Você tem dificuldade de preencher um cargo que está vazio em sua empresa? O resultado dos processos seletivos para a contratação de novos talentos nem sempre te agrada? Se as respostas dessas perguntas forem positivas, está na hora de conhecer a entrevista por competências e acabar com essa dor de cabeça para a gestão de pessoas do seu negócio.
Hoje nosso texto é para você, recrutador ou líder, que conduz processos seletivos em sua empresa, pois sabemos da dificuldade que é encontrar a pessoa ideal para cada cargo. Sempre digo que não existe perfil certo ou errado e sim o perfil ideal para cada ocupação e para encontrarmos esse talento temos um longo caminho de análises e seleção, normalmente, o recurso mais utilizado por estabelecimentos é a entrevista.
A entrevista de emprego é uma das fases mais importantes em qualquer processo seletivo. É o momento de obter informações a respeito do entrevistado e avaliar todas as competências do candidato assegurando que o entrevistado tenha o conhecimento técnico necessário sobre a atividade do cargo e as competências comportamentais desejadas.
Este é o modelo que mais é utilizado nos processos seletivos nos últimos anos. Neste tipo de entrevista, o entrevistador utiliza perguntas sobre sucessos e insucessos, erros e acertos e qual comportamento o entrevistado utilizou em determinada situação no passado, afinal de contas comportamento passado prediz comportamento futuro.
Portanto, a principal dica para conduzir um processo seletivo por meio da entrevista por competências é sempre pedir ao candidato para ilustrar suas respostas com situações reais que já vivenciou e que demonstrem o resultado.
Para melhor análise de uma resposta considere os seguintes elementos:
Caso as respostas dadas pelos candidatos não explicitem esses quatro elementos, utilize perguntas abertas que sirvam para direcionar o entrevistado às suas experiências, atitudes e emoções passadas, tais como: conte-me o que ocorreu nessa circunstância, fale-me como você agiu ou reagiu diante de determinada situação? Cite um exemplo do que você fez, como você agiu ao deparar-se com esse fato? Relate sua experiência sobre esse evento Esses são alguns exemplos de perguntas que ajudam a identificar o contexto, a tarefa, ação e resultado.
Experimente também trocar a tradicional pergunta sobre os pontos fortes e pontos a desenvolver por: “Como seu ex gestor o descreve? E seus antigos colegas de trabalho?”.
Para o sucesso durante essa etapa é fundamental que antes da entrevista você faça um bom mapeamento das competências identificando as principais competências, dificuldades e desafios do cargo.
Além da entrevista por competências, é importante investir na gestão de pessoas como um todo, como, por exemplo, feedback periódico.
Seguindo essas dicas será possível implantar um processo seletivo baseado em uma entrevista por competências. Dessa forma, no momento em que a escolha for feita, você terá uma certeza sobre o candidato, pois você saberá qual será a previsão do comportamento da pessoa em determinadas situações que ela encontrará no dia a dia da empresa.
A gestão de pessoas é importante para a redução de custos e para a segurança na contratação de novos colaboradores e a melhor maneira para ser um gestor de pessoas eficiente é através do autoconhecimento. Para isso, temos um excelente artigo sobre Enegrama que pode te ajudar.
Se você ainda não utiliza a entrevista por competência chegou a hora de experimentar e fazer algo diferente em sua loja!
Utilize esse modelo, usando perguntas abertas que você irá se surpreender com as respostas!
Gostou do artigo? Compartilhe com seus contatos e ajude a levar mais conhecimento para todos do varejo.