fbpx

Gestão

Porque o varejo de alimentos é diferente

Porque o varejo de alimentos é diferente

Gestão, Transformação Digital, Varejo
O varejo de alimentos está presente em todo o mundo, desde pequenas mercearias de bairro até hipermercados. Há alguns anos trabalhando com o pequeno e médio varejo, percebi algumas características que o tornam um negócio diferenciado, pois ele acontece sob a influência direta do empreendedor, sempre à frente do negócio, tomando todas as decisões. O que torna esse varejo e seu empreendedor diferente?   Mas por que o varejo de alimentos é diferente? Vamos apresentar os 3 pontos principais que são características desse tipo de comércio. 1. Alto Giro Mesmo em uma mercearia ou pequeno supermercado, sempre há um cliente passando pelo caixa. Independente dos volumes, a mercadoria gira rápido. O que o alto giro influencia? Ele faz com que a operação exija diligência e controle ...
Conheça as 4 dicas para reduzir custos no varejo

Conheça as 4 dicas para reduzir custos no varejo

Gestão, Gestão Financeira, Varejo
O comércio varejista está entre os principais setores da economia nacional, movimentando bilhões de reais. Contudo, vem sendo diretamente impactado pelos efeitos da crise e da pandemia do Covid-19.    Algumas empresas foram fechadas, colaboradores demitidos, a produtividade reduzida, entre tantos outros sinais que reforçam a ideia de que o momento não é dos melhores e que é hora de reduzir custos no varejo. Por outro lado, pode ser na turbulência que excelentes oportunidades de negócio surgem ou que seja possível se manter competitivo no mercado pela adoção de soluções que possam reduzir custos no varejo (de produção e operação) — considerados os gargalos dentro de uma empresa. Mas como manter a eficiência produtiva e mesmo assim reduzir custos no varejo?  Neste pos...
Qual a importância de ter uma relação próxima com o seu cliente?

Qual a importância de ter uma relação próxima com o seu cliente?

Varejo, Vendas
Em momentos de crises, como esse que estamos passando com a Covid-19, muitas empresas suspendem os investimentos no marketing e observam uma redução forte no volume de novos pedidos. Isso acontece em parte por redução do poder financeiro dos consumidores, mas também por falta de uma gestão baseada em dados.   Como exemplo, vemos os casos da Magazine Luiza que, mesmo com as diversas lojas físicas fechadas, teve uma grande participação online e melhorou sua imagem para o consumidor final. Outro grande case foi a Via Varejo, dona das lojas Casas Bahia e Ponto Frio e também administradora do Extra.com.br. Com grande parte do seu faturamento no universo físico, a rede foi forçada a digitalizar toda a sua operação em um prazo extremamente curto. A eficiência nessa migração viro...
Como fazer um inventário de estoque confiável na sua loja

Como fazer um inventário de estoque confiável na sua loja

Estoque, Gestão, Varejo
O varejista precisa ter conhecimento sobre a situação do estoque da sua loja, isso fará com ele possa tomar melhores decisões e consiga reduzir perdas que comprometem a lucratividade do seu negócio.  Não tem outra escolha, a única forma de ter a certeza que o estoque virtual esteja igual ao estoque físico é por meio da contagem de produtos. Por isso vamos passar todas as informações para você saber como fazer um inventário de estoque na sua empresa. Já apresentamos aqui, algumas dicas para colocar em prática antes de realizar um inventário na sua loja.  Agora vamos aos passos! 1. Metodologia de contagem O primeiro ponto para saber como fazer um inventário de estoque é definir a metodologia.  Antes de começar o processo de contagem dos produtos que a sua loja tem, é fundam...
Apropriação indébita de ICMS: Histórico, críticas e teses de defesa em tempos de pandemia, bem como a consequência criminal para empresários inadimplentes

Apropriação indébita de ICMS: Histórico, críticas e teses de defesa em tempos de pandemia, bem como a consequência criminal para empresários inadimplentes

Gestão, Gestão Financeira, Legislação, Varejo
O presente artigo tem a intenção de jogar luz em um assunto que fora muito comentado no meio jurídico, mas muito pouco repercutido para os principais interessados: os contribuintes de ICMS, os quais, a depender de suas atitudes, podem ser enquadrados em conduta, agora, tida por criminosa, e nem sequer têm ciência acerca dos cuidados necessários para se resguardar e se manter longe da ilicitude criminal e também das consequências que podem advir de eventual condenação pela não quitação dos valores devidos a título de ICMS. Para tanto, faremos um breve histórico acerca do julgamento que norteou a “criação” do novo delito criminal, passando por críticas à referida decisão e, por fim, das consequências para o contribuinte de ICMS que, no fim das contas, é aquele que realmente será impac...
A pandemia da Covid-19 e as cooperativas de crédito: impactos e medidas

