Em 2020 o InfoVarejo produziu mais de 55 novos artigos, 50 atualizações em posts mais de 5 materiais ricos e 20 Webinars com os melhores conteúdos para ajudar você a ter melhores resultados na sua empresa.
Muita coisa importante aconteceu em 2020. A Transformação Digital já era uma tendência, o que foi confirmado com a chegada da pandemia. Além disso, a LGPD também fez o varejo online rever a forma de vender online.
Enfim… Assuntos que ajudaram a cumprir o objetivo do InfoVarejo, trazer informações e explicações para te ajudar a ter avanços na sua empresa.
Talvez não tenha tido tempo de ler todos os nossos posts.
Por isso, separamos os 7 assuntos mais relevantes que o InfoVarejo trouxe para você em 2020.
Descubra:
A disseminação mundial do Coronavírus (COVID-19), impôs grandes desafios econômicos para o Brasil e para o mundo.
Enquanto os setores público e privado tentam gerenciar o surto de Coronavírus, os varejistas de todas as categorias estão tomando medidas para tentar impedir a propagação do novo coronavírus.
Ainda, potencializado pela pandemia, a rotina dos brasileiros mudou, principalmente no que se refere aos hábitos de consumo.
Separamos 3 artigos que fizemos sobre a pandemia e os impactos no varejo, além de dicas e uma projeção dos resultados no comércio:
11 dicas para ajudá-lo a enfrentar o coronavírus no seu supermercado
Efeitos da pandemia na sua forma de vender
Tech for Good: uma visão positiva de futuro no pós pandemia
Ao mesmo tempo em que a pandemia causa dor e sofrimento, abre-se a oportunidade de colocar em prática tendências digitais no comércio.
Se você tem uma empresa, independente do tamanho, e procura maneiras que permitam que seus clientes comprem seus produtos no cenário atual, precisa entender os benefícios e as diferenças entre os canais virtuais de venda.
Para saber qual o melhor modelo para o seu negócio é preciso saber a diferença entre os modelos de comércio:
Diferença entre E-commerce, M-commerce, S-commerce, C-commerce e T-commerce.
Estamos na era digital há anos e com a recente pandemia a transformação digital acelerou fortemente nas empresas de todos os setores. Os processos ficaram ainda mais fáceis, mais acessíveis e automatizados. A frase “tempo é dinheiro” nunca foi tão real e prática como agora.
Com isso, os supermercados estão correndo para alavancar uma das armas mais importantes na batalha para manter os consumidores: dados.
O setor varejista é muito competitivo, fazendo com que as tomadas de decisões tradicionais, como histórico de vendas e intuição, não sejam suficientes.
Hoje, os grandes varejistas contam com dados atualizados, métricas e ferramentas robustas para apoiar suas decisões de negócios.
Quer saber como configurar uma estratégia orientada a dados? Leia os artigos:
A força dos dados: contra fatos não há argumentos
O comportamento de compras das novas gerações mudou. As gerações Y e Z vieram para ditar tendências e não são fisgados por qualquer modelo de venda.
Os pontos mais buscados pelos novos compradores são Experiência e Personalização, mas tudo isso deve ser oferecido de forma fluida, sem atrito.
Não existe receita de bolo, saber onde investir dependerá do contexto da sua empresa, principalmente seu negócio, o segmento que você atua, o perfil dos clientes e mais, seu posicionamento e identidade.
Para te ajudar nessa jornada, separamos 4 artigos sobre o tema:
Geração Z e Millennials, entenda as diferenças e o impacto no seu negócio
Economia da Experiência e o Varejo
Personalização no varejo, 6 dicas para conseguir mais clientes
Varejo sem atrito: entenda o que é e as principais aplicações
Agora, o assunto mais comentado e a tendência que continuará para o próximo ano, Transformação Digital. Muito se falou sobre TD, seus impactos nas vendas varejistas e as inovações propostas.
A pandemia fez com que todos mudássemos nosso olhar sobre a forma de vender e a forma de comprar. Impedidos de sair de casa, os consumidores precisaram se adequar aos aplicativos e sites de vendas.
Aqueles varejistas que não se adaptaram ao modelo, sofreram as consequências.
A Transformação Digital ter sido influenciada pela pandemia, não implica o seu fim após a vacina do COVID. Ou seja, você precisa se adaptar a esse novo modelo de negócio.
Entenda tudo sobre TD neste artigo completo:
8 elementos para entender o que é transformação digital nos supermercados
Esse é um assunto que falamos desde o ano passado, mas não custa ressaltar sua importância. A entrada em vigor da LGPD criou muita euforia nas empresas do setor varejista.
Por ser o setor que lida diretamente com o consumidor final, o Varejo será, também, um dos principais segmentos impactados pela LGPD.
Nesse artigo você verá os impactos da LGPD no varejo.
Se você é varejista, precisa saber o que é o Pix.
O Pix terá forte impacto na economia nacional e é uma importante iniciativa para trazer uma forma eficiente de realizar operações financeiras. Também facilita a inclusão da tecnologia no dia a dia, desenvolvendo um ambiente mais ágil e competitivo.
É por meio do Pix que todos os bancos serão interoperáveis, o que significa que as transferências e pagamentos serão permitidos de uma carteira digital para outra em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Quer saber tudo sobre o Pix e como ele pode mudar no seu negócio? Veja nesse artigo!
Muita coisa aconteceu em 2020, desde o improvável ao previsto. Nós, do InfoVarejo, levamos a você as principais informações e os conhecimentos mais importantes, para que consiga continuar impulsionando o crescimento da sua loja.
Em 2021 não será diferente, traremos ainda mais dicas, notícias sobre as mudanças e as perspectivas do mercado varejista.
Sentiu falta de algum conteúdo na lista? Comente aqui embaixo e nos conte o que achou.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus contatos e ajude a levar informações para todos no varejo.
Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo!