maior lucratividade. Passe a reparar com mais detalhes nos responsáveis por sua operação e pelo atendimento ao seu público. Pode ser que seu potencial de crescimento esteja aí!
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