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Grande parte do sucesso de uma empresa está diretamente ligada ao sucesso do trabalho das lideranças. Essa liderança é representada no setor pelo gerente de varejo.
Eles são os líderes que tem a missão de levar pessoas diferentes a alcançar um mesmo objetivo. Mas, além disso, eles precisam manter essas pessoas motivadas, evitar a rotatividade, gerir o tempo, estabelecer metas, criar estratégias etc.
O líder tem a função de direcionar sua equipe, apresentar objetivos e fazer com que todos estejam preparados para alcançá-los. Não desempenhar essas características pode ser o motivo para o não atingir metas. Vamos listar os principais erros cometidos por um gerente do varejo, para você conseguir detectá-los em sua empresa e assim acabar com a falta de resultados positivos das equipes.
A empresa que preocupa com sua gestão empresarial e de pessoas precisa ter uma cultura organizacional institucionalizada, difundida e aplicada. Todas as pessoas formadoras da organização necessitam estar familiarizadas com essa cultura e saber o que fazer para ela ser real no dia a dia.
Quem deve fazer essa articulação entre a cultura da empresa e os colaboradores é o gerente, o líder! Para isso ele deve ter pleno conhecimento da missão, visão, valores e estratégias criadas pela empresa e saber quais as ações a serem tomadas para seu alcance.
Ele deve ser o guia, a bússola que os funcionários desorientados vão procurar para reorientar seus caminhos. Ele precisa estar sempre livre e disponível para isso acontecer. Ele deve sempre estar aberto (tenha ele uma sala de trabalho ou não) para que as pessoas possam procurar por ele.
Todo gerente hoje, foi membro da equipe que ele vai gerenciar, até ontem. Esquecer disso é um erro causa um afastamento entre os integrantes da equipe e o líder, prejudicando o objetivo dessa equipe.
Algumas pessoas mudam sua forma de ser ao se tornar líder. Mudam sua forma de agir, sua forma de falar, sua forma de vestir. Isso não é necessário, em certas ocasiões, pode ser danoso para a eficácia da liderança do gerente.
Claro que se agora você é um líder, as atitudes serão tomadas a partir dessa posição. Você agora terá que trabalhar diferentemente por sua função ser outra. Seus objetivos são maiores e mais estratégicos. Mas isso não quer dizer que é preciso mudar completamente a forma de ser. Não precisa transformar em outra pessoa. Seus liderados perceberão isso e vão estranhar. Afinal, até ontem você era um deles.
Faça essa transição gradualmente. Lembre-se: você precisa se manter próximo da equipe que vai liderar agora. E a sua comunicação e as suas atitudes são pontos importantes para conseguir essa proximidade.
Muitos gerentes ficam desmotivados após alcançar o cargo de gerência. Acham que chegaram ao ápice de sua carreira profissional e com isso deixam de perseguir outro objetivo profissional. E aí vem a pergunta: como vou motivar meus funcionários se eu mesmo não estou motivado?
É um erro pensar que este é o último degrau de sua carreira dentro de uma empresa de varejo. Se pensarmos em níveis hierárquicos, acima do gerente só teríamos o dono da loja ou empresa. E isso pode, em um primeiro momento, desmotivar o gerente em busca de novas oportunidades em sua carreira.
Mas, pense no seguinte: a empresa pode crescer e abrir uma nova loja, uma nova unidade e necessitará de um novo gerente. Aí está sua oportunidade. Ou imagine que sua empresa já possui algumas lojas na sua rede e será necessário ter um supervisor, um coordenador de todas as lojas, de todas as unidades. E você será a pessoa mais indicada para o trabalho. Portanto, aí está sua oportunidade.
Pense sempre positivamente, e isso o manterá motivado. Isso ajudará a manter sua equipe também motivada, gerando mais resultados positivos, fazendo com que ocorra um maior reconhecimento do seu trabalho e assim maiores oportunidades.
A maior riqueza das empresas são as pessoas que as formam, dessa forma é importante que você invista em seus colaboradores, formando assim melhores lideres o que resultará em melhores resultados.
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