fbpx

Vendas

Não consegue vender para o varejo? Entenda o porquê

Não consegue vender para o varejo? Entenda o porquê

Gestão, Varejo, Vendas
Vender para o varejo não é novidade, há uma série de empresas que fornecem produtos e serviços para as milhões de lojas do segmento no país. Mais de um terço de todas as empresas brasileiras estão no segmento do comércio, são mais de 7,5 milhões de varejistas, pelos dados do Empresômetro. Pelo seu tamanho e relevância, o varejo naturalmente se tornou “alvo” de empresas que querem vender seu “peixe”, como também criar inovações para esse mercado. Afinal, desenvolver produtos para 7,5 milhões de potenciais clientes é uma grande oportunidade de negócios. Porém, chega o grande momento: vender. É nesta hora que muitas empresas encontram dificuldades não esperadas. Por isso, é preciso entender com detalhes as particularidades que rodeiam essas vendas. Para ajudar neste processo, vamos deixa...
Varejo sem atrito: entenda o que é e as principais aplicações

Varejo sem atrito: entenda o que é e as principais aplicações

Gestão, Vendas
O varejo sem atrito, chamado de Frictionless Retail em inglês, pode ser definido como uma série de processos, ações e ferramentas cujo objetivo seja eliminar as barreiras e fricções que os clientes encontram na loja no momento da compra.  Com a eliminação desses atritos, busca-se criar uma experiência fluida dentro da loja para seu cliente.  Dependendo do contexto pode significar internet das coisas, serviços de clique e coleta, serviços de entrega em domicílio, alimentos prontos, lojas sem check-out ou lojas online.  Uma coisa é certa, independente do significado de varejo sem atrito, você precisa entender que é indispensável tornar a experiência do cliente fluida. Você já adotou alguma na sua loja? Novas tecnologias, experiências de compras mais rápidas, fáceis e conve...
Personalização no varejo, 6 dicas para conseguir mais clientes

Personalização no varejo, 6 dicas para conseguir mais clientes

Gestão, Vendas
O futuro do varejo é experimental, ou seja, proporcionar experiências relevantes para seus clientes, para assim fidelizá-los, uma das formas de fazê-lo é através da personalização.  A ascensão da experiência como um alicerce importante do futuro do varejo está ligada diretamente na mudança de comportamento do consumidor, com a maior participação das gerações Millennials e Z no mercado consumidor. As novas gerações buscam marcas que valorizam o indivíduo e que tenham propósitos. Eles não se importam em pagar mais para ter um produto personalizado, que destaque sua individualidade. Se ainda não está familiarizado com essas gerações e suas principais características confira este artigo. Dentro da economia da experiência temos várias maneiras de promover uma experiência na loja...
O que é Branding e como aplicá-lo no meu negócio?

O que é Branding e como aplicá-lo no meu negócio?

Gestão, Varejo, Vendas
A palavra Branding deriva de brand, que no inglês significa marca. Branding é, portanto, a gestão de marca do seu negócio, um conjunto de ações estratégicas para posicionar bem sua marca no mercado e deixar claro quais são os propósitos dela.  Falar em propósito é olhar interna e externamente a sua empresa, buscar diferenciar-se da concorrência, ser lembrado por seus clientes, gerar promotores da marca com seus funcionários e clientes, se conectar com todos os stakeholders ou as partes interessadas em seu negócio, além de conectar-se emocionalmente com as partes interessadas. O que são stakeholders? Stakeholder significa parte interessada, público estratégico ou grupo de interesse. Esse público estratégico será o foco para você impactar por ações do seu negócio.  Esse termo é m...
Como o cliente oculto pode fidelizar o cliente em Supermercado 

Como o cliente oculto pode fidelizar o cliente em Supermercado 

Gestão, Gestão de Pessoas, Seu Cliente Oculto, Varejo, Vendas
Primeiramente, vamos começar falando qual a importância de fidelizar o cliente! Quando a empresa se dedica nessa ação, além de aumentar o seu ticket médio com a recorrência em compras, ela ganha um cliente promotor. Isto é, uma pessoa que acredita nos valores, confia e indica a empresa para outras pessoas.  As empresas devem estar sempre atualizadas com o que acontece no mercado de uma maneira geral e nas tendências do seu setor em específico também. Mas, devemos concordar que o objetivo comum de qualquer negócio, independente da área que atua, se é atacado ou varejo, é fidelizar os clientes para que eles voltem a consumir da empresa e falem bem dela para outros. Temos fortes marcas no mercado nacional e internacional que nos dão um grande exemplo a seguir. Como, por exemplo, ...
Eficiência no pós-venda: como chegar lá?

