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Gestão

Por que ter um plano de contas?

Por que ter um plano de contas?

Gestão, Gestão Financeira, Varejo
Todas as empresas, principalmente no varejo, contam com diversos tipos de operações financeiras. A maioria dessas operações são repetidas constantemente, mês a mês, ano a ano. As despesas se repetem, por exemplo: aluguel, folha de pagamento, energia, água, tributos. As receitas quase sempre acontecem diariamente com as vendas e recebimentos em dinheiro, cartão, voucher entre outros. Como fazer para acompanhar o fluxo financeiro de forma legível e segura? Como possibilitar que o varejista tenha um RAIO X das finanças da sua loja? Como entender o histórico de despesas e receitas da sua loja? Qual a importância do plano de contas? Para que essa “leitura” ou entendimento do fluxo financeiro seja possível, é preciso organizar o famoso contas a pagar ou contas a receber. E para isso é ob...
4 motivos para fazer um inventário de estoque

4 motivos para fazer um inventário de estoque

Estoque, Gestão, Varejo
Você sabe a importância de realizar um inventário de estoque na sua loja? No dia a dia do varejo, manter um controle de estoque correto é fundamental para a realização de quase todas atividades, afinal de contas o grande objetivo do varejista é vender esses produtos. 16 Entretanto, devido à movimentação diária da loja, a distância entre o estoque físico e o virtual aumenta a cada dia, comprometendo o controle de estoque. Normalmente, as perdas são as principais causas desse afastamento entre a quantidade que o varejista tem em estoque e o que o sistema mostra que tem. Sendo assim, não há outra solução, o varejista precisa realizar periodicamente um inventário de estoque para equalizar o estoque físico com o virtual, e diagnosticar a razão das divergências, promovendo ações para evitar f...
O que é Pedido de Compra e por que todo supermercado deve usá-lo?

O que é Pedido de Compra e por que todo supermercado deve usá-lo?

Compras, Gestão
Você sabe por que é importante adotar o pedido de compra na sua loja? O varejo de alimentos, principalmente supermercados, difere de outros setores do mercado por diversos fatores, entre eles destacamos o alto giro dos produtos, que obriga o varejo a realizar compras com uma frequência alta e de vários fornecedores ao mesmo tempo. Ao longo dos anos, os empreendedores que tiveram êxito em negociar com fornecedores, viram seu negócio crescer. Para comprar bem, é preciso saber negociar, e isso é fundamental para o sucesso de qualquer varejista. Normalmente, no início da loja, essa era a função do dono do comércio, que usando suas habilidades e intuição ao negociar, conseguia ver grandes oportunidades de compra de produtos. O problema acontece quando é preciso delegar a função ...
3 piores erros que um gerente de varejo pode cometer!

3 piores erros que um gerente de varejo pode cometer!

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Grande parte do sucesso de uma empresa está diretamente ligada ao sucesso do trabalho das lideranças. Essa liderança é representada no setor pelo gerente de varejo. Eles são os líderes que tem a missão de levar pessoas diferentes a alcançar um mesmo objetivo. Mas, além disso, eles precisam manter essas pessoas motivadas, evitar a rotatividade, gerir o tempo, estabelecer metas, criar estratégias etc. O líder tem a função de direcionar sua equipe, apresentar objetivos e fazer com que todos estejam preparados para alcançá-los. Não desempenhar essas características pode ser o motivo para o não atingir metas. Vamos listar os principais erros cometidos por um gerente do varejo, para você conseguir detectá-los em sua empresa e assim acabar com a falta de resultados positivos das equipes. E...
Gestão Estratégica de Pessoas no Pequeno e Médio Varejo, é realmente possível?

Gestão Estratégica de Pessoas no Pequeno e Médio Varejo, é realmente possível?

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
É de longa data que se repercute a seguinte frase: "A maior riqueza das empresas são as pessoas que as formam". E essa frase é dita tanto por gurus da administração quanto por donos de pequenos negócios com poucos funcionários. Aí vem a dúvida: se todos têm essa consciência, porque apenas uma pequena parcela dessas empresas consegue realmente atingir seus resultados? A resposta é simples: não são todas as organizações que cuidam dos indivíduos que a compõe. Toda instituição é formada por processos e pessoas. Tenho certeza que se uma balança de seu supermercado parar de funcionar, você sabe exatamente para quem ligar, com a certeza que essa pessoa tem conhecimento para resolver esse problema. Então, por que você não consegue fazer o mesmo quando seu vendedor deixa de vender com qualidad...
Quais os principais equívocos no cadastro de produtos da loja?

