fbpx
Equipamentos

Etiqueta de gôndola: importância para a operação da loja

Escrito por Kennedy da Silva | 19/11/2020
  • 24173 visualizações
  • 1500 compartilhamentos
Tempo de leitura: 3 minutos

A etiqueta de gôndola é uma importante aliada do varejista na hora de registrar as informações das mercadorias e fornecer dados para leitores de código de barras no ponto de venda da loja, ajudando na automatização do processo de venda.

Etiqueta-de-gôndola-importância-para-a-operação-da-loja

Além disso, outro papel importante de uma etiqueta de gôndola é fornecer informações para o consumidor do produto, assegurando o cumprimento do dever do varejista de fornecer dados para o cliente sobre o produto, principalmente o preço.

Vamos apresentar os tipos de etiqueta de gôndola que o varejista encontra no mercado:

1. Etiqueta de gôndola de papel

Esse é um dos tipos mais tradicionais de etiqueta de gôndola. Por se tratar da informação que fica à frente dos produtos nas prateleiras, é preciso que a impressão seja realizada em um tamanho especial e em um padrão, pois deve conter preço, descrição do item e código de barras das mercadorias.

Principalmente em supermercados, há constantes mudanças nas informações dos produtos (principalmente preço). Por isso é indicado que a impressão atenda ao padrão estabelecido pela loja e aconteça em um papel com bom custo benefício, pois o volume de impressão é alto.

2. Etiqueta de gôndola adesiva

A etiqueta de gôndola adesiva tem a mesma aplicabilidade da de papel, porém conta com uma cola que serve para fixar ao local reservado na prateleira. Esse tipo de etiqueta também é utilizado em produtos que possuem identificações diferentes ou que possuem algumas particularidades em sua embalagem.

Etiqueta de gôndola: importância para a operação da loja

3. Etiqueta de gôndola eletrônica

Com a modernização das coisas, existem no mercado, modelos de etiquetas eletrônicas. São dispositivos que ficam à frente dos produtos nas prateleiras. Além da questão estética, pois deixa o supermercado com uma aparência mais moderna, essas etiquetas são eficazes durante a troca de preços. Basicamente, basta um comando do software de gestão para atualizar todos os preços da loja.

Outros benefícios desse tipo de etiqueta são: economia de papel, pois não é preciso impressão, e o fato de ser ecologicamente correto, pelo mesmo motivo.

Etiqueta de gôndola x etiqueta de produto

Alguns produtos, principalmente os vendidos a peso, devem ser comercializados com etiquetas próprias e individuais, pois o peso pode sempre variar de acordo com cada embalagem. Essas etiquetas geralmente são fornecidas pelas balanças.

Tirando esses casos, o uso de etiquetas de produto já é coisa do passado, de uma forma que colocar informação em todos os itens da sua loja se transforma em uma atividade pouco produtiva e morosa. Imagina trocar os preços de todos os itens do seu supermercado? Quanto tempo levaria para o cumprimento dessa tarefa?

Portanto, se destaca a importância da etiqueta de gôndola, que serve para fornecer informações sobre todos os produtos de uma determinado espaço da prateleira rapidamente.

Integração com o sistema de gestão do varejista

O sistema de gestão é o principal software da operação de um estabelecimento do varejo, pois é responsável pela integração entre vários setores e processos de um negócio.

É aconselhável contar com um ERP que tenha integração com diversas impressoras de etiquetas. 

Usando a funcionalidade do sistema de gestão, o varejista consegue gerar novas etiquetas e mandá-las automaticamente para a impressora, garantindo, além da precificação correta dos produtos, o aumento de produtividade operacional da sua loja.

Agilidade nos processos

Antigamente, a identificação dos produtos acontecia de forma morosa, pois era preciso colocar uma etiqueta em cada produto que estava exposto na prateleira.

A identificação das mercadorias é uma questão obrigatória em estabelecimentos do varejo. 

A etiqueta de gôndola é a grande responsável por atender essa obrigatoriedade e agilizar o processo. Ainda, ela é responsável por deixar as prateleiras do supermercado padronizadas, fazendo com que não falte informação ao cliente e deixando as gôndolas mais atraentes.

A etiqueta de gôndola também é importante para a operação do negócio, pois contribui para a automatização da identificação de produtos, além de ajudar durante uma troca de preços e ações promocionais.

Quer saber tudo sobre impressoras fiscais, impressoras não fiscais, computadores e outros equipamentos do PDV? Baixe gratuitamente nosso Guia sobre equipamentos.

Gostou desse artigo? Compartilhe com o pessoal da sua loja e leve esse conhecimento para todos.

Se tem dúvidas ou sugestões, nos envie pelo Fórum Infovarejo!

Patrocinado: