Em um cenário de crise econômica, a gestão de qualidade se transforma na forma do varejista conseguir superar o momento complicado que o mercado está passando.
Descubra:
Temos presenciado em diversos meios de comunicação, que o cenário econômico brasileiro, continua sendo de “crise” a qual vem se alastrando há algum tempo, sem uma previsão concreta e imediata de retomada do crescimento a curto prazo.
Esta situação, é comprovada por alguns indicadores divulgados, como:
São tantos, os indicadores que influenciam diretamente a atividade do varejo e afetam principalmente os pequenos varejistas.
Além dos fatores citados acima, temos também outras situações decorrentes da crise que impactam o dia a dia dos pequenos varejistas: a falta de capital de giro, alta carga tributária, endividamento, concorrência, muitas delas “desleais”, falta de apoio e de uma política governamental favorável, restrições ao crédito e por fim a deficiência no gerenciamento ou na gestão administrativa dos pequenos negócios.
A gestão de qualidade, se apresenta como uma das mais simples e viáveis soluções para enfrentar esta situação de “crise” que passamos, pois com ela, os pequenos negócios se tornam mais qualificados, preparados, produtivos e mais competitivos, fortalecendo assim a sua sobrevivência.
A gestão de qualidade pode ser definida como a administração focada na qualidade da produção.
Muitos empresários, são responsáveis por administrar a loja, ir ao banco, comprar produtos, vender, fazer pagamentos, e em muitos casos, acabam encarregados da função de “faz tudo” em suas empresas. Mas é esta pessoa que deve tomar a iniciativa de implantar esse tipo de gerência, para enfrentar esses momentos adversos.
Vamos relacionar aqui, os cinco desafios, que poderão mudar a sua empresa, neste cenário de crise, com reflexos na melhor qualidade e maior competitividade de seus produtos ou serviços.
Criar um gerenciamento participativo, mudando a maneira antiga de “tocar” o negócio, implantando um sistema automatizado e controlado de delegação de responsabilidade aos seus colaboradores.
Utilizar o planejamento estratégico, como ferramenta de gestão, para todas as atividades da loja.
Monitorar o ambiente interno e externo do negócio, pesquisando a satisfação dos clientes e também de seus colaboradores.
Deixar a informalidade. O mercado atual, não comporta mais utilizar uma gestão informal com base na intuição, pois esta tem contribuído para a perda de qualidade e competitividade das empresas.
Um software de gestão é a principal opção para gerir a loja de uma forma formal e baseada nos dados da empresa. Entenda a importância de um software de gestão para as empresas do varejo, veja esse artigo.
Realizar um processo de marketing correto, divulgando de modo eficaz seu produto ou serviço. Em tempos globalizados, é preciso utilizar as novas formas de comunicação com o cliente, só assim o varejista conseguirá se conectar com os consumidores e estabelecer metodologias corretas de divulgar o negócio.
Muitos empresários de pequenos negócios, apesar de possuírem excelentes produtos ou serviços, engatinham por não praticarem um marketing eficiente. A maior dificuldade está na cultura de muitos empresários, que são resistentes aos modelos modernos e atuais de gestão do marketing de seus negócios.
Os resultados serão visíveis em pouco tempo, como; melhor planejamento das atividades, maior motivação de todos, melhor organização, redução dos custos operacionais, menos desperdícios, controle das perdas, maior qualidade e produtividade geral, elevação da satisfação dos clientes, e por fim, o aumento das vendas e como resultado final, a sobrevivência do negócio!
Assim, a implantação de uma gestão de qualidade, passa a ser uma questão de “sobrevivência”, para milhares de varejistas.
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