fbpx

Gestão

O que são as rupturas e como sua loja pode evitá-las?

O que são as rupturas e como sua loja pode evitá-las?

Estoque, Gestão, Varejo
Calcula-se que as rupturas podem representar até 4,9%*, do faturamento mensal. Sabendo das dificuldades do varejo, onde cada decimal a mais pode influenciar no fechamento do mês, esses quase 5% podem fazer uma grande diferença no resultado da loja, não é mesmo?   Então, com certeza, é preciso trabalhar para acabar com as rupturas. Mas afinal, o que são as rupturas? A ruptura é considerada por muitos especialistas como a principal inimiga das vendas, sendo definida como a falta do produto na gôndola.  Portanto, a partir do momento que o consumidor vai até sua loja para comprar um produto e ao chegar na prateleira se depara com ela vazia, está concretizada a ruptura. Nessa situação o cliente tem três alternativas para lidar com esse problema: 1 – Abrir mão da compra...
Como calcular o preço de venda dos produtos?

Como calcular o preço de venda dos produtos?

Gestão, Varejo, Vendas
Como calcular preço de venda de um produto? Na certa essa é uma pergunta que muitos varejistas se fazem na hora de realizar a precificação de um item novo ou do mix de produtos que estará exposto nas prateleiras do seu negócio. Engana-se o varejista que acredita que esse processo deve ser feito com base apenas no valor cobrado pela concorrência ou estipulado pelo mercado. São muitos detalhes que precisam ser observados e algumas contas que devem ser feitas para ser possível calcular o preço de venda corretamente. Neste artigo vamos falar sobre esses detalhes. Qual a importância de saber como calcular o preço de venda? Saber como calcular o preço de venda das mercadorias da loja é um dos processos fundamentais para todos os varejistas. Essa atividade é essencial para a construção de ...
10 dicas essenciais de gestão empresarial

10 dicas essenciais de gestão empresarial

Gestão, Varejo
É sempre importante que proprietários de empresas de todos os portes estejam atentos à gestão empresarial. Os pequenos e médios empresários requerem uma atenção ainda maior, uma vez que decisões equivocadas podem significar a paralisação de um negócio promissor. Este post tem o objetivo listar algumas dicas essenciais para a gestão empresarial e para a manutenção de seu estabelecimento. Se você é um pequeno ou médio empreendedor, este post é indicado para você. Confira! Como fazer a gestão empresarial em pequenas empresas? Administrar uma pequena empresa no Brasil nunca foi uma tarefa fácil. A complexidade fiscal, as dificuldades iniciais para a constituição de uma empresa e a altíssima carga tributária sempre foram empecilhos para os novos empreendedores. Atualmente, devido à turb...
Roubo em supermercado, sua loja está correndo perigo

Roubo em supermercado, sua loja está correndo perigo

Gestão, InfoVarejo, Tecnologia, Varejo
Roubo em supermercado, você já passou por essa situação? Roubos e furtos são bem comuns de acontecer no varejo, e a tendência é aumentar. Os roubos podem não só gerar prejuízos para sua loja, mas também colocar seus colaboradores e clientes em risco. Acredito que não seja isso que você queira para a imagem do seu supermercado.  Diferença entre roubo e furto  Existem duas situações diferentes que podem acontecer no supermercado e as duas são prejudiciais ao seu estabelecimento. Você sabe a diferença entre roubo e furto? Sabe as consequências dessas duas ações? Sabe o que fazer para evitá-las? Vamos lá, a primeira coisa que você deve fazer é entender a diferença entre roubo e furto. Furto, é a subtração de um bem material de algum local, porém, sem o uso da violência. ...
Prevenção de perdas, o que é?

Prevenção de perdas, o que é?

Estoque, Gestão, InfoVarejo, Varejo
Prevenção de perdas, uma área que pode levar sua loja à falência, mas que quase nenhum empresário dirige o devido olhar e atenção. Você, varejista, precisa falar mais sobre prevenção de perdas, talvez você não faça ideia do valor financeiro que está sendo perdido, por não analisar e fazer processos nessa área. As perdas do varejo são tão grandes e afetam tanto a economia que profissionais do setor varejista criaram uma associação nacional, onde os mesmos buscam encontrar saídas de modo a evitar o prejuízo. A ABRAPE, Associação Brasileira de Prevenção de Perdas, é uma associação criada a fim de tornar a prevenção de perdas uma área estratégica e que contribua, de forma sustentável, para o aumento da rentabilidade dos negócios. A razão do crescimento e conscientização da importância ...
Alfa, Geração Z e Millennials, diferenças e impacto no seu negócio

