Lucrar no Natal, esse deve ser seu objetivo, mas você fez alguma ação para isso? O Natal é uma importante data comemorativa para você fechar o ano com resultados positivos.
Mesmo sendo uma época importante para a economia, o Natal ainda não é muito explorado pelo varejo alimentício. Muitas empresas se organizam na última hora e perdem as oportunidades geradas pela data.
Você deixa para fazer as ações de Natal somente em dezembro?
Quanto antes você planejar as ações de Natal, melhor serão os resultados alcançados.
O cliente precisa de tempo para se conectar a produtos e marcas. E, assim, deixando para a última hora, seu cliente pode não se conectar com as referências e a sua marca.
Quando você começou a se organizar? Algumas padarias comercializam rabanadas e chocotones desde outubro.
Se ainda não caprichou nas ações de Natal, veja as dicas que daremos aqui.
Descubra:
Um case de sucesso é a Padaria Marte Pães, localizada em Contagem, MG. A empresa avalia o relatório curva ABC de vendas e define quais os produtos entrarão no mix e quais deixarão de ser produzidos momentaneamente.
“Todo ano procuramos inovar! O cliente gosta de novidade e aqui, na Marte Pães, sempre temos um lançamento. Avaliamos as tendências de consumo e decoração de loja, acompanhamos nosso estoque e planejamos as compras com antecedência. Assim, garantimos boas negociações com fornecedores. Desde que abrimos a nova loja, criamos um espaço com utensílios e decoração de Natal e Ano Novo! Um espaço que é sucesso nos dias que antecedem o Natal e o Reveillon. O cliente vem comprar uma sobremesa para a Ceia e acaba levando guardanapos temáticos e bandejas decorativas. Temos, também, velas e ornamentos para encantar nosso cliente e ele se inspirar para montar sua mesa!” Conta Thiago Cassiano, proprietário da empresa.
Essa é só uma das muitas estratégias que você pode criar na sua padaria. Afinal, ninguém quer perder a oportunidade de aumentar sua renda nessa época do ano, não é mesmo?
Em 2019, a expectativa de crescimento para as vendas do Natal chega a 15% em alguns setores.
Segundo a Confederação Nacional de Comércio de Bens, em 2019, o índice Intenção de Consumo das Famílias teve uma evolução de 8,7% se comparado com o mesmo período de 2018.
A resposta é simples, o produto sazonal existe por causa da demanda (dos clientes), que, por alguma razão, cultural ou tradição, consomem mais determinados produtos em épocas específicas. Você como comerciante tem a obrigação, e também a oportunidade, de suprir essa demanda.
Veja, abaixo, vantagens em fazer ações temáticas e lucrar no Natal:
O aumento de variedade de produtos é importante para gerar movimento na sua padaria. Ter sempre uma novidade faz com que seu cliente mantenha a curiosidade em seus produtos e serviços.
E, para isso, você não precisa fazer grandes invenções. Muitas vezes, com a mesma base você consegue fazer diversos produtos, uma releitura dos tradicionais.
Algumas padarias usam o panetone e o chocotone para a produção de bolotone no pote, inovando um produto tradicional e dando mais opções de escolha para os clientes.
Não só as padarias aderiram às campanhas natalinas. Empresas de varejo alimentício também viram uma oportunidade de aumentar a receita nessa época. Veja, abaixo, alguns exemplos:
A receita para a versão no palito usa a massa tradicional do panetone, coberta com diferentes opções, como chocolate ao leite, chocolate branco, crocante e até bem casado.
Luis Ferreira, proprietário da Padaria Villa Grano, conta melhor como surgiu essa ideia:
“Queríamos criar um produto que fosse mais atraente para as crianças, além de ser prático para comer em qualquer momento.” Campeão de vendas no ano passado, em 2019 voltou com força total.
O Pão Tortano, grande sucesso o ano todo na versão tradicional com calabresa, também teve sua versão para o Natal! A calabresa foi substituída pelas frutas secas, nozes e amêndoas!
“Temos várias opções de tamanhos, 7 kg e 3,5kg. Hoje, diariamente, vendemos mais de 12 unidades de 7kg, uma produção que alcançou 100 kg/dia desse produto.” Conta Luis Ferreira.
A Padaria Santa Efigênia, em São Paulo, vende a rabanada e o panetone na chapa, com cobertura de chocolate Belga.
Essa é uma ideia mais comum e que se você não faz na sua padaria, está perdendo tempo e dinheiro.
Para atender públicos diferentes você precisa de variedade na sua padaria. Pensando nisso, a Padaria SELEVE, em Belo Horizonte, criou o Panetone e o Chocotone lowcarb. Quem conta melhor sobre essa ideia é a Ana Tereza, Diretora da SELEVE:
“A padaria é especializada em produtos sem glúten e sem leite, nós atendemos pessoas alérgicas, celíacas e intolerantes. Nós atendemos não só essas pessoas, mas também aquelas que buscam maior qualidade de vida, que fazem dieta com restrição desse tipo de alimento.
Nessas datas comemorativas, como o Natal, nós desenvolvemos produtos especiais. Esse ano nós fizemos panetone de frutas, chocotone, chocotone low carb e panetone de chocolate branco com cranberry. Além disso, nós fazemos bolos natalinos e rabanada. Nós tentamos fazer produtos que se aproximem mais do tradicional.
