O varejo está sempre em evolução e o consumidor mais ainda. Conectado e cada vez mais bem informado, o consumidor agora quer informações precisas sobre marcas, produtos e serviços e, especialmente, quer boas experiências de consumo.
Ele quer relacionamento sob medida, especial e satisfatório. E esse é o grande desafio para os varejistas que, para vencê-lo, deverão recorrer à tecnologia, em especial à Inteligência Artificial.
Por meio de algoritmos e um bom banco de dados, um software de inteligência artificial permite ao varejista entender melhor o perfil do consumidor para direcionar e personalizar seu atendimento, oferecendo a ele itens diretamente relacionados aos que deseja comprar, elevando o tíquete médio e também melhorando o atendimento das demandas de consumo. Por exemplo, um casal que frequenta uma loja de móveis regularmente, em busca de um conjunto de sofás, pode ser impactado com uma promoção direcionada de tapetes e almofadas nas cores mais prováveis.
As estratégias inteligentes vão muito além das vendas em si. O varejista poderá realizar de forma automática a precificação com base na análise da concorrência, no giro do produto e na margem de venda. Poderá fazer previsões de ruptura e quebra no estoque. Poderá prever vendas futuras e recomendar produtos de interesse do cliente e, ainda, detectar fraudes e erros nas transações.
Essas e outras decisões são baseadas nas ferramentas preditivas dos softwares de Inteligência Artificial, que auxiliam os varejistas a serem mais estratégicos e mais práticos ao mesmo tempo. O objetivo final é reduzir custos, aumentar o tíquete médio da venda e a frequência de compras, segmentando a oferta baseada na inteligência de dados. Traduzindo tudo isso em resultado financeiro positivo.
Para o consumidor, há ganhos também. O relacionamento com a marca/empresa pode se tornar bastante personalizado e relevante, aumentando seus pontos positivos de contato com a rede varejista. Com a inteligência oferecida pelo sistema, o cliente poderá receber promoções muito bem direcionadas para suas necessidades ou recomendações de produtos de seu interesse imediato. Isso vai facilitar seu trabalho de pesquisa, vai economizar seu tempo. Vai também surpreendê-lo, positivamente. Mais ainda, significa atender o cliente sem ele esperar, significa surpreender o cliente.
Isso já está acontecendo hoje, de forma menos sofisticada. Se você comprar um produto por uma rede de e-commerce, ou se pesquisar o preço de outro em um site de compras, perceberá que outras ofertas correlatas começarão a acompanhá-lo pelos sites que você frequenta.
Em alguns casos, a oferta é de interesse. Em outros, parece exagerada e com frequência irritante. A vantagem da Inteligência Artificial é que o índice de acerto entre produto ofertado e forma de apresentação serão mais compatíveis ao gosto do freguês. No varejo físico isso ainda é uma novidade, uma carência.
A evolução da Inteligência Artificial está ligada à evolução tecnológica que está mudando o mundo e que envolve a Internet das Coisas, do Big Data e de outras tecnologias, que sozinhas ou em conjunto, irão abrir um mundo de possibilidades.
Essa nova dinâmica indica que o varejista, em breve, deverá agir de forma mais proativa em direção ao seu consumidor. E isso exigirá um comando integrado de todo o seu negócio, passando pelo relacionamento com os clientes, a estocagem de produtos, a regulação de preços, a criação de campanhas de marketing, a logística de entregas. Por isso, é cada vez mais importante entender a importância e o funcionamento da Inteligência Artificial porque se ela não é ainda a realidade da rede varejista, deverá sê-lo em breve.
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