Alfa, Geração Z e Millennials, diferenças e impacto no seu negócio

Gestão, Transformação Digital, Vendas
A última guerra intergeracional, entre as gerações Alfa, Geração Z e Millennials, já está aqui e provavelmente você já viu muitas coisas sobre nas suas redes sociais. Os Zoomers (também conhecidos como Gen Z) olharam para sua rede social favorita, TikTok , para declarar guerra aos millennials, ou mais precisamente, à cultura millennial, considerada cringe. Atualmente, é muito comum tratar Alfa, Geração Z e Millennials como sendo da mesma geração. Este é, no entanto, um equívoco. Vamos te mostrar o porquê ao longo desse artigo. Antes de tudo, por que é importante entendermos as gerações?  Por causa do seu comportamento de compra, por ditarem tendências e, obviamente, serão seus consumidores em breve. Além de, com a velocidade das informações pelas redes sociais, influenciarem o...
Como a Contabilidade e o Sistema de Gestão Maximizam os Resultados do Supermercado

Como a Contabilidade e o Sistema de Gestão Maximizam os Resultados do Supermercado

Gestão, Gestão Financeira
No mercado atual, cada vez mais competitivo e digitalizado, supermercados enfrentam o desafio constante de otimizar suas operações e melhorar a eficiência para crescerem.  Uma estratégia emergente, que tem provado ser fundamental para o sucesso nesse setor, é a integração da contabilidade com sistemas de gestão ERP da loja. Essa abordagem não só simplifica os processos internos, mas também fornece insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas, gerando melhorias significativas nos resultados financeiros. A Evolução da Contabilidade no Varejo de Alimentos A contabilidade, tradicionalmente vista como uma necessidade burocrática, transformou-se em uma ferramenta estratégica poderosa para supermercados. Como destacado por Marcelo Faria, especialista com mais de 20 anos de ex...
7 passos para lidar com o cliente insatisfeito

7 passos para lidar com o cliente insatisfeito

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Os clientes podem ser rudes por uma variedade de razões, alguns por motivos plenamente justificáveis e outros não. Mas podemos concordar que se você está em um negócio, lidando com todos os tipos de pessoas, você deve estar disposto a enfrentar – de maneira cordial – todos os tipos de problemas que aparecer, isso inclui lidar com um cliente insatisfeito. Como você reage a diferentes tipos de situações pode fazer a diferença entre um cliente satisfeito com o problema que você conseguiu resolver e aquele outro que disse que nunca mais voltará no seu negócio novamente. A menos que você tenha a alternativa de oferecer um produto ou serviço de alta qualidade em que não exista possibilidade (ou exista pouca) de seu cliente ficar insatisfeito, você sempre terá que lidar com esse tipo de situa...
5 coisas que você não sabia sobre o papel do cupom fiscal

5 coisas que você não sabia sobre o papel do cupom fiscal

Gestão, Softwares, Sustentabilidade, Varejo
Um hábito comum entre os brasileiros é guardar o papel do cupom fiscal, a famosa “notinha”.  Porém, esse papel, que inicialmente parece ser inofensivo, possui algumas características que o diferenciam de um papel normal.  Papel térmico O papel do cupom fiscal não é como o papel normal, aquele que você usa para escrever ou imprimir algo. O cupom fiscal utiliza o papel térmico, um papel que não precisa de tinta.  O papel térmico possui um revestimento que muda de cor para preto quando exposto ao calor. Nenhuma fita de tinta, toner ou cartucho de tinta é necessário para registrar informações no papel térmico.  Mas você sabe qual componente é esse? BPA O componente utilizado para que esse processo aconteça é o BPA (Bisfenol A). É um componente extremamente tóxico para a saúde ...
Papel térmico, tudo o que você precisa saber 

Papel térmico, tudo o que você precisa saber 

Gestão, Tecnologia, Varejo
O papel térmico está presente no dia a dia de quase toda a população mundial. Papel térmico é o papel utilizado na impressão dos comprovantes de compras e pagamentos. Ele foi desenvolvido há mais de 40 anos nos Estados Unidos e no Japão. Os benefícios eram o menor custo na produção e o maior detalhamento das compras, como a hora e a data. No Brasil, o papel térmico só se popularizou na década de 80. Os cupons fiscais utilizados atualmente não utilizam tinta na impressão. O processo de composição desse papel é bem simples. Basicamente, o papel é revestido por uma substância química que muda de cor quando exposta ao calor. A substância mais utilizada no desenvolvimento do papel térmico é o bisfenol A (BPA), por ser o mais barato do mercado. Parece algo comum e inofensivo. O gran...