Se você tem uma pequena empresa, pode pensar que seu impacto ambiental é irrelevante. Mas as pessoas que compram seus produtos não veem dessa forma.
Com as crises ambientais agravadas, os consumidores estão começando a escolher o verde. Empresas de todas as formas e tamanhos precisam analisar continuamente o sentimento do consumidor porque, à medida que as pessoas aprendem mais sobre as mudanças climáticas e seus efeitos, mudam seus hábitos de compra.
Em uma pesquisa, 57% dos consumidores disseram que as mudanças climáticas os levaram a reavaliar seus hábitos de compra, e quase 71% disseram que estabelecem metas anuais para comprar produtos mais sustentáveis.
Mas como ser mais sustentável?
Descubra:
Para empresas que vendem produtos no varejo físico e online, a embalagem é uma parte importante da operação. Desde a embalagem em que cada unidade é vendida até as caixas em que são eventualmente despachadas.
64% dos consumidores estão mais propensos a fazer uma compra de um varejista que oferecesse embalagens compostáveis (especialmente se não influencia no custo).
As caixas que sobram do estoque são opções de embalagens sustentáveis, mas também existem embalagens, como sacolas, completamente compostáveis que resultam em zero desperdício no final de seu ciclo.
Tornar-se eficiente em termos de energia não apenas ajuda a diminuir as pegadas de carbono, mas também ajuda a reduzir a conta de energia da sua loja.
Muitas coisas simples podem ser feitas: use aparelhos energeticamente eficientes, mude para luzes LED, automatize luzes com sensores, use termostatos inteligentes e aproveite a luz natural.
Veja nesse artigo 10 motivos para utilizar energia solar na sua loja!
Economizar dinheiro e salvar o planeta podem ser ações complementares.
De empresas de software a marcas de alimentos e bebidas a etiquetas de vestuário e transportadoras, fornecedores neutros em carbono podem ser encontrados em todos os setores varejistas.
Esses produtos são cada vez mais procurados e valorizados pelos consumidores. Que tal sua loja promover uma categoria de produtos sustentáveis? Sem dúvidas, é uma forma de se diferenciar da concorrência!
Tornar-se uma loja sustentável também depende dos fornecedores que ela escolhe.
Reduza a quantidade de papel que você usa em sua organização. Identifique tarefas ou processos que exigem caneta e papel e trabalhe para digitalizá-los. Faça isso também com seus processos de gestão, como contagem de estoque.
Você também pode reduzir o uso de papel optando por recibos digitais. Pergunte aos clientes se eles preferem que os sejam digitais. Essa ação traz inúmeros benefícios, para o seu negócio e para os consumidores, já que o papel térmico utilizado nos cupons é tóxico e não é reciclável.
Dessa você não sabia, não é mesmo?
Você também deve estar atento à forma como descarta o lixo produzido pela sua loja. Certifique-se de que você e sua equipe estejam colocando os itens de lixo nas lixeiras certas e sempre siga as diretrizes locais sobre reciclagem e compostagem.
Outra solução para o lixo é fazer do seu negócio um ponto de coleta de vidro e lixo eletrônico, como pilhas e baterias.
Cada empresa tem um nível diferente de impacto no planeta, mas, como um todo, todos contribuímos para as mudanças climáticas, poluição e crise de resíduos.
A jornada de cada empresa para se tornar ambientalmente sustentável será única, por isso é mais importante do que nunca começar agora.
Em um momento em que até mesmo as maiores empresas, como Microsoft e Samsung, estão incorporando práticas de sustentabilidade em seus negócios, é óbvio que a crise climática é um fenômeno preocupante.
Cada empresa tem seu papel a desempenhar, seja qual for seu tamanho. Ao levar em conta nossas pegadas de carbono individuais e tomar medidas para reduzi-las, podemos ajudar a retardar e, esperamos, reverter os efeitos das mudanças climáticas.
Gostou do artigo? Deixe um comentário com sua opinião.
Tem dúvidas ou sugestões? Fale conosco pelo Fórum InfoVarejo!