Toda loja tem despesas e receitas. Se perguntarmos para um contador sobre a movimentação financeira, ele dirá que tem débitos e créditos.
Independente do nome é fato que organizar de forma clara as despesas e receitas é fundamental para podermos entender o fluxo financeiro da instituição. Portanto, para responder o que é plano de contas é preciso partir do princípio que é necessário o entendimento do fluxo financeiro.
Primeiramente, vamos diferenciar o PLANO DE CONTAS CONTÁBIL do PLANO DE CONTAS GERENCIAL.
Descubra:
O plano de contas gerencial ou categorias das contas é definido e criado para que as despesas e receitas da empresa sejam lançadas em sistema, ou até mesmo em planilhas, de forma organizada, possibilitando uma leitura clara e fácil entendimento dos resultados do negócio. Essa ferramenta também é fundamental para o controle financeiro da empresa.
Já o plano de contas contábil tem o mesmo raciocínio, porém além das despesas e receitas possui outras divisões como ATIVO e PASSIVO o que pode dificultar a leitura, ou entendimento, pelo empresário sem conhecimento contábil.
Exemplos: Ativo Circulante, Imobilizações, Realizável a Longo Prazo e Patrimônio Líquido fazem parte desta análise e são normalmente desconhecidos pelo empresário.
Ressalvo que ler um balanço contábil ou ter a ajuda de um contador para compartilhar esse conhecimento é importante, mas, antes disso, conseguir entender o plano de contas gerencial da sua empresa é fundamental para conhecer o andamento do seu negócio.
Retornando ao plano de contas gerencial, além dos grandes níveis DESPESAS e RECEITAS é necessário dividir, criar subníveis. Por exemplo, podemos criar um segundo nível DESPESAS COM PESSOAL, mas somente este é suficiente para que o empresário entenda o custo da folha de pagamento?
Despesas com pessoal é uma conta totalizadora ou sintética? É interessante que tenhamos outras contas no nível de despesa com pessoal, por exemplo: SALÁRIO – HORA EXTRA – COMISSÃO – GRATIFICAÇÕES – VALE TRANSPORTE, entre outros.
No exemplo acima a conta DESPESAS COM PESSOAL é sintética, que facilita a análise ao agrupar os níveis inferiores. Ela também pode ser considerada totalizadora e agrupadora.
As contas dentro do nível de DESPESAS COM PESSOAL, como salário e comissão, são consideradas analíticas, é a informação expressa de forma detalhada, lançamento a lançamento. Cada fato financeiro realizado na empresa deve ter uma conta analítica declarada no plano de contas.
Quer saber mais sobre plano de contas? Veja esse artigo.
“Você comprou um carro financiado, deu entrada e está pagando as parcelas. Além disto durante o mês tem que abastecer o veículo da empresa, vai ao posto e compra gasolina toda semana. No dia da revisão, você vai até a concessionária, paga a revisão e tudo certo!”. No texto acima temos diversas despesas, como alocá-las ou classificá-las em seu plano de contas?
Para flexibilizar é importante que cada empresário tenha a ciência que não existe “receita de bolo” para o plano de contas. É facilitador ter um ponto de partida na criação do plano de contas, mas cada empresa deve ajustar o seu de maneira que a leitura e entendimento sejam os mais fáceis possíveis.
Provando que não existe o formato ideal, abaixo mostramos 2 planos de contas aplicáveis ao exemplo de forma totalmente entendível.
O plano de contas gerencial é uma ferramenta simples e essencial para o varejista conseguir enxergar as informações da sua empresa. Com dados à vista, fica muito mais fácil de tomar decisões e agir quando ocorrer alguma irregularidade.
Portanto, se você ainda não utiliza o plano de contas gerencial, não perca tempo, procure um consultor, seu contador ou a sua fornecedora de erp de gestão para ajudá-lo. Lembrando que utilizar um software de gestão é essencial para ter esses benefícios de maneira fácil e rápida.
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