fbpx

Gestão

O que é a Transformação Digital no Supermercado?

O que é a Transformação Digital no Supermercado?

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
Em termos gerais, definimos transformação digital como a integração da tecnologia digital nas áreas de um negócio, resultando em mudanças fundamentais em como a empresa opera e como entrega valor aos clientes.  Além disso, é uma mudança cultural que exige que as organizações se desafiem continuamente. Isso às vezes significa abandonar os processos de negócios de longa data em que as empresas foram construídas em favor de práticas relativamente novas que ainda estão sendo definidas. A transformação digital deve começar com a busca pela resolução de um problema ou uma meta aspiracional. O “porquê” da transformação digital pode estar relacionado com a melhoria da experiência do cliente, reduzindo o atrito, aumentando a produtividade ou elevando a lucratividade, por exemplo. Quais...
Por que o varejo deve investir no treinamento virtual?

Por que o varejo deve investir no treinamento virtual?

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
O ano de 2021 começou com esperança. Afinal, tivemos as aprovações das primeiras vacinas no Brasil e o início das aplicações. Porém, pela grande quantidade de pessoas que precisam ser imunizadas para alcançarmos a imunidade coletiva, precisaremos manter todos os cuidados e mudanças que tivemos em 2020, principalmente quando falamos do ambiente corporativo.   E isso já está sendo mostrado por algumas grandes companhias. Por exemplo, tivemos, no último dia 15, o anúncio de que uma importante companhia de logística manterá o regime de home office até dezembro deste ano. Outro exemplo mais recente aconteceu no dia 28, quando uma conceituada empresa do ramo de bebidas anunciou que todos os funcionários corporativos estarão definitivamente em home office. E essas mudanças també...
Como os dados aumentam a eficácia de uma estratégia de orientação ao cliente

Como os dados aumentam a eficácia de uma estratégia de orientação ao cliente

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
Hoje, são os consumidores, não as empresas, que conduzem as decisões de negócios. Orientação para o cliente, ou centralidade do cliente, é uma abordagem de negócios que coloca o cliente no centro de todas as ações da organização. A pandemia deixou mudanças irreversíveis no setor de varejo à medida que o comportamento do consumidor evoluiu durante um período de movimento limitado. Enquanto as lojas estavam vazias, os consumidores recorreram aos dispositivos móveis. Um estudo de pagamentos remotos PYMNTS 2020 relatou que os dispositivos móveis são os dispositivos mais populares para compras online, com até 72% dos consumidores usando seus dispositivos móveis para fazer compras.  A explosão das compras online viu um aumento de 146% nos  pedidos de varejo online em abril de 2020 em c...
Como montar um açougue no seu supermercado

Como montar um açougue no seu supermercado

Gestão, Varejo
Montar um açougue no seu supermercado geralmente representa uma oportunidade de vendas, além de diferenciar sua loja dos concorrentes, o que gera negócios rentáveis e bons resultados. Porém, também é um grande desafio e demanda uma série de processos específicos para o varejista, que precisa conhecer cada passo para montar um açougue, evitando assim que investimentos e ações sejam realizados de forma equivocada. Neste artigo vamos apresentar algumas informações relevantes sobre os processos necessários para montar um açougue em seu supermercado e conseguir entregar esse tipo de produto aos seus clientes.   Agora, vamos ao passo a passo básico para montar um bom açougue na sua loja: Antes de começar, é importante destacar que estamos falando da opção de realmente mon...
Fechamento de caixa: você recebe todas as suas vendas?

Fechamento de caixa: você recebe todas as suas vendas?

Gestão, Varejo, Vendas
Você sabe como realizar o processo de fechamento de caixa da sua loja? O caixa é o local sagrado do varejo. Por isso, tenha olhos atentos ao ponto de venda (PDV), que é por onde entra a receita. Estar atualizado quanto a legislação, equipamentos e software é importante, mas não abra mão dos processos. Muitas vezes os processos são negligenciados, pois, dependem de disciplina e interação das pessoas para acontecer. O “sufoco” do dia a dia nunca pode ser desculpa para deixar de lado os procedimentos e normas, já que falhas nos processos significam prejuízo irrecuperável. É importante reforçar que todas as operações do caixa, por se tratar diretamente de receitas, seja em dinheiro vivo, cartões, vales ou fiado devem ser realizadas com concentração e diligência.  Os operadores de ...
Inovação e Transformação no varejo, quais são as tendências?  

