Calcula-se que as rupturas podem representar até 4,9%*, do faturamento mensal. Sabendo das dificuldades do varejo, onde cada decimal a mais pode influenciar no fechamento do mês, esses quase 5% podem fazer uma grande diferença no resultado da loja, não é mesmo?
Então, com certeza, é preciso trabalhar para acabar com as rupturas.
Mas afinal, o que são as rupturas?
A ruptura é considerada por muitos especialistas como a principal inimiga das vendas, sendo definida como a falta do produto na gôndola.
Portanto, a partir do momento que o consumidor vai até sua loja para comprar um produto e ao chegar na prateleira se depara com ela vazia, está concretizada a ruptura.
1 – Abrir mão da compra, por ser fiel ao produto e à loja (adiar a compra).
2 – Comprar o produto de outra marca.
3 – Comprar o produto em outra loja.
Independente da escolha do cliente, o resultado será prejudicial ao varejista. Pois, mesmo que escolha comprar um produto de outra marca, a experiência de compra desse consumidor já terá sido afetada, e vimos que a experiência do cliente é fundamental no processo de encantamento.
Agora que já mostramos o que são as rupturas e o modo que elas afetam o seu cliente, apresentaremos os dois tipos de rupturas e como evitá-las.
Descubra:
Essa ruptura é caracterizada pela falta de estoque para reposição de um produto.
Normalmente esse problema é gerado pela falta de processos automatizados e eficientes de controle de estoque e pedido de compra.
Problemas com Controle de estoque? Veja nesse artigo como fazer o básico bem feito nessa operação.
Esse é o maior problema que o varejista pode encontrar em seu estoque. Quando o produto está no estoque, mas não está na gôndola, ao alcance do cliente.
Normalmente a responsabilidade desse problema é da equipe de reposição de produtos.
São vários os fatores que podem gerar rupturas, normalmente eles têm alguma relação com o controle de estoque inadequado. Então, vamos às três dicas principais para evitar rupturas em sua loja:
O controle de estoque é uma das operações mais importantes do dia a dia do varejo e ele também afeta o combate às rupturas.
Com um bom controle de estoque, o comprador da loja saberá com antecedência os produtos cujo estoque estão próximos do fim e providenciará a reposição, evitando-se a ruptura.
O controle de estoque é a base para controlar e mitigar as rupturas.
A dica é: realizar um controle de estoque por meio de ferramentas adequadas, usando processos e softwares.
O problema do estoque é físico, ou seja, ele acontece ali nos corredores da sua loja ou em seu depósito.
Portanto, da mesma forma que é importante ter um software para controlar o estoque, é importante implantar processos para conferir e repor as suas prateleiras e o depósito.
O principal processo é o inventário, somente por meio de uma contagem sistemática é que você conseguirá evitar que as rupturas aconteçam.
É preciso estabelecer uma periodicidade para a realização do inventário, só assim você evitará os problemas de estoque que geram rupturas e afetam o seu faturamento.
O inventário será o responsável em fornecer dados para sua equipe de reposição, evitando a falta de produtos na gôndola.
Um bom software de gestão é fundamental para o controle das rupturas. Além de proporcionar o controle de estoque e sugerir as quantidades certas de compra de cada produto, o software de gestão deve ajudá-lo a identificar rupturas em tempo real.
Identificar a ruptura é relativamente complexo devido ao fato da ruptura ser um “não acontecimento”.
Veja bem, quando ocorre uma ruptura de estoque, o que, na prática, é o cliente indo na prateleira e não encontrando um produto, como a loja ficará sabendo?
Exceto caso o cliente procure algum funcionário e reporte a falta, e esse reporte à gerência, a loja não ficará sabendo.
Por isso, os cálculos de ruptura de estoque são estimados, não são objetivos como, por exemplo, a taxa de quebra de estoque.
A notícia boa é que existem maneiras de identificar uma potencial ruptura acontecendo na loja. Como? Uma forma relativamente simples é o software de gestão do supermercado, que notifica quando um produto com frequência de venda alta deixa de ser vendido.
Funciona assim, um determinado produto é vendido em média 12 unidades por dia, ou 1 unidade por hora. O software de gestão notificará a gerência quando este produto estiver 4 horas sem vendas. Com essa informação, a gerência da loja enviará um repositor para conferir se o produto está disponível na gôndola.
Esse é apenas um exemplo de como o software de gestão pode ajudar na prevenção da ruptura na loja.
Existem outros processos, como um checklist diário dos itens dispostos nas gôndolas e realizando o cruzamento com os produtos que estão em estoque, caso tenha algum produto em estoque que não esteja na gôndola, a gerência é notificada. Saiba mais no ebook de gestão para supermercados, neste link.
Ir a uma loja e não encontrar o produto desejado pode gerar uma frustração e acabar com o encantamento do cliente com sua loja. Além de perder a venda daquele momento, existe uma chance desse consumidor comprar com o seu concorrente.
As rupturas são totalmente prejudiciais aos varejistas, ao afetarem diretamente as vendas. Mapear e evitar essas rupturas é um dos grandes desafios diários que o mercado exige.
O principal aliado no combate a esse problema é a realização de inventários, fazer a contagem dos produtos em estoque é a melhor forma de evitar o risco do consumidor entrar em sua loja e não encontrar o produto desejado.
A partir do momento que você tiver segurança com o estoque no seu software, será fácil implementar processos automatizados de compras e avisos de ruptura, potencializando os resultados da sua loja.
Gostou desse artigo? Compartilhe com seus contatos.