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Gestão

Conheça as 5 estratégias para vender mais

Escrito por Equipe InfoVarejo | 11/01/2023
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Tempo de leitura: 4 minutos

Conseguir mais vendas é um objetivo para sua loja? Acho que sim é a resposta de quase todos os varejistas, por isso preparamos 5 estratégias para vender mais.

Conheça as 5 estratégias para vender mais

Qual é a sua melhor estratégia para fazer um bom negócio? Compreender e implementar estratégias efetivas de vendas é essencial para empresas de todos os tamanhos. Se um empresário ou sua equipe de vendas não tiverem as habilidades necessárias para iniciar e fechar uma venda, a empresa pode perder dinheiro e arruinar sua reputação. Se você vende picolés na esquina ou é um redator, suas estratégias de vendas irão influenciar se seus clientes decidem fazer uma compra de você ou seu concorrente.

Encontrar novas pessoas para comprar seu produto ou serviço é uma parte importante do seu negócio. Você tem um ótimo produto, está com a sensação de estar fazendo tudo certo, tem uma boa estrutura física do estabelecimento, mas não está conseguindo obter uma quantidade satisfatória de clientes para consumir o que você tem para vender? Talvez esteja faltando você entender o que realmente importa para clientes.

Neste artigo irei lhe mostrar 5 estratégias para vender mais, totalmente eficazes e que qualquer um pode implementar em seus negócios. Mas fique atento: em um empreendimento, não basta somente aumentar as vendas, você precisa também fidelizar seus clientes, fazer-lhes virarem fãs de sua marca.

Mas quais são as estratégias para vender mais?

Estratégia 1: Entenda quem é o seu cliente

Conhecer o perfil do seu público-alvo é essencial para uma abordagem certeira. Um bom empreendedor presta atenção ao comportamento do seu consumidor.

Qual é o estilo das pessoas que mais provavelmente irão comprar ou consumir seus serviços? Crie uma persona (nome dado a um perfil ou tipo predominante de cliente) deste cliente ideal com, basicamente, as seguintes perguntas para seus clientes:

  • Quantos anos eles têm?
  • Eles são homens ou mulheres?
  • Eles têm filhos?
  • Qual a média salarial?
  • Qual é o nível educacional?
  • Quais são os hobbies?
  • O que mais gostam de comer?
  • Têm restrição a algum tipo de alimento?

Para obter estas informações, você pode fazer uma entrevista com 5 a 7 dos seus melhores clientes. Analise todas as respostas que você colheu, junte tudo que elas têm em comum e faça o seu persona do cliente ideal. A partir daí, o trabalho é para agradar esse seu cliente e, consequentemente, atingir todos os seus clientes. Crie promoções, bonificações, mimos e tudo que o faça se sentir agradável com os seus serviços.

Definir esse cliente ideal é o ponto de partida para toda a sua estratégia de vendas, e também lhe ajuda em todo o seu crescimento para atração, conversão, vendas e fidelização.

Estratégia 2: Trabalhe para que a concorrência se torne irrelevante

Já existe algum produto no mercado que seu concorrente ainda não faz ou não vende? Se não, essa é a sua chance. Se já existe um produto ou uma solução, tente pensar em uma maneira melhor de satisfazer as necessidades do cliente e se diferenciar dos demais.

Isso também pode ser uma forma de você ter um produto de melhor qualidade a partir do momento em que você decide que quer fazer melhor que a sua concorrência.

Estratégia 3: Ofereça um sistema de fidelidade para seus clientes

O que acha de incentivar seus clientes a comprarem ainda mais em seu estabelecimento? Um sistema de fidelidade é uma ótima maneira de fazer isso. A Starbucks, gigante norte-americana do ramo de cafés, teve um aumento de 35% em 2016 e um salto de 20% em seu lucro geral. Sucesso tal que foi atribuído ao seu programa de fidelidade, o My Starbucks Rewards.

Outro bom exemplo é o Grupo Pão de Açúcar, que em maio desse ano lançou o “Meu Desconto”, seu programa de fidelidade que oferecerá ofertas exclusivas para os clientes que se cadastrarem no programa através de um aplicativo disponibilizado nas lojas Google Play e App Store.

Um sistema de fidelidade não é tão diferente para pequenas e médias empresas. Seu restaurante, lanchonete ou fast-food também podem ter médias de resultados tão grandes como os da Starbucks.

A grande sacada é que os programas de fidelidade não precisam custar uma fortuna para o seu bolso, muito pelo contrário, alguns deles oferecem um custo benefício excelente e fazem com que seus resultados possam ser bem maiores do que aqueles que você imaginava antes da implantação.

Os bons programas de fidelidade têm como principais características, incentivar os clientes para que comprem mais de uma marca ou um estabelecimento; reter esses clientes por mais tempo; diferenciar seu negócio dos concorrentes; diminuir o custo de aquisição de novos clientes, aumentar o ticket médio do negócio, além de alguns outros.

Estratégia 4: Ofereça promoções especiais e faça seu restaurante ser notado

Uma ótima forma de vender mais seus produtos é oferecer uma ótima oferta, de um produto de grande demanda, mas por tempo limitado. Rotule essa oferta desejada pelos seus clientes como uma “oferta por tempo limitado”. Se é uma redução de preço temporária de um item super importante do menu e se os clientes pensarem que esse produto não estará disponível por muito tempo, eles aproveitarão enquanto puderem.

Você pode usar isso como vantagem limitando suas promoções a algumas horas específicas que precisam de mais movimento em seu negócio. Por exemplo, se o seu item mais popular é a canjiquinha com costelinha e pimenta e as noites de segunda-feira são de pouco movimento, coloque este prato todas as segundas com o preço reduzido para atrair mais clientes.

Outra estratégia que pode alavancar suas vendas e lhe ajudar a trazer mais clientes para o seu estabelecimento, é anunciar promoções em sites de compras como o Peixe Urbano e o Groupon. Sites desse tipo trarão novos clientes para comprar seus produtos e será uma ótima oportunidade para você fideliza-los.

Estratégia 5: Saiba precificar seus produtos

A não ser que você seja a Apple, você pode ter um produto ou um prato no seu restaurante excelentemente saboroso e que todos queiram experimentar. No entanto, se você coloca um preço muito alto nesse produto em comparação com seus concorrentes, possivelmente você terá algumas dificuldades de fazer bons números em vendas.

Mas isso não significa que você não possa colocar alguns produtos com um preço um pouco mais alto. O alto preço pode fornecer uma sensação de “alta qualidade”. Se você coloca um preço mais alto, esteja preparado para entregar um produto muito acima da média, o seu cliente irá cobrar.

Gostou dessas estratégias para vender mais? Agora basta aplicar e apresentar ao seu time de vendas, marketing e promoções.

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