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Gestão

O Cadastro de Produtos como um diferencial competitivo

O Cadastro de Produtos como um diferencial competitivo

Estoque, Gestão, Varejo
O varejo de alimentos é caracterizado por uma grande variedade de produtos, já que um pequeno supermercado conta facilmente com mais de 4.000 produtos diferentes. Essa realidade tem uma implicação na operação do dia a dia: a dificuldade no cadastro de produtos de forma correta com todas as suas informações. Quem trabalha no comércio sabe da complexidade em cadastrar a variedade de informações de um único produto. Diante desse cenário, é de se pensar que o cadastro de produtos é um vilão, afinal de contas o processo é burocrático, gasta tempo e recursos da loja, além de exigir pessoal qualificado. No entanto, essa é uma visão superficial, basta observar que no varejo uma das principais fontes de dados é justamente o cadastro de produtos. Para uma boa gestão e organização da loja é ...
Descubra por que direcionar equipes é potencializar resultados

Descubra por que direcionar equipes é potencializar resultados

Gestão, Gestão de Pessoas, Software ERP, Varejo
A palavra do momento no Brasil: crise. A população vem sentindo o impacto da instabilidade econômica e política no bolso. A perda de credibilidade no cenário exterior, a desvalorização do Real e a inflação fazem com que as pessoas pisem no freio e reduzam gastos com itens de consumo rotineiros. A insegurança determina mudança de comportamento nas famílias brasileiras. É hora de equilibrar o orçamento e garantir o básico! Pesquisar preços, optar por produtos de marcas desconhecidas e mais baratas são alternativas que o consumidor vem desenvolvendo para sobreviver à crise. Se a rotina das pessoas mudou e a relação com as gôndolas dos supermercados estão mais objetivas e racionais do lado de cá, o que você tem feito para minimizar os impactos do lado de trás do balcão? Direcionamento ...
Por que sua padaria não dá o lucro esperado?

Por que sua padaria não dá o lucro esperado?

Gestão, Gestão Financeira, Varejo
“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia” William Edwards Deming, O método Deming de Administração. Os donos de padaria são conhecidos por trabalhar demasiadamente, às vezes mais de 12 horas por dia, e também por serem detentores de todo o conhecimento do negócio. Com uma rotina intensa de trabalho e dedicação ao negócio o dono acaba ficando sobrecarregado de tarefas e de informações.    Não é à-toa que os resultados costumam estar diretamente relacionados ao esforço do dono da padaria. Mas, por mais experiente e dedicado que o dono seja, ele é humano, e, por isso, é impossível que ele armazene, processe e distribua todas as informações necessárias para garantir a ren...
Reduza as perdas e atravesse o deserto!

Reduza as perdas e atravesse o deserto!

Gestão, Varejo
É na crise que temos uma noção da robustez e da força de nossa operação comercial.  Nos momentos de bonança, até vender gelo para esquimó faz sentido e às vezes parece que vai dar certo. Mas é só a primeira marolinha nos atingir  para percebermos que não é bem assim, e que, para fazer dinheiro de verdade temos que ser bem melhores que a média. Mas infelizmente, é somente quando as vendas começam a declinar que a maioria dos varejista se voltam para dentro das lojas em busca da otimização dos processos e da redução das perdas da atividade. O fato não é novo, mas é gravíssimo no varejo e tem que ser enfrentado. Estamos há mais de 25 anos ajudando o varejo a aprimorar a gestão dos seus negócios, e verificamos isso acontecendo a todo o momento.  São inúmeras situações de perdas, de...
Por que não conseguimos melhorar a margem de contribuição em uma padaria?

Por que não conseguimos melhorar a margem de contribuição em uma padaria?

Gestão, Gestão Financeira, Vendas
A resposta é simples, é porque olhamos os resultados da padaria de forma genérica. Buscamos um resultado total, mas não entendemos como que este resultado é formado. Para conseguir aumentar a Margem de Contribuição - MC, ou reduzir o CMV total da padaria, precisamos analisar o resultado que cada setor entrega. O ponto de partida para conseguir reduzir seus custos e potencializar seus lucros é entender como o resultado é constituído, conhecer o seu perfil de venda e o peso que cada categoria tem no seu resultado, acompanhando e criando estratégias particulares para cada resultado específico. A divisão dos grupos e o nível de aprofundamento das análises é particular de cada padaria, deve-se buscar uma divisão que faça sentido em busca de simplificar a análise e alavancar os resu...
Impactos da falta de qualificação no varejo