Quais os principais equívocos no cadastro de produtos da loja?

Estoque, Gestão, Varejo
Muitas empresas ainda avaliam o cadastro de produtos como algo de importância secundária para o negócio. É um erro. Evitar equívocos no cadastro de produtos é um procedimento fundamental para melhorar processos em áreas importantes da loja, como o controle de estoque e vendas, por exemplo. Fátima Merlin consultora em gerenciamento por categorias, acredita que ter um cadastro adequado, seguindo uma estrutura mercadológica que reflita as necessidades do shopper, é requisito básico para a boa gestão. Fátima conhece tão bem a relevância do tema que costuma fazer uma recomendação direta a seus clientes: “Se não tem verba, invista só em cadastro”. A orientação não vem por acaso. São muitas as vantagens de se trabalhar com essa base de dados organizada, seguindo um padrão e segmentando confor...
4 dicas para evitar loja parada

4 dicas para evitar loja parada

Gestão, Varejo
O pior pesadelo para qualquer varejista é imaginar sua loja parada. Evitar que o funcionamento do estabelecimento seja interrompido precisa ser uma preocupação primordial do gestor, de forma que ele implante em sua empresa alguns processos e atividades que assegurem exercício do principal objetivo do varejo: a venda. Vamos apresentar 4 dicas que serão a base para processos que ajudam o varejista a evitar o risco da loja parada e consequentemente a interrupção das vendas. 1. Mantenha a loja em dia com as obrigações fiscais e legais A primeira dica para evitar loja parada em momentos em que ela poderia estar operando e vendendo produtos é atender todas as obrigações que cercam o cotidiano de uma empresa do varejo. Isso quer dizer que é preciso estar em dia com as regulamentações fisca...
Como reduzir custos evitando a rotatividade de funcionários no varejo?

Como reduzir custos evitando a rotatividade de funcionários no varejo?

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
A rotatividade de funcionários representa um alto custo para o varejista que envolve gastos com seleção e treinamentos, além dos custos invisíveis que são difíceis de serem mensurados como o conhecimento, cultura da empresa, a progressão de processos internos e o relacionamento com os clientes. Como fazer para minimizar os custos com a rotatividade de funcionários? 1. Recrutamento Você já viu aqueles processos em que muitos candidatos são recrutados para apenas uma vaga? Sabe qual é o segredo? É que, geralmente, quanto menos opções para escolher, pior é a escolha. Quando temos muitas opções, temos vários parâmetros de comparação, aumentando a chance de assertividade, por isso invista nessa etapa, busque diversas fontes para divulgação de vagas, como associação de lojistas, redes so...
Entrevista por competências: o que é e como ela pode ajudar na sua loja?

Entrevista por competências: o que é e como ela pode ajudar na sua loja?

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Você tem dificuldade de preencher um cargo que está vazio em sua empresa? O resultado dos processos seletivos para a contratação de novos talentos nem sempre te agrada? Se as respostas dessas perguntas forem positivas, está na hora de conhecer a entrevista por competências e acabar com essa dor de cabeça para a gestão de pessoas do seu negócio. Hoje nosso texto é para você, recrutador ou líder, que conduz processos seletivos em sua empresa, pois sabemos da dificuldade que é encontrar a pessoa ideal para cada cargo. Sempre digo que não existe perfil certo ou errado e sim o perfil ideal para cada ocupação e para encontrarmos esse talento temos um longo caminho de análises e seleção, normalmente, o recurso mais utilizado por estabelecimentos é a entrevista. A entrevista de emprego é uma d...
Como o Marketing de Relacionamento pode aumentar suas vendas

Como o Marketing de Relacionamento pode aumentar suas vendas

Gestão, Varejo, Vendas
O marketing de relacionamento é uma estratégia destinada a promover a fidelidade, a interação e o envolvimento a longo prazo do cliente. Ele é projetado para desenvolver conexões fortes com os clientes, fornecendo-lhes informações adequadas às suas necessidades e interesses, além de promover uma comunicação mais aberta. Mas primeiro, o que é o marketing de relacionamento? O Marketing de Relacionamento são ações que as empresas usam para se aproximar mais de seu público, para fortalecer a fidelização e a retenção, saber das necessidades que cada grupo de cliente tem, suas expectativas e o que eles esperam desde o momento que compram o primeiro produto em um estabelecimento. Essa estratégia de marketing faz com que as empresas tornem-se mais parceiras de seus públicos, com que o clien...