A pandemia da Covid-19 e as cooperativas de crédito: impactos e medidas

Gestão, Gestão Financeira, Legislação, Varejo
A disseminação mundial do Coronavírus (COVID-19), que a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou como pandemia no dia 11/03/2020, impõe enormes desafios econômicos para o Brasil e para o mundo. O surto impôs a todos, de maneira indistinta, momento inédito e dramático, cujo impacto se reflete nas relações públicas e privadas.   Ao mesmo tempo em que a pandemia causa dor e sofrimento, abre-se a oportunidade do exercício da solidariedade e da repartição de responsabilidades nas relações jurídicas. Em relação às cooperativas de crédito, o cenário não é diferente e o desafio se mostra de grande magnitude pela própria natureza de sua atuação, eis que constituída com o objetivo e a responsabilidade de prestar serviços financeiros para os seus associados. Nesse sentido, Brian B...
11 dicas para ajudá-lo a enfrentar o coronavírus no seu supermercado

11 dicas para ajudá-lo a enfrentar o coronavírus no seu supermercado

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Enquanto os setores público e privado tentam gerenciar o surto de Coronavírus, os varejistas de todas as categorias estão tomando medidas drásticas para tentar impedir a propagação do novo coronavírus.  Com especialistas dizendo que as pessoas devem evitar lugares lotados por causa do novo coronavírus, o que você deve fazer no seu supermercado para evitar o contágio pelo coronavírus? 1 - Limpeza  Um dos pontos principais é limpar as áreas mais usadas com mais frequência, incluindo os caixas, terminais de cartão de crédito, esteiras e balcões de serviços e de alimentação.  Lembre-se também de limpar as prateleiras ao reabastecer os produtos. A higienização dos banheiros deve ser feita com mais frequência.  Os carrinhos e as cestas de compras e todos os outros equipamentos dis...
A era dos Dados e o Varejo

A era dos Dados e o Varejo

Equipamentos, Gestão, Tecnologia, Vendas
Os supermercados estão correndo para alavancar uma das armas mais importantes na batalha para manter os consumidores: dados.    De acordo com a Harvard Business Review, empresas que tomam decisões baseadas em dados têm maior chance de sucesso. No entanto, entre todos os setores, somente 5% das empresas de varejo se qualificam como orientadas por dados.  A análise de dados no varejo pode ajudar as empresas a ficarem à frente das tendências dos consumidores, aplicando a análise de clientes no varejo para descobrir, interpretar e agir com informações significativas, incluindo padrões de compradores online e físicos. 85% dos supermercadistas consideram desenvolver novas formas de aumentar as vendas como uma prioridade para o próximo ano. O setor varejista é muito compet...
Como faturar mais no seu supermercado no carnaval?

Como faturar mais no seu supermercado no carnaval?

Gestão, Vendas
O Carnaval é uma das festas mais tradicionais do país. Por isso, você não pode perder a chance de lucrar durante a data. Neste artigo, daremos a você algumas dicas de como faturar mais em seu supermercado.    O movimento nessa época do ano aumenta tanto em cidades grandes, quanto em cidades menores. Nas capitais e cidades históricas têm-se os blocos, que levam milhares de foliões às ruas, aumentando a compra, principalmente, de bebidas.  Já nas cidades interioranas, opção para quem busca descanso, a procura aumenta tanto para bebidas quanto para produtos de churrasco, por exemplo.  Até mesmo empresários que não se beneficiam diretamente, podem encontrar maneiras de fazer o estoque girar sem que o negócio seja descaracterizado.  Antes de definir ações para aumentar a...
O que fazer para manter sua padaria lucrativa nas férias de verão?

O que fazer para manter sua padaria lucrativa nas férias de verão?

Gestão, Vendas
As festas de fim de ano já passaram e, com isso, o movimento no varejo diminui, principalmente por ser um período de férias.   Enquanto é período de alta temporada em algumas cidades, como no litoral brasileiro, as cidades menos turísticas acabam por ter a economia bastante afetada.  Como muitas pessoas viajam nessa época, o rendimento de muitas empresas cai nesse período. Isso acontece na sua padaria? Mesmo sendo comum, você não precisa ficar de braços cruzados vendo a diminuição do fluxo da sua loja.  Veja, neste artigo, ações para manter sua padaria lucrativa nas férias. Planejamento Antes de definir ações específicas, você precisa definir um planejamento. Para te ajudar, fizemos uma lista de passos para um bom planejamento na sua padaria:  Defina o mix de...