O Natal é nossa época de maior venda. Nós também vendemos para outros estabelecimentos, porque a produção desse tipo de produto exige um cuidado muito grande por conta da contaminação cruzada. Então, como a maioria dos estabelecimentos não tem um local específico para a produção, também revendemos para lojistas.
Os produtos tem uma aceitação muito boa, alguns nós fazemos há 5 anos, como o chocotone e o panetone, e a cada ano nós trazemos algumas novidades.”
Com o nome de Thundertone, a rede de restaurantes inovou mais uma vez. Depois do hambúrguer de brownie, a empresa combinou a mistura de panetone e brownie. a iguaria ainda leva gotas de chocolate, ganache de chocolate meio amargo e cobertura de chocolate ao leite e granulado belga. Não precisa de mais nada, não é mesmo?
Quem lançou o esse produto foi a empresa Segredos Caseiros Supercongelados. Uma ótima e prática ideia para aumentar as vendas no Natal. O que não pode faltar na mesa do seu cliente é uma boa rabanada natalina!
Em dezembro, a gelateria lançou 3 novos sabores, que estarão no cardápio até o final do mês. São eles, Pavê de Natal, feito de baunilha, biscoito e chocolate. Latte cannella e una goccia de vino, à base de leite, canela e gotas adocicadas de vinho do Porto. E o último, que voltou a pedido dos clientes, Gingerbread, uma mistura de leite, pasta de biscoito gingerbread, noz-moscada e cravo.
A receita, muito simples, leva a base comum de cookies, mas com alguns diferenciais na massa ou na decoração. Você pode fazer a massa de Red Velvet, ou Salted Caramel. A decoração pode levar ganache, ou frutas cristalizadas.
Isso mesmo, as embalagens fazem toda diferença nas vendas. Afinal, quem não gosta de abrir um presente começando por laços e caixas bonitas?
Algumas confeitarias estão usando embalagens de tecido para sua linha de chocotones e panetones, o que valoriza, ainda mais os produtos.
A Confeitaria da Luana, em São Paulo, caprichou na escolha das estampas:
Tecidos personalizados envolvendo os panetones e produtos natalinos passam a sensação de conforto, afeto e cuidado com o cliente. Assim, quando ele presentear quem gosta, conseguirá passar esse sentimento.
Além de cultivar a proximidade com o cliente, as embalagens de tecido também são ótimas oportunidades para marcar sua empresa como referência de sustentabilidade, reduzindo, dessa forma, o uso de plástico e caixas de papel.
Ainda, as embalagens de tecido podem ser reutilizadas, como pano de pratos, forros de mesa e bandejas. Dessa forma, sua marca estará dentro da casa do seu cliente, será sempre lembrada em momentos especiais.
A decoração e ambientação da loja, principalmente no Natal, é uma forma de atrair, conquistar e marcar seus clientes, além de fortalecer sua marca.
As pessoas gostam de empresas que demonstram preocupação com o cliente. Empresas formais e automáticas não cativam mais os clientes.
Por isso, passe a ideia de casa para seus clientes, com luzes e árvores natalinas, guardanapos e bandejas temáticas. O cliente gosta de aconchego, de sentir-se abraçado, mesmo que seja na padaria.
Enfeite os biscoitos amanteigados com temas natalinos e invista nas cores verde e vermelho. Use também formatos de árvore, anjos, bonecos de neve e do Papai Noel nos seus produtos. Acima de tudo, cultive a fidelidade do seu cliente.
Em pesquisa, algumas empresas concluíram que houve o aumento de até 12% no faturamento apenas com essa ação.
Fornos combinados são equipamentos que possuem as opções de calor úmido, calor seco e cozimento híbrido. Além disso, eles possibilitam que alimentos diferentes sejam levados ao forno simultaneamente, sem os aromas e sabores se misturem.
O forno combinado é importante porque facilita as vendas de produtos e mantém o padrão de qualidade. Dessa forma, você sempre terá produtos frescos e quentinhos na sua padaria.
Que tal uma fatia de chocotone quentinha, recém saída do forno? Isso é possível com essa tecnologia de assamento.
Invista na qualidade dos seus produtos, para que você possa vendê-los em outras épocas também. Afinal, por que vender panetone somente no Natal?
A Casa Bauducco vende produtos natalinos durante o ano todo. Por que não lançar, na sua padaria, um sanduíche com fatias de Panetone Salgado?
Em primeiro lugar, passe a pensar também como cliente, como você gostaria de ser recebido? Isso importa!
Quais sensações você gostaria de ter em uma padaria? Quais produtos você gostaria de encontrar? Aquele bolo natalino que sua avó fazia? Aquele cheiro de panetone recém saído do forno?
Em conclusão, essas são as sensações que você deve passar para o seu cliente. Por isso, faça com que ele queira voltar. E mais, faça com que ele fale da sua loja.
O Natal é uma das datas mais comemoradas em família e amigos. O apelo sentimental é indispensável nessa época.
Espero que você não deixe passar a oportunidade de ter uma loja lucrativa e aquecer os demais setores da sua empresa.
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