fbpx
Gestão

Como o cliente oculto pode fidelizar o cliente em Supermercado 

Escrito por Bruno Vasconcelos | 01/03/2023
  • 2166 visualizações
  • 448 compartilhamentos
Tempo de leitura: 6 minutos

Primeiramente, vamos começar falando qual a importância de fidelizar o cliente!

Como_o_cliente_oculto_pode_fidelizar_o_cliente_em_Supermercado_740x360 (1)

Quando a empresa se dedica nessa ação, além de aumentar o seu ticket médio com a recorrência em compras, ela ganha um cliente promotor. Isto é, uma pessoa que acredita nos valores, confia e indica a empresa para outras pessoas. 

As empresas devem estar sempre atualizadas com o que acontece no mercado de uma maneira geral e nas tendências do seu setor em específico também. Mas, devemos concordar que o objetivo comum de qualquer negócio, independente da área que atua, se é atacado ou varejo, é fidelizar os clientes para que eles voltem a consumir da empresa e falem bem dela para outros.

Temos fortes marcas no mercado nacional e internacional que nos dão um grande exemplo a seguir. Como, por exemplo, Apple, Starbucks, Netflix e Havaianas. Estas são adoradas por muitas pessoas, estando presentes em camisetas, bonés, acessórios do dia a dia e até mesmo tatuagens. 

A Apple cuida carinhosamente da experiência do cliente, estratégia também utilizada pela Starbucks. O maior diferencial da rede americana de cafés, é receber um copo com seu nome escrito. Essa ação faz com que o consumidor se encante com a marca, podendo até pagar mais caro pelos seus produtos para viver a experiência única proporcionada. 

A Havaianas revelou que o seu grande segredo é investir em análise de dados, pois dessa forma, ela consegue entender as tendências e hábitos em relação aos chinelos. Abrindo um leque de oportunidades para a criação de novos modelos para o seu público. Já a Netflix, trabalha forte o seu branding e a presença no mundo digital.

Como faço para fidelizar o cliente em Supermercado?

Certamente, sabemos da importância de ter essa relação com o consumidor. Quando a empresa consegue criar um vínculo emocional positivo com o seu público, eles deixam de ser apenas consumidores e passam a ser verdadeiros fãs da marca.

Agora, vamos descobrir um pouco das estratégias utilizadas por Apple, Starbucks, Netflix e Havaianas, para conseguir conquistar a confiança e fidelizar os seus clientes do supermercado.

Ofereça programas de fidelidade

A criação de um programa de fidelização pode ser uma grande jogada para começar a conquistar o seu cliente. Será que um cartão fidelidade com um requisito de “a cada x compras você ganha um voucher de y%”, ou então, “frete grátis a partir de x valor em compras”, vai fidelizar o cliente em Supermercado?

É muito importante ressaltar que o programa de fidelidade não funciona sozinho, ele precisa estar interligado a um objetivo para além de conquistar e reter o cliente. De nada adianta fazer uma promessa em cima de uma certa frequência se, quando o consumidor é atendido, se decepciona com a abordagem da marca. 

Crie conexões verdadeiras 

Além disso, as empresas não vendem apenas produtos ou serviços, mas também um “Life Style”, o que significa em português Estilo de Vida. Quem adquire motocicletas da Harley Davidson busca além da qualidade do equipamento, a ideia que a marca vende, o lifestyle de um viajante, alma livre e aventureira. 

Ou seja, estamos falando da filosofia e do valor agregado. Consumidores de bolsas de luxo não compram apenas pela beleza e qualidade, visam também o status que a marca carrega e o poder ganhado ao utilizar o item.

Pense no propósito da sua empresa, o que te motivou a criá-la e como você quer que ela seja vista em uma roda de amigos? Se você tem uma loja de roupas masculinas, você quer ser vinculado a surfistas? A empresários? A funkeiros? Não importa onde deseja chegar, apenas trabalhe para que sua filosofia seja vista e desejada. 

Dessa forma, utilize recursos visuais, marketing digital, linguagem como um todo, ações publicitárias, as pessoas corretas para propagandas e divulgações, faça um planejamento estratégico de branding para atingir o seu objetivo, dentre outras ações de comunicação.

Foque no público alvo 

Sobretudo, é muito importante que você entenda qual é o seu público alvo. Para construir uma comunicação mais assertiva e que realmente vá ser relevante para os seus potenciais consumidores. 