Inovação e Transformação no varejo, quais são as tendências?  

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
Como sempre, com um novo ano, surgem novas tendências no mundo do varejo e do comércio eletrônico. Nos últimos anos, temos sido bombardeados com todos os tipos de cenários futuristas sobre o que está por vir no varejo e o que a inovação no varejo pode significar.  São amplos os projetos de automação, transformação digital e inovação no varejo. Os varejistas lidam com alta competição, pressão de preços, um consumidor conectado com grandes expectativas e o impacto do comércio eletrônico, pelo qual alguns dos gigantes globais - também da China - já iniciam operações no Brasil (e o comércio eletrônico não tem fronteiras). A inovação no varejo está ocorrendo em várias frentes e com diferentes ferramentas e tecnologias. Inteligência artificial (AI), Bigdata, IoT (internet das coisas...
Os Supermercados e seus concorrentes na Transformação Digital

Os Supermercados e seus concorrentes na Transformação Digital

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
A transformação digital está em andamento, basta olhar para as evoluções do setor varejista. Potencializada pela pandemia do Covid-19, a necessidade de digitalizar não começou agora. Há mais de 10 anos, já se falava em vender online, automatizar as operações e fidelizar clientes.  Inovação, mudanças nos modelos de negócios, abordagens ecossistêmicas, utilização de dados na tomada de decisão, foco no propósito, diferentes formas de engajar os consumidores, são ações que fazem parte do exercício contínuo de reinvenção.   Antes da transformação digital o cenário de concorrentes era estático, ou seja, estava claro quem eram seus concorrentes e seus parceiros. No cenário de transformação, isso passa a ser dinâmico, os personagens tomam papéis distintos e flexíveis. A concor...
Controle de estoque em 3 etapas básicas

Controle de estoque em 3 etapas básicas

Estoque, Gestão, Varejo
Você já deve ter ouvido alguém dizer que “não adianta, controle de estoque bem feito é impossível”.  De fato, é bem difícil, pois o estoque está sujeito a inúmeras situações, desde o próprio processo operacional de recebimento de mercadorias, venda e devolução, até situações atípicas (ou nem tanto assim) como furtos e perdas. O que tem de ser mudado é a perspectiva dessa visão. Essa afirmação se torna verdadeira ao adicionarmos uma palavra: “controlar o estoque sem trabalho/automaticamente é impossível”. Controlar estoque é possível, desde que sua loja institucionalize determinados processos operacionais com disciplina. Basicamente o controle de estoque pode ser divido em três partes: começo, meio e fim.  1. Começo A entrada de produtos corresponde ao processo básico do i...
Tech for Good: uma visão positiva de futuro no pós pandemia 

Tech for Good: uma visão positiva de futuro no pós pandemia 

Gestão, Tecnologia, Varejo
O mundo pós pandemia não será o mesmo, e precisaremos de preparo para nos integrarmos a este novo contexto composto por outras demandas da sociedade.  A tecnologia ganha ainda maior importância, especialmente com o fenômeno conhecido pelos estudiosos como Tech for Good - em outras palavras, a preocupação com o futuro, com foco em mudanças positivas.    A tecnologia assumiu um papel de destaque nestes meses permeados por muita incerteza. Por isso, creio que a união dela com a empatia e a inovação são benéficas para todos. Cito a participação do Tony Blair, ex-primeiro-ministro do Reino Unido, no Web Summit de 2019. Em seu momento de fala, Blair afirmou categoricamente: “Precisamos utilizar a tecnologia para um mundo melhor”. Concordo com o pensamento de Blair. Afinal, a...
Um mundo de consumo mais conectado

Um mundo de consumo mais conectado

Gestão, Tecnologia, Varejo, Vendas
É muito provável que, após termos a população vacinada contra o vírus da Covid-19, a nossa antiga rotina, aos poucos, comece a voltar ao normal. Será possível retornar aos eventos presenciais, reunir as equipes de trabalho novamente, encontrar os amigos em grupos para um jantar e, até mesmo, frequentar lugares como o cinema para assistir aquele lançamento tão aguardado.    No entanto, a maneira de consumo, seja para realizar as compras do mês, adquirir um utensílio doméstico ou, até mesmo, peças de vestuário, não será mais a mesma. Até porque, se antes da pandemia já estávamos nos acostumando com o consumo pela internet, o isolamento social sacramentou que precisamos nos adaptar aos tempos híbridos: online e presencial. O sistema de delivery tornou-se, praticamente, a úni...