fbpx
Equipamentos

Minha balança parou, o que fazer agora?

Escrito por Marcus Vinícius C. Victorino | 17/09/2024
  • 77826 visualizações
  • 1570 compartilhamentos
Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje em dia, contar com um equipamento para realizar a pesagem de produtos de setores como açougue, hortifrúti, padaria e frios é a forma legal de conseguir comercializar esses itens.

balança-parou

Para manter essas vendas é preciso ter uma máquina de pesagem em funcionamento. Porém, se a sua balança parou, saiba quais são as primeiras atitudes que devem ser tomadas.

Sua balança parou? Tente identificar qual foi o problema

Antes de tomar alguma atitude para fazer com que o equipamento volte ao funcionamento é preciso entender qual foi o problema. Normalmente, procure identificar se a balança parou completamente, se parou de realizar a pesagem, se está apresentando problemas no visor, ou não está respondendo aos comandos.

Em algumas situações o varejista conseguirá resolver de maneira rápida, seja realizando alguma operação prevista no manual ou entrando em contato com a empresa responsável para conseguir orientações, entretanto é fundamental saber o que aconteceu.

Você conhece todos os tipos de balanças usadas no dia a dia de uma loja? Conheça nesse artigo.

Essa constatação será importante para definir quais serão os passos que você deverá seguir.

Apresentaremos algumas situações que podem acontecer durante a operação de um equipamento. Se a sua balança parou de funcionar, esses são os primeiros pontos que devem ser observados:

Minha balança parou, o que fazer agora?

A balança parou de receber carga

Deixar de receber a carga do cadastro de produtos do sistema de gestão, pode complicar o andamento do processo de pesagem. Como os dados fornecidos pela balança serão importantes para a comercialização, é preciso essa integração para não ocorrer travamentos no PDV (Ponto de Venda).

Se a balança parou de receber carga, o primeiro passo que você deve realizar é verificar a rede conectada ao equipamento, ou seja, a conexão deste com o sistema de gestão. Além disso, outro ponto que deve ser analisado é a configuração do sistema, responsável pela comunicação com a máquina de pesagem.

Nesse ponto é importante contar com um suporte qualificado, pois será possível realizar todos os testes de maneira eficiente e rápida, garantindo a volta do funcionamento do equipamento.

Verificar a rede elétrica do estabelecimento

Alterações na rede elétrica, como curtos e picos de energia, podem prejudicar o funcionamento da balança.

Durante um pico de energia, alguns equipamentos realizam um processo de proteção caracterizado pelo esvaziamento da sua memória, fazendo com que a máquina expulse todas as informações que tinha guardada.

Portanto, se após uma queda de energia sua balança não realizar a leitura de código, provavelmente ela precisará de uma nova configuração, que envolve a integração com o sistema de gestão e a realização de uma nova carga de produtos.

A balança parou de vez, o que eu faço?

Se o equipamento parar de funcionar e não ligar mais, será preciso a presença de um técnico qualificado para realizar o reparo. Assim como em quase todas as máquinas, nesse caso não há muito que fazer, é mandar para a manutenção para ser realizado o conserto do equipamento.

O varejista deve pensar nas situações possíveis, por isso no momento da aquisição de uma balança para sua loja é preciso considerar a empresa que está por trás, isso será importante no momento que for preciso contar com um suporte.

Se a sua balança parou de funcionar, realize as verificações citadas, conferindo se a rede elétrica e a comunicação com o sistema de gestão estão seguras, se nada for constatado, será preciso entrar em contato com o suporte e esperar que solucionem rapidamente.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus contatos.

Publicidade