Desde o primeiro contato até o pós-venda, você consegue entender o comportamento de um cliente e assim já traçar a “jornada do consumidor” da sua empresa.

A partir disso, estratégias de marketing personalizadas podem ser utilizadas para ajudar a encantar os seus clientes, entender como ele encontrou sua empresa, qual seu estilo de vida e linguagem utilizada, dentre outros. 

Aliás, criar conteúdos para blog, redes sociais, estratégias de e-mails, ações em mídia off, panfletagens; baseados nas informações recolhidas, podem ajudar a entregar respostas para as principais dúvidas e dores do seu público.

Finalmente, conduza o seu cliente por todas as etapas do funil de compra, visando sempre oferecer a melhor experiência.

Obtenha dados inteligentes e utilize a humanização da marca

Antes de mais nada, os dados da sua empresa são seus maiores aliados. Afinal, eles mostram exatamente com quem você está se relacionando, o quanto é duradoura essa relação, o que agrada e desagrada e onde está o problema a ser resolvido.

Saber o que um cliente necessita é de extrema importância para uma empresa. Uma vez que o cliente possui problemas, a primeira ação que deve ser executada é localizá-lo e entrar em contato para resolver o que está pendente. 

Logo, não existe nada melhor do que um atendimento humanizado como fonte da solução. Sim, ele ainda está em alta mesmo no mundo das inteligências artificiais. Empresas que ainda utilizam esse recurso para atender os seus clientes, se destacam e se diferenciam das demais. Porém, vale lembrar que a humanização da marca vai muito além do atendimento.

Pense na experiência do consumidor

Após a análise de dados, você consegue consertar as falhas do seu negócio para entregar a melhor experiência para o seu cliente. 

Exemplos do que pode acontecer em um supermercado:

  • Campanhas de merchandising mal organizadas; 
  • Limpeza deixando a desejar; 
  • Falta de produtos e prateleiras desorganizadas; 
  • Estabelecimento sem estacionamento exclusivo para os clientes;
  • Dentre outros. 

Dentro da realidade dos dados compilados, pense quais seriam as melhores ações que você deve aplicar em sua empresa, para assim, oferecer experiências impactantes aos seus clientes.

Utilize a metodologia de cliente oculto para fidelizar o cliente em Supermercado 

Uma metodologia muito precisa para conseguir aplicar os resultados das estratégias de fidelização do cliente em seu supermercado é, sem dúvidas, a pesquisa de cliente oculto

Além de ajudar a melhorar o atendimento, ao aplicá-la você consegue saber quais são as dores do seu estabelecimento e o que está atrapalhando a experiência do seu cliente. 

Em outras palavras, a partir de uma avaliação anônima, o cliente observa com atenção e pontua todos os aspectos realizados e pré-estabelecidos pela marca. 

A Seu Cliente Oculto é responsável por intermediar esse serviço, recolhendo todas as informações resultantes ao trabalho do cliente oculto e, a partir de então, é possível gerar um plano de ação

Detectar as falhas, e sugerir as melhorias exatas, é a frase que melhor define a metodologia de cliente oculto. 

Nesse sentido, a metodologia de cliente oculto funciona da seguinte maneira.

  1. Primeiramente, uma pessoa da região e com o perfil do supermercado é selecionada para fazer a avaliação.
  2. Em seguida, ao ser selecionada, a pessoa passará por treinamento feito pela Seu Cliente Oculto.
  3. Logo após, é solicitado que o mesmo faça a visita. Atentando a todos os passos introduzidos em seu treinamento.
  4. Por fim, ao finalizar a visita, ele deverá preencher o seu feedback personalizado referente aquela visita, detalhando também tudo que viu e sentiu.

Conclusão

Caro empresário, chegamos ao fim deste artigo. Espero que o conteúdo lido até aqui tenha sido proveitoso e que você consiga aplicá-lo na sua empresa. 

Agora que você já sabe a importância de fidelizar o cliente em supermercado, está na hora de aplicar todas as soluções propostas na sua empresa. 

Sabe como anda a experiência proporcionada no seu negócio? Conheça o site www.seuclienteoculto.com.br e saiba mais sobre como fidelizar o seu cliente. 

Gostou do artigo? Deixe um comentário com sua opinião. Além disso, compartilhe com outros varejistas que fazem parte da sua rede de contatos.

Qualquer dúvida, mande por e-mail no bruno@seuclienteoculto.com.br ou no LinkedIn.

Publicidade