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Gestão

Feedback no varejo: acabando com a rotatividade de funcionários

Escrito por Tatiana Ávila | 03/10/2022
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Tempo de leitura: 4 minutos

Para falarmos de feedback no varejo vou trazer aqui uma história interessante contada por Eugenio Mussak em suas palestras sobre Liderança.

feedback no varejo

“Silva, gerente de departamento de uma grande empresa, está com dois problemas: deve demitir um funcionário que não está rendendo o suficiente e deve tentar reter outro, excelente, que pediu desligamento.

Ao primeiro, ele diz: ‘João, você está conosco há 12 meses, mas até agora não mostrou a competência que esperávamos de você. Por isso a empresa está dispensando seus serviços. Lamento’.

E ouviu como resposta: ‘Mas, chefe, há um ano que estou fazendo a mesma coisa e ninguém nunca me orientou que deveria fazer diferente. Por que vocês não me alertaram antes’?

Ao segundo, pede: ‘Carlos, gostaria que você reconsiderasse sua saída da empresa. Você está conosco há dois anos, estamos muito satisfeitos com você e estamos pensando, inclusive, em promovê-lo. Por que você quer sair?’

E escutou a seguinte resposta: ‘Porque recebi uma proposta melhor de outra empresa que ouviu falar de mim e ficou interessada. Eu até achei que não faria falta por aqui, pois nunca senti que meu trabalho fosse valorizado’.

O que essas duas situações têm em comum? A falta de feedback.

E feedback é sinal de respeito e consideração com o outro e a principal ferramenta de gestão de pessoas para que você, varejista, reduza o custo com a rotatividade na sua loja.

Mas afinal, o que é Feedback no varejo?

Feedback é retroalimentação, alimentar de volta o outro. É dar ao outro uma informação sobre como está o seu desempenho ou comportamento.

Feedback é avaliar as pessoas de tempos em tempos e dizer ao outro com a maior franqueza e de forma objetiva como está o seu desempenho, seus pontos fortes e pontos a desenvolver.

Dizer a ela o que precisa ser mudado e o que deve dar continuidade, o que ela precisa aprender. E aqui deixo uma consideração sobre a verdade com amor, precisamos ser transparentes com água, contudo, sempre usar de polidez, educação e encontrar um tom para que a conversa seja amena e agradável.

Como dar um feedback para seus colaboradores?

1. Planejamento: Pense antes de dar o feedback e escolha hora e local adequado e evite interrupções, mostre ao outro que você dedicou um momento para essa conversa.

2. Entenda as outras pessoas e a maneira como reagem: no momento do feedback podem ocorrer reações negativas, como silêncio, rejeição e raiva. Se perceber alguns desses sintomas, mantenha o equilíbrio emocional, dê um tempo para que a pessoa possa processar a informação recebida. Se for necessário, agende um novo horário para dar continuidade à conversa.

3. Utilize exemplos e casos práticos: descreva para o outro, situações que exemplifique a informação transmitida.

4. Não faça julgamentos: lembre-se que feedback é informação livre de julgamentos.

5. Cuidado com a linguagem corporal, tom e insinuação da voz: o corpo fala e transmite sinais, cautela para não transmitir insegurança ou até mesmo autoritarismo.

6. Seja claro, objetivo e específico: não faça rodeios, vá direto ao ponto e lembre-se da verdade com amor.

7. Ouça na essência: ouça atentamente o que o outro tem para lhe dizer, seja empático.

8. Equilibre o feedback positivo e corretivo: controle o olhar crítico, afinal ninguém é perfeito e todos nós temos pontos positivos e a desenvolver.

Feedback é uma forma de potencializar as equipes da sua operação. Veja sobre potencializar equipes nesse artigo.

E como devemos receber esse presente que é o feedback? Abaixo seguem algumas recomendações:

Como receber um feedback?

1. Pratique a escuta ativa: ouça atentamente, sem fazer interrupções.

2. Exercite a humildade: reconheça que você apresenta aspectos que precisam ser melhorados.

3. Se não concordar, não discuta, reflita: procure se colocar no lugar de quem está lhe dando a informação e enxergar como ele enxerga. Procure ver os detalhes.

4. Solicite esclarecimentos para assegurar o entendimento: se não estiver claro, pergunte, não fique na dúvida.

5. Não se justifique: evite justificar suas ações diante do feedback. Feedback é informação sobre uma percepção que o outro teve.

6. Faça uma autoanálise sobre a informação recebida: tenha maturidade para entender que o feedback é um momento rico para autoanálise.

7. Solicite percepções de outras pessoas: consulte as pessoas que você confia e sabe que serão sinceras com você.

8. Ouça, agradeça e reflita: feedback é um presente, ouça na essência e reflita sobre a percepção do outro.

9. Dê abertura para que as pessoas possam chegar até você: mantenha uma postura aberta para receber feedback, seja atencioso com as pessoas e lembre-se que uma fisionomia carrancuda afasta as pessoas.

Feedback no varejo: um aliado do varejista

O Feedback é uma poderosa ferramenta de gestão de pessoas para você, varejista, irá ajudá-lo na redução de custo com a rotatividade e será um ótimo combustível para que melhorar o relacionamento com sua equipe! Quer saber como reduzir custos evitando a rotatividade de funcionários no varejo? Veja esse artigo.

As pessoas que recebem feedback no varejo, de uma forma clara e honesta tendem a repetir comportamentos e práticas positivas, e desenvolver pontos que precisam ser corrigidos. O resultado é a criação de um ambiente agradável e melhoria da produtividade.

Comece agora mesmo a aproveitar as vantagens dessa ferramenta em sua loja.

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