Impactos da falta de qualificação no varejo

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Ao tomar a iniciativa de abrir uma loja, o pequeno varejista estuda sobre quais serão os seus fornecedores, o seu mix, como entregar seus produtos, o perfil dos clientes, a localização da loja, o seu ponto de venda (PDV), mas, muitas vezes, se esquece de que a sua equipe de colaboradores deve receber qualificação para sustentar e apoiar o crescimento do negócio. A informalidade nos processos internos A maioria dos pequenos varejistas é constituída pelo empreendedor inato. Muitas vezes com experiência no “chão de loja”, tem a sua rotina pautada pelas inúmeras atividades de operação da loja, eventualmente compartilhada com alguém de sua confiança, boa parte das vezes seus familiares. Dessa forma, tem poucas oportunidades para participar de associações, cursos e treinamentos, enfim, fa...
Os 4 maiores erros em gestão de estoque que você deve evitar

Os 4 maiores erros em gestão de estoque que você deve evitar

Estoque, Gestão, Legislação, Varejo
O estoque é patrimônio, por isso é primordial que você realize um planejamento de longo prazo e evite cometer alguns erros na gestão de estoque.  Uma boa administração desse setor permite que você tenha melhores resultados, dispondo sempre dos produtos que sua clientela necessita, fidelizando-a para sua loja. Para te ajudar, realizamos uma pesquisa e identificamos quais são os erros mais comuns nesse setor. Analise quais deles você possa estar cometendo e confira nossas dicas para não cair nessas armadilhas. Maiores erros na gestão de estoque nas empresas do varejo: 1. Ruptura Ruptura é a falta do produto na gôndola. A ruptura é um dos maiores vilões do varejo, pois quando ela ocorre o cliente fica insatisfeito e acaba por visitar outra loja para procurar o produto. Resultado: gra...
4 razões para contar com um açougue no supermercado

4 razões para contar com um açougue no supermercado

Gestão, Gestão Financeira, Varejo
Se você é um varejista e ainda não conta com um açougue no supermercado entenda que está perdendo uma grande oportunidade de novas vendas e de conquistar novos clientes. Os brasileiros estão entre os maiores consumidores de carnes do mundo. O consumo de carne está presente em várias refeições tradicionais, da feijoada ao churrasco, assim como nas festividades e nas comidas diárias do povo brasileiro. Atualmente o Brasil é o 6º país com maior consumo per capita de carne no mundo, ao lado de países com poder aquisitivo superior ao nosso, como Estados Unidos e Austrália. Portanto, este produto deve receber uma atenção redobrada de todos envolvidos no processo de venda. Onde sua loja de supermercado entra nessa história? Se você está se perguntando o que o seu supermercado tem a ve...
O essencial bem feito e a receita para o sucesso

O essencial bem feito e a receita para o sucesso

Gestão, Transformação Digital
Apesar do boom do comércio eletrônico, as lojas físicas ainda devem representar 85% das vendas nos supermercados em 2025, o que nos leva ao pensamento básico: o essencial bem feito deve ter nosso primeiro olhar.  O varejista é perseguido por ferramentas tecnológicas e inovações que prometem mudar o seu negócio todos os dias. É natural ficar confuso e não saber qual caminho escolher, qual tecnologia investir.  Aqui no InfoVarejo, somos apaixonados por como a tecnologia pode ajudar o pequeno e médio varejo a alcançar o sucesso. Acreditamos nisso!  Mas de forma paradoxal, entendemos que o essencial bem feito é o alicerce para as empresas que estão nessa jornada. Nas feiras e eventos que participamos, nas lojas que visitamos, notamos que as empresas de sucesso e que  mais cresc...
Três tendências que chegaram para ficar no varejo

Três tendências que chegaram para ficar no varejo

Gestão, Varejo, Vendas
Várias empresas já passavam por um ciclo de digitalização nos últimos anos, mesmo aquelas que só contavam com uma única unidade física, atuando de forma familiar. Seja para atender clientes no WhatsApp ou para ter um pequeno perfil no Facebook/ Instagram, elas entraram no mundo digital de forma sutil, mas agora estão envolvidas em vários novos procedimentos, alguns surgidos em meio a pandemia da Covid-19. Neste contexto, o processo de digitalização do comércio, de uma forma geral, trouxe três novas tendências que devem permanecer após o reaquecimento da economia e o fim do isolamento social: Descentralização de estoques; Expansão das ofertas Take-away / take-out; Uso de lojas físicas como ponto de retirada de vendas online. Cada uma destas tendências vem para atender u...