fbpx

Gestão

Por que não conseguimos melhorar a margem de contribuição em uma padaria?

Por que não conseguimos melhorar a margem de contribuição em uma padaria?

Gestão, Gestão Financeira, Vendas
A resposta é simples, é porque olhamos os resultados da padaria de forma genérica. Buscamos um resultado total, mas não entendemos como que este resultado é formado. Para conseguir aumentar a Margem de Contribuição - MC, ou reduzir o CMV total da padaria, precisamos analisar o resultado que cada setor entrega. O ponto de partida para conseguir reduzir seus custos e potencializar seus lucros é entender como o resultado é constituído, conhecer o seu perfil de venda e o peso que cada categoria tem no seu resultado, acompanhando e criando estratégias particulares para cada resultado específico. A divisão dos grupos e o nível de aprofundamento das análises é particular de cada padaria, deve-se buscar uma divisão que faça sentido em busca de simplificar a análise e alavancar os resu...
Impactos da falta de qualificação no varejo

Impactos da falta de qualificação no varejo

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Ao tomar a iniciativa de abrir uma loja, o pequeno varejista estuda sobre quais serão os seus fornecedores, o seu mix, como entregar seus produtos, o perfil dos clientes, a localização da loja, o seu ponto de venda (PDV), mas, muitas vezes, se esquece de que a sua equipe de colaboradores deve receber qualificação para sustentar e apoiar o crescimento do negócio. A informalidade nos processos internos A maioria dos pequenos varejistas é constituída pelo empreendedor inato. Muitas vezes com experiência no “chão de loja”, tem a sua rotina pautada pelas inúmeras atividades de operação da loja, eventualmente compartilhada com alguém de sua confiança, boa parte das vezes seus familiares. Dessa forma, tem poucas oportunidades para participar de associações, cursos e treinamentos, enfim, fa...
Os 4 maiores erros em gestão de estoque que você deve evitar

Os 4 maiores erros em gestão de estoque que você deve evitar

Estoque, Gestão, Legislação, Varejo
O estoque é patrimônio, por isso é primordial que você realize um planejamento de longo prazo e evite cometer alguns erros na gestão de estoque.  Uma boa administração desse setor permite que você tenha melhores resultados, dispondo sempre dos produtos que sua clientela necessita, fidelizando-a para sua loja. Para te ajudar, realizamos uma pesquisa e identificamos quais são os erros mais comuns nesse setor. Analise quais deles você possa estar cometendo e confira nossas dicas para não cair nessas armadilhas. Maiores erros na gestão de estoque nas empresas do varejo: 1. Ruptura Ruptura é a falta do produto na gôndola. A ruptura é um dos maiores vilões do varejo, pois quando ela ocorre o cliente fica insatisfeito e acaba por visitar outra loja para procurar o produto. Resultado: gra...
4 razões para contar com um açougue no supermercado

4 razões para contar com um açougue no supermercado

Gestão, Gestão Financeira, Varejo
Se você é um varejista e ainda não conta com um açougue no supermercado entenda que está perdendo uma grande oportunidade de novas vendas e de conquistar novos clientes. Os brasileiros estão entre os maiores consumidores de carnes do mundo. O consumo de carne está presente em várias refeições tradicionais, da feijoada ao churrasco, assim como nas festividades e nas comidas diárias do povo brasileiro. Atualmente o Brasil é o 6º país com maior consumo per capita de carne no mundo, ao lado de países com poder aquisitivo superior ao nosso, como Estados Unidos e Austrália. Portanto, este produto deve receber uma atenção redobrada de todos envolvidos no processo de venda. Onde sua loja de supermercado entra nessa história? Se você está se perguntando o que o seu supermercado tem a ve...
O essencial bem feito e a receita para o sucesso

O essencial bem feito e a receita para o sucesso

Gestão, Transformação Digital
Apesar do boom do comércio eletrônico, as lojas físicas ainda devem representar 85% das vendas nos supermercados em 2025, o que nos leva ao pensamento básico: o essencial bem feito deve ter nosso primeiro olhar.  O varejista é perseguido por ferramentas tecnológicas e inovações que prometem mudar o seu negócio todos os dias. É natural ficar confuso e não saber qual caminho escolher, qual tecnologia investir.  Aqui no InfoVarejo, somos apaixonados por como a tecnologia pode ajudar o pequeno e médio varejo a alcançar o sucesso. Acreditamos nisso!  Mas de forma paradoxal, entendemos que o essencial bem feito é o alicerce para as empresas que estão nessa jornada. Nas feiras e eventos que participamos, nas lojas que visitamos, notamos que as empresas de sucesso e que  mais cresc...
Três tendências que chegaram para ficar no varejo

