No centro da Transformação Digital está o advento de soluções de softwares com as mais diversas funções. O software de gestão (ERP) desempenha um papel central no ecossistema de softwares, uma vez que centraliza boa parte das informações da empresa e se torna a fonte de dados primária para diversos outros softwares.
Se você está mudando de software em pleno 2024, diante da Transformação Digital, é fundamental avaliar o software de gestão sobre um prisma mais estratégico, não apenas operacional.
A TD traz uma realidade nova para o varejista, mas qual é essa realidade?
Descubra:
O software de gestão para a transformação digital precisa estar preparado para o ambiente omnichannel, que ajuda os varejistas a conectar a experiência de compra dos clientes em todos os canais, seja físico ou online. A integração de sistemas de comércio eletrônico e gerenciamento de estoque em uma solução robusta, por exemplo, cria uma experiência contínua e repetível para o cliente, impulsionando a fidelidade à marca.
Lembrando que com a omnicanalidade, as opções de venda vão desde comprar online, retirar na loja (BOPIS) até o uso de tablets e dispositivos móveis para agilizar o processo de compra. Para que todos esses processos fluam concomitantemente e com eficiência, o estoque atualizado em tempo real é fundamental.
Não há como escapar do fato de que uma experiência omnichannel requer uma base de computação em nuvem para ter sucesso.
O único método que pode operar em tal escala é a nuvem, onde as paredes que antes dividiam as interações com o cliente por canal são eliminadas. A computação em nuvem é a chave para fornecer agilidade e eficiência necessárias para centralizar todas as informações e orquestrar todos os softwares e canais em tempo real.
A experiência do cliente desempenha um papel crucial na transformação digital. Isso é causado pela crescente importância de uma abordagem de melhoria da experiência do cliente de ponta a ponta, que por sua vez é, entre outros, causada pela mudança nas expectativas e experiências do cliente oferecidas pelos gigantes do varejo.
Às vezes, em um contexto de transformação digital, as organizações olham principalmente para o que se tornou conhecido como experiência digital do cliente, embora os projetos de transformação digital na experiência do cliente se estenda por toda sua jornada de compra.
Como acompanhar todos os clientes e suas jornadas individualmente? São milhares de clientes, que embora podemos separar em grupos com comportamentos similares, a visão de cada cliente deve ser individualizada.
Mas, como enfrentar esses desafios? A solução está na adoção e implementação de um CRM.
Naturalmente, o CRM precisará estar integrado a sua base de dados central, o cadastro de clientes e produtos, com todas as respectivas informações. Mais uma vez, o software de gestão desempenha um papel de protagonismo em viabilizar a troca de informações necessárias para que o CRM faça seu trabalho.
A solução está na computação em nuvem. Além da maioria dos CRMs serem baseados em SaaS, a nuvem reduziu os custos associados à integração de um sistema CRM com o ERP – desde que ambos estejam em nuvem e numa arquitetura moderna de APIs.
A interseção de melhorias em pessoas, processos e ferramentas nos permitiu criar um fluxo constante de inovação e possibilitar que as organizações mais ágeis continuem atendendo ou superando as expectativas dos clientes em constante mudança.
Com a digitalização das operações cada vez mais fazendo parte da rotina do varejo, a tendência dos processos é se simplificarem.
É um processo natural. Se o negócio deseja enfrentar com sucesso todas as mudanças complexas que o cenário externo lhe impõe, cabe à empresa simplificar seus processos e rotinas para lidar com o aumento dessa complexidade. É como se fosse um remédio.
Um caminho natural é a migração para a nuvem, eliminando uma série de tarefas e rotinas de manutenção de hardwares e servidores que não agregam valor ao negócio. Dessa maneira, sua equipe investirá o tempo na implementação de mudanças pensadas para o cliente.
Assim, a organização acelerará a velocidade da inovação com maior visibilidade das necessidades e percepções do cliente, maior colaboração e transparência na tomada de decisões.
Quando se fala sobre processos, precisamos tratar da mobilidade, que significa não só acessar de onde quiser, mas ter a operação mobile na palma da minha mão. Ou seja, executar tarefas operacionais via smartphone.
Os dispositivos móveis (smartphones e tablets) se tornaram onipresentes em todo o mundo e a mobilidade é um dos pilares da Transformação Digital.
O celular não é simplesmente mais um dispositivo para o suporte de TI, mas uma mudança muito mais ampla para um novo canal de engajamento. Esses novos canais precisam fornecer aplicativos e soluções inteligentes diretamente no contexto da vida diária e dos fluxos de trabalho em tempo real de clientes, parceiros e funcionários.
Uma das maiores vantagens gerais de mudar sua abordagem de TI de negócios para a nuvem é a poderosa mobilidade que a computação em nuvem oferece.
Outro dos benefícios frequentemente discutidos da computação em nuvem é a capacidade de usar seu dispositivo pessoal. A nuvem transforma todo e qualquer dispositivo com acesso à Internet em dispositivos de trabalho em potencial.
Antes as empresas podiam contar com ERP físico, ele atendia todas as necessidades do varejo. Agora, com a digitalização das operações e a transformação digital, o erp físico não é mais suficiente.
Quando pensamos em TD, as integrações entre software são essenciais para a digitalização das operações, como, por exemplo, plataformas de e-commerce e CRM.
Assim, o software de gestão precisa ser mais do que um sistema integrador de departamentos e módulos, precisa um grande integrador de softwares satélites. E tudo isso você consegue com um software de gestão em nuvem.
A migração de sistema não é trivial, envolve investimento, não só de dinheiro, mas horas de equipe, esforço de mudança e de aprendizagem. Ou seja, para atingir um nível de produtividade, você precisa de investimentos.
Além disso, a troca de sistema não é algo que você faz do dia para a noite e, por envolver diversos processos, não é algo que você faz sempre.
Por isso, ao pensar em trocar de sistema em 2021, você tem que pensar em um sistema que vai te atender o seu negócio nos próximos 10 anos.
E quando pensamos nisso, concluímos que o sistema que você contratar precisa estar pronto para os paradigmas da Transformação Digital.
Por baixo de cada uma das soluções da TD está, claro, a nuvem. É fácil entender porque aqueles que estão na nuvem estão na melhor posição para oferecer a experiência perfeita ao cliente, não apenas o que as pessoas desejam, mas também esperam.
Mover seus aplicativos de servidores em seu próprio data center para servidores mantidos pela Amazon, por exemplo, ajudará você em uma gestão melhor e na inovação com agilidade para você sobreviver à Transformação Digital.
A nuvem é uma experiência que enfoca suas necessidades e coloca as ferramentas na palma da sua mão.
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