Eficiência no pós-venda: como chegar lá?

Gestão, Varejo, Vendas
Estamos no século XXI. O ano é 2023. Período de altos índices de inovação em vários setores e crescimento tecnológico. Ainda assim, dá para acreditar que muitas empresas não se preocupam em oferecer ao cliente um serviço de pós-venda? É inconcebível, mas é verdade. Muitas empresas torram muito tempo e energia para atrair novos clientes, utilizam de todas as artimanhas para atingir as mais variadas metas de vendas e blá blá blá. Mas é fato que, enquanto o seu negócio não for capaz de manter os clientes existentes, dificilmente você alcançará o sucesso. Você pode até vender bem através do seu processo de vendas, mas se suas estratégias de pós-venda estiverem bem alinhadas com o objetivo de aperfeiçoar o seu relacionamento com os clientes, tudo caminhará muito mais fácil para o alavanque ...
Conheça as 5 estratégias para vender mais

Conheça as 5 estratégias para vender mais

Gestão, Varejo, Vendas
Conseguir mais vendas é um objetivo para sua loja? Acho que sim é a resposta de quase todos os varejistas, por isso preparamos 5 estratégias para vender mais. Qual é a sua melhor estratégia para fazer um bom negócio? Compreender e implementar estratégias efetivas de vendas é essencial para empresas de todos os tamanhos. Se um empresário ou sua equipe de vendas não tiverem as habilidades necessárias para iniciar e fechar uma venda, a empresa pode perder dinheiro e arruinar sua reputação. Se você vende picolés na esquina ou é um redator, suas estratégias de vendas irão influenciar se seus clientes decidem fazer uma compra de você ou seu concorrente. Encontrar novas pessoas para comprar seu produto ou serviço é uma parte importante do seu negócio. Você tem um ótimo produto, está com a sen...
Como reduzir custos da venda de cartão na sua loja

Como reduzir custos da venda de cartão na sua loja

Gestão, Varejo, Vendas
Hoje em dia é impossível pensar em uma loja que não aceite pagamento em cartão não é mesmo? Muitos consumidores já adotam essa forma de pagamento, inclusive, para compras pequenas como o pãozinho da manhã, ou o café no final da tarde. Para o varejista a venda de cartão deixou de ser diferencial e se tornou obrigatório. Nesse artigo vamos apresentar algumas dicas para reduzir custos na venda de cartão. Se você ainda não está convencido de que aceitar cartão é uma boa, veja nesse artigo, as vantagens em aceitar cartões em sua loja. Mas como reduzir os custos das vendas com cartão? 1. Entender quanto custa a operação da venda de cartão Para aceitar cartões em sua loja será preciso, no mínimo, de uma maquininha (POS). Para isso você precisa contratar junto a uma operadora de cartão de ...
Como aumentar as vendas no seu supermercado?

Como aumentar as vendas no seu supermercado?

Gestão, Varejo, Vendas
Aumentar vendas é uma preocupação recorrente do supermercadista. Ainda mais em um cenário com um mercado cada vez mais competitivo. Atualmente, o varejo brasileiro está saindo de uma crise, que durou cerca de 5 anos. As empresas que se mantiveram no mercado, agora, terão uma grande oportunidade de aumentar as vendas. Para manter o resultado positivo de uma loja é preciso fidelizar os atuais clientes e buscar novos consumidores. Além disso, é preciso se adequar às novas exigências do mercado consumidor. Os hábitos de compra mudaram, as novidades tecnológicas tomaram conta de todos os setores da sociedade e no varejo essa realidade não é diferente. Os novos métodos de venda, possuem cada vez mais clientes, de forma que deixar de acompanhar esse movimento poderá representar perda de merca...
Os 4 principais problemas na pesagem de produtos

Os 4 principais problemas na pesagem de produtos

Gestão, Varejo, Vendas
Alguns setores que vendem itens a quilo no supermercado, são responsáveis por grande parte do faturamento de uma loja. Dessa forma evitar problemas na pesagem de produtos é fundamental para que o varejista consiga aumentar as vendas e melhorar a produtividade da sua equipe nesses locais da loja. Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pelo site Supermercado Moderno, a soma das vendas dos setores de açougue e hortifrúti correspondem a aproximadamente 22% das vendas de um supermercado. Portanto, não reservar um cuidado especial à forma que é comercializado as mercadorias desses departamentos é negligenciar uma grande fonte do faturamento da sua loja. Estabelecer um processo de pesagem de produtos eficiente, rápido e seguro é a forma de garantir que os itens que chegam à b...