Três tendências que chegaram para ficar no varejo

Gestão, Varejo, Vendas
Várias empresas já passavam por um ciclo de digitalização nos últimos anos, mesmo aquelas que só contavam com uma única unidade física, atuando de forma familiar. Seja para atender clientes no WhatsApp ou para ter um pequeno perfil no Facebook/ Instagram, elas entraram no mundo digital de forma sutil, mas agora estão envolvidas em vários novos procedimentos, alguns surgidos em meio a pandemia da Covid-19. Neste contexto, o processo de digitalização do comércio, de uma forma geral, trouxe três novas tendências que devem permanecer após o reaquecimento da economia e o fim do isolamento social: Descentralização de estoques; Expansão das ofertas Take-away / take-out; Uso de lojas físicas como ponto de retirada de vendas online. Cada uma destas tendências vem para atender u...
O que é a Transformação Digital no Supermercado?

O que é a Transformação Digital no Supermercado?

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
Em termos gerais, definimos transformação digital como a integração da tecnologia digital nas áreas de um negócio, resultando em mudanças fundamentais em como a empresa opera e como entrega valor aos clientes.  Além disso, é uma mudança cultural que exige que as organizações se desafiem continuamente. Isso às vezes significa abandonar os processos de negócios de longa data em que as empresas foram construídas em favor de práticas relativamente novas que ainda estão sendo definidas. A transformação digital deve começar com a busca pela resolução de um problema ou uma meta aspiracional. O “porquê” da transformação digital pode estar relacionado com a melhoria da experiência do cliente, reduzindo o atrito, aumentando a produtividade ou elevando a lucratividade, por exemplo. Quais...
Por que o varejo deve investir no treinamento virtual?

Por que o varejo deve investir no treinamento virtual?

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
O ano de 2021 começou com esperança. Afinal, tivemos as aprovações das primeiras vacinas no Brasil e o início das aplicações. Porém, pela grande quantidade de pessoas que precisam ser imunizadas para alcançarmos a imunidade coletiva, precisaremos manter todos os cuidados e mudanças que tivemos em 2020, principalmente quando falamos do ambiente corporativo.   E isso já está sendo mostrado por algumas grandes companhias. Por exemplo, tivemos, no último dia 15, o anúncio de que uma importante companhia de logística manterá o regime de home office até dezembro deste ano. Outro exemplo mais recente aconteceu no dia 28, quando uma conceituada empresa do ramo de bebidas anunciou que todos os funcionários corporativos estarão definitivamente em home office. E essas mudanças també...
Como os dados aumentam a eficácia de uma estratégia de orientação ao cliente

Como os dados aumentam a eficácia de uma estratégia de orientação ao cliente

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
Hoje, são os consumidores, não as empresas, que conduzem as decisões de negócios. Orientação para o cliente, ou centralidade do cliente, é uma abordagem de negócios que coloca o cliente no centro de todas as ações da organização. A pandemia deixou mudanças irreversíveis no setor de varejo à medida que o comportamento do consumidor evoluiu durante um período de movimento limitado. Enquanto as lojas estavam vazias, os consumidores recorreram aos dispositivos móveis. Um estudo de pagamentos remotos PYMNTS 2020 relatou que os dispositivos móveis são os dispositivos mais populares para compras online, com até 72% dos consumidores usando seus dispositivos móveis para fazer compras.  A explosão das compras online viu um aumento de 146% nos  pedidos de varejo online em abril de 2020 em c...
Como montar um açougue no seu supermercado

Como montar um açougue no seu supermercado

Gestão, Varejo
Montar um açougue no seu supermercado geralmente representa uma oportunidade de vendas, além de diferenciar sua loja dos concorrentes, o que gera negócios rentáveis e bons resultados. Porém, também é um grande desafio e demanda uma série de processos específicos para o varejista, que precisa conhecer cada passo para montar um açougue, evitando assim que investimentos e ações sejam realizados de forma equivocada. Neste artigo vamos apresentar algumas informações relevantes sobre os processos necessários para montar um açougue em seu supermercado e conseguir entregar esse tipo de produto aos seus clientes.   Agora, vamos ao passo a passo básico para montar um bom açougue na sua loja: Antes de começar, é importante destacar que estamos falando da opção de realmente mon...